Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 14, 2019

Morre Jerry Cobb, primeira mulher candidata a astronauta aprovada pela NASA

Jerry Cobb se prepara para operar o Multi-Axis Space Test Inertia Facility (MASTIF) no Centro de Pesquisas Lewis, em Ohio, durante treinamento para astronautas da NASA, em 1960 — Foto: NASA via AP

Apesar de selecionada, ela acabou nunca realizando seu grande sonho. 'Eu daria a minha vida para voar no espaço, eu realmente daria', disse, em sua última tentativa de participar de uma missão, aos 67 anos.

Por Associated Press

A primeira candidata a astronauta na América, a piloto Jerry Cobb, que pressionou pela igualdade no espaço, mas nunca chegou até ele, morreu.

Cobb morreu na Flórida aos 88 anos em 18 de março, após uma breve doença. A notícia da sua morte só foi divulgada na última quinta-feira (18) pelo jornalista Miles O’Brien, servindo como porta-voz de sua família.

Em 1961, Cobb se tornou a primeira mulher a passar no teste de astronautas. Ao todo, 13 mulheres passaram no árduo teste físico e ficaram conhecidas como Mercury 13. Mas a NASA já tinha seus astronautas Mercury…

A internet mais rápida do mundo

Ter uma internet rápida é o sonho de quase todas as pessoas. Mas e se eu dissesse que a internet mais rápida do mundo... não fica na internet? Esse é um vídeo sobre como transferimos quantidades muito grandes de dados hoje em dia.



FONTE: Ciência Todo Dia

Os 10 maiores desertos do mundo

Por César Soares

Do ponto de vista meteorológico, uma região de deserto é definida como uma área onde se evapora mais água do que é reposto pela chuva. Dessa forma, as maiores regiões desérticas estão sobre os oceanos, onde a quantidade de água evaporada é muito maior do que o volume de chuva.

Os desertos da forma como a grande maioria da população conhece, ou seja, com muito sol e terreno arenoso também são consequência de pouca chuva. Mas você sabe por que o índice de chuva é baixo nestas áreas?

Circulação global

A circulação global atmosférica ajuda a entender. As áreas equatoriais possuem um grande aquecimento solar, com isso o ar mais úmido e com temperaturas elevadas sobe e favorece a formação de muita nebulosidade e chuva, dando origem a sistemas como, por exemplo, a Zona de Convergência Intertropical.

Mas este ar que sobe acaba descendo em algumas áreas do globo e neste processo ele seca. E desta forma são incentivadas a formação de algumas áreas desérticas. Este processo é c…

Programa Primeira Linha: Especial Ufologia (CEPEX)

Neste programa especial, vamos nos aprofundar no tema Discos voadores e no fenômeno da Abdução.

Tudo isso em uma entrevista com os fundadores do CEPEX (Centro de Estudos e Pesquisas Exobiológicas de Sumaré), Osvaldo e Eduardo Mondini, que abriram uma rara exceção, para falar do tema uma última vez para o público.

Também vamos conhecer a origem do grupo, suas pesquisas, os casos mais famosos e o fim do CEPEX, após o Caso Varginha.

Uma entrevista que serve como ferramenta para quem pretende se iniciar nas pesquisas ufológicas ou para quem tem curiosidades sobre o assunto.







FONTE: Programa Primeira Linha


Lua Vermelha: o programa lunar ultrassecreto dos soviéticos

Nos 60 anos do lançamento da Luna 1, entenda por que os soviéticos fracassaram na corrida espacial contra os Estados Unidos

Por Salvador Nogueira

Lançada em janeiro de 1959, há exatos 60 anos, a Luna 1 foi a primeira sonda bem sucedida do programa soviético Luna. Foi a primeira missão a se aproximar da Lua, e também a que colocou a Uniçao Soviética à frente da corrida espacial contra os Estados Unidos. Mas muito ainda havia por vir.

