Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 26, 2016

Os pontos brilhantes no planeta-anão Ceres são mais misteriosos do que se pensava

Depois de meses de especulações, cientistas anunciaram que os pontos brilhantes no planeta-anão Ceres eram depósitos gigantes de sal. Caso resolvido, certo? Não exatamente. Desde então, conseguimos mais informações sobre essas áreas e sobre as crateras de Ceres, que está se tornando um lugar muito mais estranho do que imaginávamos.

Dois novos artigos científicos revelaram mais detalhes e levantaram mais dúvidas sobre o planeta-anão, que vem sendo analisado desde o ano passado a partir da sonda Dawn, da NASA. O primeiro estudo, publicado na revista Nature, alega que o material brilhante encontrado na cratera Occator é formado por carbonato de sódio, mineral que se forma a partir de aberturas hidrotermais e é conhecido por ser utilizado em produtos de limpeza.

Se essa pesquisa se sustentar, Ceres poderá ser considerado um dos planetas mais ricos em carbonato em nosso sistema solar, ao lado da Terra. O dado é frustrante para os cientistas, especialmente se considerarmos o segundo estudo…

A impressionante turbulência que uma nave sofre ao cruzar o campo magnético de Júpiter

Com a missão Juno, da NASA, cada vez mais próxima de Júpiter, a terrível realidade de voar próximo de um dos maiores planetas de nosso sistema solar começa a aparecer. Na quarta-feira (29), o Jet Propulsion Laboratory liberou áudios da espaçonave captados durante a travessia da área de choque em arco de Júpiter e entrada na magnetosfera do planeta.

O choque em arco (bow shock, em inglês) é essencialmente o acesso ao campo magnético de Júpiter. Como partículas carregadas (chamadas de vento solar) se aproximam deste campo invisível a velocidades supersônicas, elas são aquecidas e forçadas a diminuírem de velocidade, produzindo algo semelhante a uma explosão sônica. A sonda Juno levou cerca de duas horas para passar por esta área.



No dia seguinte, em 25 de junho, a sonda Juno oficialmente passou pelo campo magnético do Sol e entrou no de Júpiter. Isso é basicamente o que eu imagino como deve ser o som de voar pelo inferno:



Essas gravações são apenas um pouco do que está por vir da mais …

A aurora boreal de Júpiter foi capturada em imagens pelo Hubble e é incrível

Uma constante tempestade solar vem gerando enormes auroras no polo norte de Júpiter. O telescópio Hubble capturou imagens belíssimas do fenômeno, causado pela interação do campo magnético do planeta com as partículas eletricamente carregadas do Sol.

As auroras boreais de Júpiter foram vistas pela primeira vez em 1979 pela sonda Voyage e vêm sendo estudadas tão intensamente nas últimas décadas que a “ciência climática de Júpiter” se tornou uma subdisciplina da astronomia.



Utilizando tecnologia ultravioleta, o Hubble observou a aurora de Júpiter por cerca de um mês. Daqui a alguns dias, a sonda Juno, da NASA, movida a energia solar, chegará à órbita do planeta para realizar uma missão de um ano e meio que busca mapear o campo magnético do planeta, estudar a interação com as tempestades solares e determinar a origem das auroras.



“Essas auroras são impressionantes e estão entre as mais ativas que eu já vi”, disse Jonathan Nichols, da Universidade de Leicester, em um comunicado. “Parece q…

Documentos militares são apresentados em evento no Canadá

A entrada do complexo da Montanha Cheyenne, centro de comando do Norad

Pesquisador obteve a liberação de diversos arquivos antes classificados da defesa aeroespacial conjunta entre esse país e os Estados Unidos

O evento Audiência Pública sobre UFOs do Canadá aconteceu dentro da programação da Alien Cosmic Expo, realizada em Ontário entre os dias 24 e 26 de fevereiro. O congresso teve a participação de figuras importantes da Ufologia Mundial, como Paul Hellyer, ex-primeiro ministro do Canadá, o líder do Paradigm Research Group (PRG) Stephen Bassett, Nick Pope, ex-funcionário do Ministério da Defesa Britânico (MoD), e o renomado ufólogo Stanton Friedman. Um dos grandes destaques foi a participação do pesquisador Victor Viggiani, que tem estudado aparições de UFOs e documentos oficiais há mais de três décadas.

Victor Viggiani apresentou documentos que obteve recorrendo à Lei de Liberdade de Informação canadense, e foram obtidos junto ao Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano (No…

Abdução em Maringá (PR)

Importante caso de abdução envolvendo o jovem Jocelino de Matos e seu irmão, no bairro Jardim Alvorada, em Maringá (PR), em 13 de abril de 1979.

Por Jackson Luiz Camargo

Numa noite de sexta feira 13, em abril de 1979 (semana santa), aconteceu uma das mais intrigantes abduções da história da Ufologia. O caso se deu no Jardim Alvorada, um populoso bairro na cidade de Maringá (PR). O jovem eletricista Jocelino Mattos (que na época tinha 21 anos) estava acompanhado de seu irmão mais novo, Roberto Carlos, de 13 anos, quando foi surpreendido, por um objeto intensamente iluminado. Jocelino, então, foi levado para o UFO, enquanto seu irmão ficou inconsciente, caído sobre a grama.

O incidente durou aproximadamente das 23hrs à 1:30hrs da manhã. Tudo começou quando o contatado e seu irmão estavam indo para a casa de suas irmãs assistiremum programa religioso na TV e decidiram voltar, pois já era muito tarde. Jocelino contou que percebeu o UFO no caminho: "meu irmão chamou minha atenção pa…

Piloto de caça criado por inteligência artificial vence humano em combate simulado

Simuladores de combate geralmente são usados para avaliar novos softwares para caças

O piloto, batizado de Alpha, usou quatro jatos virtuais para defender uma área de litoral dos dois caças - e não sofreu perdas.
Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, o sistema também venceu um piloto aposentado de caças da Força Aérea Americana - logo, bastante experiente.
Na simulação descrita no estudo, os dois jatos que atacavam o litoral - chamada de equipe azul - tinham um sistema de armas mais poderoso que os jatos usados pelo Alpha, chamados de equipe vermelha.

Mas o sistema criado por inteligência artificial conseguiu se livrar dos inimigos depois de realizar uma série de manobras evasivas.
Um especialista em aviação afirmou que os resultados são promissores.
'Adversário letal'
Na pesquisa, os cientistas da Universidade de Cincinnati e a companhia especializada em tecnologia Psibernetix chamam o sistema Alpha de um "advers…

As regras de segurança que Google e Microsoft criaram para a inteligência artificial

Um efeito colateral de falar tanto sobre o risco de robôs assassinos é que todo mundo está correndo para nos garantir exatamente como impedir isso.

Na semana passada, engenheiros do Google publicaram um documento sobre “problemas concretos em segurança de inteligência artificial”. E hoje, Satya Nadella, CEO da Microsoft, também deu sua opinião sobre o assunto.

Em termos de elegância, esses conjuntos de regras nem se comparam às Três Leis da Robótica de Isaac Asimov – mas elas fazem parte de um livro de ficção científica que não precisa obedecer às leis da física.

Por algum motivo, os pesquisadores do Google ilustram suas regras de segurança usando como exemplo um robô de limpeza, em vez de uma superinteligência consciente que quer nos escravizar.

Eis os cinco problemas nos quais o Google se concentrou:

1. Evitar efeitos colaterais negativos, ou “como garantir que um robô de limpeza não derrube um vaso para limpar mais rápido?”

2. Evitar hacking de recompensa, ou “como garantir que o …

A Onda Ufológica de 1982

Em 1982, ocorre uma grande onda ufológica em Curitiba (PR), com dezenas de avistamentos e numerosos testemunhos.

Por Carlos Alberto Machado

Inúmeras pessoas de diferentes regiões do estado do Paraná, ou em visita, tiveram a oportunidade de presenciar uma formação de objetos voadores não identificados que sobrevoaram o céu do estado no ano de 1982.

Em Lupianópolis às 21h00min. mais de 300 pessoas, entre as quais alguns políticos, avistaram uma frota de O.V.N.Is. que sobrevoou a região exatamente durante um comício político.

Em Irati também às 21:00h., vários moradores da região saíram de suas casas para observar shows aéreos nos céus daquela cidade.

Uma hora depois na cidade de Prudentópolis, várias pessoas avistaram uma frota de O.V.N.Is., cruzando o céu noturno e em Laranjeiras do Sul, às 22:30h, o advogado Ayrton Correa Rosa, juntamente com mais duas testemunhas, observaram várias esferas luminosas em formação (ver desenho).

Naquela mesma noite em Londrina, o ufólogo e astrônomo am…

Cientistas famintos vão comer vegetais cultivados em solo igual ao marciano

Por dois anos, pesquisadores vêm cultivando uma série de plantas em solos semelhantes ao de Marte e da Lua. Agora, um vegetal do jardim está finalmente prestes a receber seu primeiro teste de degustação – é um rabanete.

Claro, esse rabanete não cresceu em Marte nem na Lua. Pesquisadores da Universidade de Wageningen (Holanda) plantaram 10 culturas em solos lunares e marcianos simulados, incluindo ervilhas, tomates, rabanetes, batatas, feijão verde e cenouras.