Em 1968, milhões de pessoas acompanham pela televisão. Uma imagem embaçada mostra um homem em traje espacial, prestes a descer o último degrau de uma escada. Em meio aos chuviscos em preto-e-branco, caracteres indicam que se trata de uma transmissão ao vivo da superfície da Lua. O sujeito desce o último degrau e imprime a primeira pegada humana naquele corpo celeste. Suas palavras ficam eternizadas: “Odin malen’kii shag dlya cheloveka, gigantskii pryzhok dlya chelovechestva”. Naquele ano, o cosmonauta soviético Alexei Leonov se tornava, finalmente, o prim…

Palestras: Astronomia ao Meio-dia

Os esqueletos no armário da Via Láctea
Helio Dotto Perottoni (IAG/USP)
11/04.2019

A Terra órbita o Sol e é parte do Sistema Solar. Da mesma forma, o Sol e as outras estrelas orbitam o centro de nossa Galáxia, a Via Láctea. E assim como a Terra tem um satélite a nossa Galáxia possui galáxias satélites. No entanto, a relação desta última com seus satélites é muito mais conturbada, pois a Via Láctea pode 'canibalizá-los’. Na última década se intensificou a busca por esses satélites e hoje são conhecidos dezenas de fósseis remanescentes (correntes mareais, sobredensidades estelares e outras coisas com nomes estranhos) distribuídos por todo o céu. Nessa apresentação, iremos passear pela estrutura da Galáxia, veremos como se descobrem esses fósseis que estão escondidos em meio as estrelas da Galáxia e qual é a importância delas em sua formação e evolução.




Nossos vizinhos secretos na Galáxia
Daniel Moser Faes (IAG/USP)
04/04/2019

Ao observar o céu noturno, notamos que as estrelas não sã…

Quando a luz se curvou

População de Sobral, no Ceará, reunida na praça do Patrocínio antes do início do fenômeno (Fotos acervo do Observatório Nacional)

Observação do eclipse solar de 1919 no Brasil e na África forneceu primeira prova experimental da validade da teoria da relatividade de Albert Einstein

Por Marcos Pivetta e Rodrigo de Oliveira Andrade

Nenhum eclipse solar teve tanta repercussão na história da ciência como o de 29 de maio de 1919, fotografado e analisado ao mesmo tempo por duas equipes de astrônomos britânicos. Uma delas foi enviada à cidade de Sobral, no interior do Ceará; a outra, à ilha do Príncipe, então um território português na costa da África Ocidental. O objetivo era verificar se a trajetória da luz das estrelas seria desviada ao passar por uma região com forte campo gravitacional, no caso o entorno do Sol, e de quanto seria essa mudança caso o fenômeno fosse medido. Salvo alguma surpresa, as expedições trabalhavam com três resultados possíveis: a luz não mudaria de trajetória por …

Depoimentos inéditos sobre a onda ufológica de 1982 (Pesquisas 14)

No dia 06 de agosto de 1982, ocorreu uma grande ONDA de avistamentos na região sul do Brasil. Neste programa apresentamos dois depoimentos inéditos, do pastor Alcides Duque Estrada e do pastor e poeta Geraldo Matias Ferreira. Na época, centenas de pessoas avistaram os OVNIs na região, inclusive integrantes da “Turma do Lambe-Lambe”, de Daniel Azulay. No final do vídeo descrevemos a cronologia dos fatos.



Veja o depoimento de Daniel Azulay clicando aqui.

FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Pesquisa: mistério dos garfos entortados (01)

Queda de ovni em Cubatão - SP (Pesquisas 02)

Arquivo "X" Brasileiro: Caso Pedro de Toledo (Pesquisas 03)

Por onde passaram os dossiês de Ovnis da FAB? (Pesquisas 04)

Militar descreve ovni em manuscrito (Pesquisas 05)

OSNI na praia do Guarujá-SP em 1958 (Pesquisas 06)

Gravação e fotos sobre o Caso Maria Cintra (Pesquisas 07)

Ovnis nos aeroportos de Confins e Pampulha em Belo Horizonte-MG (Pesquisas 08)

Dom Hélder Câmara falou sobre extraterrestres (Pe…

Primeira molécula do Universo é detectada no espaço

Ilustração da nebulosa planetária NGC 7027 e moléculas do íon hidro-hélio — Foto: NASA/SOFIA/L. Proudfit/D.Rutter

Projeto da Nasa conseguiu detectar o íon hidro-hélio com ajuda de telescópio.

O primeiro tipo de molécula que se formou no universo foi detectado no espaço pela primeira vez, após décadas de busca, informou a Nasa na quarta-feira (17).

A molécula é um casamento improvável de hélio e hidrogênio, conhecido como íon hidro-hélio, ou HeH+. Os cientistas fizeram a descoberta em nossa própria galáxia usando o maior observatório aerotransportado do mundo, o Observatório Estratosférico da NASA para a Astronomia Infravermelha, ou SOFIA.

Mais de 13 bilhões de anos atrás, o Universo era uma sopa indiferenciada de três elementos simples, de átomo único. As estrelas só se formariam 100 milhões de anos depois.

Apenas 100.000 anos após o Big Bang, surgiu a primeira molécula.

"Foi o começo da química", disse David Neufeld, professor da Universidade John Hopkins e coautor do estu…

Telescópio Hubble divulga imagem inédita de nebulosa do Caranguejo do Sul

Nebulosa do Caranguejo do Sul em imagem inédita divulgada pelo telescópio Hubble — Foto: ESA/Hubble

Telescópio comemora 29 anos no espaço. Objeto cósmico é formado por duas estrelas desiguais.

O telescópio Hubble divulgou nesta quinta-feira (18) uma imagem inédita da nebulosa do Caranguejo do Sul para comemorar seus 29 anos no espaço.

A nebulosa é um dos muitos objetos que o Hubble desmistificou ao longo dos anos no espaço. Segundo o comunicado da Nasa e da Agência Europeia Espacial (ESA, na sigla em inglês), a nova imagem aumenta a compreensão sobre a nebulosa e demonstra as capacidades continuadas do telescópio.

Todo ano, para comemorar seu "aniversário", o telescópio divulga uma nova imagem de seus objetos de estudo no espaço que sejam bonitos e significativos.


Este diagrama ilustra como as observações espectrais do Telescópio Espacial Hubble foram usadas para estudar a composição química da Nebulosa do Caranguejo do Sul. Energizados pela radiação do par de estrelas bril…

USP lidera projeto internacional de construção do radiotelescópio Bingo

O radiotelescópio que já é conhecido como “Diamante do Sertão” está sendo construído em São Paulo e será instalado numa área na Serra do Urubu, no sertão da Paraíba – Design: Graciele Almeida de Oliveira

Além de estudar a energia escura, o “Diamante do Sertão” busca ser o primeiro radiotelescópio a detectar, por rádio, ondas da interação entre átomos e radiação no início do Universo

Nos próximos meses começa a construção civil da estrutura que vai abrigar o radiotelescópio Bingo, com medidas que se aproximam das de um campo de futebol. Longe das metrópoles e das fontes de poluição eletromagnética, o telescópio, que está sendo construído em São Paulo e será instalado na Serra do Urubu, na Paraíba, já é chamado de “Diamante do Sertão”.

O Projeto Bingo se tornou possível graças ao fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Hoje, o projeto conta também com o fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Financiadora de …

Aulas de astronomia viram livro de poesia de alunos de 11 anos

Estudantes da Escola Estadual Maria Aparecida Félix Porto, de Guarulhos, escreveram poesias sobre astronomia no livro 'Astronomia em Versos' — Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

Professor desenvolveu método de ensino, prática e escrita com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual em Guarulhos (SP).

Por Elida Oliveira, G1

Conceitos de astronomia ganharam rimas e ritmo nas mãos de 50 estudantes de 11 anos de uma escola pública de Guarulhos, em São Paulo. E as poesias viraram um livro.

Sistema Solar, Cometas, Constelações, Estrelas, Planeta Anão, Stephen Hawking e Missões Apolo são alguns dos nomes dos poemas que compõem o “Astronomia em Versos: Um olhar dos anos finais para o ensino de Astronomia”, escrito por alunos da Escola Estadual Maria Aparecida Félix Porto, sob a coordenação do professor Flávio Borges do Nascimento.