Os resultados, pelo menos visualmente, parecem deliciosos:


Tomate cultivado em solo igual ao marciano (Wieger Wamelink)

Este tomate está com uma aparência muito boa. Mas ainda permanece uma grande questão: qual é o gosto?

Em março, quando falamos sobre a colheita bem-sucedida destas culturas, o pesquisador-chefe Wieger Wamelink disse ao Gizmodo que estava esperando pelos ​​resultados do teste de metais pesados para prová-las.

“Fizemos culturas e as colhemos – tomate, grãos de centeio, rabanete, rúcula, agrião – mas não as provam…

Vênus tem potencial - mas não para água

A sonda Vênus Express da ESA detetou um campo elétrico surpreendentemente forte em Vénus - a primeira vez que um campo elétrico foi medido num planeta. Com um potencial de mais ou menos 10V, é quase cinco vezes maior do que os cientistas esperavam e é suficiente para despojar a atmosfera superior de oxigênio, um dos componentes da água.
Ao contrário da Terra, Vénus não tem um campo magnético significativo para se proteger do vento solar. Quando o campo magnético transportado pelo vento solar encontra Vénus, rodeia a ionosfera do planeta (na imagem em tons alaranjados), puxando as suas partículas.
Enquanto os protões e outros iões (azul na inserção) sentem uma força devido à gravidade do planeta, os eletrões (a vermelho na inserção) são muito mais leves e, consequentemente, são capazes de escapar à atração gravitacional mais facilmente.
À medida que os eletrões sobem na atmosfera e para o espaço, ainda estão ligados aos protões e iões via força eletromagnética, e isto resulta no campo …

Marte foi mais parecido com a Terra do que cientistas pensavam

Novas descobertas da sonda Curiosity da NASA oferecem evidências de que quantidades significativas de oxigênio permearam a atmosfera de Marte no passado. O planeta vermelho, ao que parece, já foi bem mais parecido com a Terra do que cientistas imaginavam.

Usando o instrumento ChemCam no topo da Curiosity, cientistas do Laboratório Nacional Los Alamos, nos EUA, descobriram níveis altos de óxidos de manganês nas rochas marcianas. A sonda fez a descoberta em fendas cheias de minerais nos arenitos da região de Kimberley, na cratera Gale.

A presença desse elemento químico sugere que altos níveis de oxigênio de livre flutuação existiram no passado em Marte, e isso junto com o fato de ter um clima mais quente e lagos de água líquida, é mais uma evidência de que o planeta foi mais parecido com a Terra no passado em relação à sua composição química.


Sim, isso é manganês. Imagem: MSSS/JPL/NASA

“As únicas formas que conhecemos aqui na Terra de criar esses materiais de manganês envolvem oxigênio…

Cientistas descobrem como os cães detectam diabetes em seus donos

Os cães podem ser grandes parceiros de pacientes com diabetes; e se treinados, eles são capazes de alertar sobre quadros iminentes de hipoglicemia. Cientistas finalmente descobriram como os animais conseguem realizar essa façanha — e agora podem desenvolver novos sensores para substituir os atuais medidores de glicose.

Nossos companheiros caninos possuem cerca de 25 vezes mais receptores olfativos do que nós. Se tivéssemos essa capacidade, poderíamos perceber uma colher de chá de açúcar dissolvida em duas piscinas olímpicas. Tamanha sensibilidade permite que os cães avisem quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos.

Pessoas com diabetes tipo 1 podem ter tremedeira, desorientação e fadiga quando passam por hipoglicemia. Se elas não receberem glicose rapidamente, o quadro pode avançar para convulsões e até mesmo perda de consciência. Alguns pacientes sofrem ataques repentinos, e os cachorros ajudam a evitar esses casos, alertando seus donos ao realizar uma tarefa predeterminada,…

A descoberta de uma enorme reserva de hélio é um “divisor de águas” para a ciência

Especialistas vêm alertando há anos para a ameaça de falta de hélio, já que as reservas conhecidas estão se esgotando. Agora, pesquisadores britânicos descobriram uma grande reserva desse gás na Tanzânia, na África, usando um novo método de exploração.

A atividade vulcânica é crucial para a criação de novas reservas de hélio, de acordo com Diveena Danabalan, estudante de pós-graduação na Universidade de Durham (Reino Unido), que apresentou os resultados de sua equipe em conferência no Japão.

Cientistas de Durham e da Universidade de Oxford colaboraram com a empresa norueguesa Helium One para combinar este insight a imagens sísmicas e amostragens geoquímicas e, assim, identificar a reserva recém-descoberta.

Novas reservas de hélio são bastante necessárias. O gás não é apenas usado em balões de festas infantis: um quinto do hélio consumido mundialmente é utilizado em dispositivos de ressonância magnética em hospitais. Essas máquinas têm ímãs que precisam atingir temperaturas suficiente…