A obra foi publicada por uma editora independente e os custos foram bancados pela associação de pais e mestres…

Curiosity "prova" primeira amostra em "unidade argilosa"

A Mastcam a bordo do rover Curiosity capturou este conjunto de imagens antes e depois de ter perfurado uma rocha apelidada "Aberlady", no dia 6 de abril (2370.º dia marciano, ou sol, da missão). A rocha e outras próximas parecem ter-se movido quando a broca foi retirada. Esta foi a primeira vez que o Curiosity perfurou a tão ansiada "unidade argilosa".
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Os cientistas que trabalham com o rover Curiosity da NASA estão empolgados por explorar uma região chamada "unidade argilosa" até desde antes do lançamento do rover. Agora, o veículo finalmente "provou" a sua primeira amostra desta parte do Monte Sharp. O Curiosity perfurou um pedaço de rocha apelidado de "Aberlady" no sábado, dia 6 de abril (o 2370.º dia marciano, ou sol, da missão) e entregou a amostra ao seu laboratório interno de mineralogia no dia 10 de abril (sol 2374).

A broca do rover perfurou facilmente a rocha, ao contrário de alguns dos alvos ma…

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Imagem do enxame M3, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble.
Crédito: ESA/Hubble & NASA, G. Piotto et al.

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos.

Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, este aglomerado cósmico com 8 bilhões de anos é um dos mais brilhantes e maiores enxames globulares já descobertos. No entanto, o que torna Messier 3 ainda mais especial é a sua população invulgarmente grande de estrelas variáveis - estrelas cujo brilho flutua ao longo do tempo. Continuam a ser descobertas, até hoje, novas estrelas variáveis neste ninho estelar, mas até agora conhecemos 274, o maior número encontrado, de longe, em qualquer enxame globular. Pelo menos 170 delas são de uma variedade especial chamada variáveis RR Lyrae, que pulsam com um período diretamente relacionado com o seu brilho intrínseco. Se os astrônomos s…

Avistamentos ovnis na zona rural do município de Ascensión de Guarayos (Bolívia)

O programa de tv Notivisíon foi até a propriedade para ouvir a versão do dono da fazenda e de seus funcionários.

O avistamento de ao menos 20 objetos voadores não identificados, em uma propriedade de criação de gado, localizada no município de Ascensión de Guarayos, há seis meses mantém preocupados o proprietário da fazenda e seus funcionários que trabalham no local.

O programa de tv Notivisíon, da Rede Uno, foi até a propriedade de Freddy Rodríguez, que fica a 27 km da sede do município de Ascensión de Guarayos (Província de Guarayos - Departamento de Santa Cruz), na zona rural. O dono da fazenda recebeu a equipe de jornalistas e disse que durante as noites, num período de 6 meses, vem observando desde sua casa como esses alegados ovnis descem sobre o pasto, iluminando o gado.

Percorrendo a propriedade durante a noite junto do jornalista, o senhor Freddy comentou que a presença do fenômeno assusta o gado que começa a correr causando danos ao cercado.

"Por volta da uma da madrug…

Livros ufológicos clássicos (Sugestão de leitura 03)

Novo programa que aborda a apresentação de 2 livros ufológicos clássicos, importantes para a compreensão melhor de vários aspectos da Ufologia.
O livro intitulado "OVNI E AS CIVILIZAÇÕES EXTRATERRESTRES", de Guy Tarade, foi editado na década de 70 pelas Editora Hemus e é composto de 259 páginas e aborda vários aspectos, demonstrando a constante vigilância destes OVNIs sobre a Terra. Depoimentos de pilotos, técnicos, engenheiros, etc.



O livro intitulado "UFO - OBSERVAÇÕES, ATERRISSAGENS E SEQUESTROS", de Yurko Bondarchuk, foi editado em 1979 pela DIFEL - Difusão Editorial S/A e aborda muitos tópicos interessantes, como por exemplo, a prova fotográfica, aterrissagens e evidências físicas, ocupantes dos UFOs, sequestros, dentre outros. A obra é ricamente ilustrada.





FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja Também:

Livros vermelhos: sugestão de leitura (01)

Livros sobre o Caso Varginha (Sugestão de leitura 02)