Pular para o conteúdo principal

Aulas de astronomia viram livro de poesia de alunos de 11 anos


Estudantes da Escola Estadual Maria Aparecida Félix Porto, de Guarulhos, escreveram poesias sobre astronomia no livro 'Astronomia em Versos' — Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

Professor desenvolveu método de ensino, prática e escrita com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual em Guarulhos (SP).

Por Elida Oliveira, G1

Conceitos de astronomia ganharam rimas e ritmo nas mãos de 50 estudantes de 11 anos de uma escola pública de Guarulhos, em São Paulo. E as poesias viraram um livro.

Sistema Solar, Cometas, Constelações, Estrelas, Planeta Anão, Stephen Hawking e Missões Apolo são alguns dos nomes dos poemas que compõem o “Astronomia em Versos: Um olhar dos anos finais para o ensino de Astronomia”, escrito por alunos da Escola Estadual Maria Aparecida Félix Porto, sob a coordenação do professor Flávio Borges do Nascimento.

A obra foi publicada por uma editora independente e os custos foram bancados pela associação de pais e mestres da escola.

Nesta quinta (18), é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em 2002 em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu em Taubaté (SP) neste mesmo dia, em 1882. Nos livros “Geografia de Dona Benta”, “Serões de Dona Benta” e “Reforma da Natureza”, o autor também usa a escrita lúdica para abordar conceitos de ciência.

“Essa é uma idade de despertar. Os alunos que escreveram o livro são uma referência positiva na escola. Eles desenvolveram o interesse pela leitura, pela astronomia e isso permite que as pessoas olham e vejam que é possível fazer coisa boa na rede pública”, diz Nascimento.

Mas, por que poesia e astronomia?


O professor Flávio Nascimento (de camisa vermelha) ao lado de estudantes que escreveram poemas para o livro 'Astronomia em versos'. — Foto: Governo do Estado de SP

A proposta do professor é incentivar a autonomia do estudo e propor que os estudantes reflitam sobre o conteúdo ensinado. Eles deveriam pesquisar, aprender e transformar o conteúdo em uma outra linguagem. A poesia foi o gênero que se mostrou mais apropriado para os estudantes desta faixa etária.

“Não é algo revolucionário. É ouvir os alunos e tentar reproduzir algo novo, por mais simples que seja, mas que venha deles”, diz Nascimento.

Do giz ao verso


Diagrama mostra ordem dos oito planetas no Sistema Solar — Foto: Nasa

Mas, como incentivar crianças a se interessarem por astronomia e, ainda mais, por poesia? Para atrair a atenção dos estudantes, o professor Nascimento disse que usa a preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia como chamariz.

Além disso, ele dá as aulas seguindo três passos: 1) ensinando o conteúdo de forma tradicional seguindo o livro didático e adotando apenas giz e lousa; 2) levando para a sala de aula instrumentos que demonstram na prática o que eles estavam aprendendo e 3) propondo que os alunos construíssem seus próprios instrumentos.

Um exemplo é o telúrio, uma maquete eletrônica que mostra a Terra, o Sol e a Lua orbitando. Com esse instrumento, ele ensina que a lua tem 29 fases, e não apenas quatro. Isso porque “fase” é a porção iluminada da Lua, que varia ao longo de um ciclo de 29,5 dias.

“Quando mostro o Sol, a Terra e a Lua eles começam a entender as fases da Lua. Com o aluno indo para casa, olhando, vendo a ciência, ele vai se sentir parte do processo porque vê que é assim”, explica.

E a poesia? “Não teria como exigir que os alunos fizessem textos científicos aos 11 anos”, pondera. O professor diz que explicou alguns conceitos sobre estrofe e deixou os alunos livres para a rima. Ao todo, foram selecionadas 59 poesias.

Ensinando a aprender


Estudante lê o livro de poesia 'Astronomia em versos', com poemas de estudantes de 11 anos da rede pública. — Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

A confecção do livro foi um segredo entre o professor e os estudantes. “Pedi para não falarem para os pais, nem pedissem a intermediação de irmãos. Queria que eles aprendessem sozinhos, lendo livros, consultando referências, sem olhar a internet”, diz.

Os estudantes toparam. Foram muitas idas e vindas do texto, de fevereiro até dezembro, até que a obra fosse apresentada aos pais em um evento no fim do ano passado.

“Disse para os estudantes: ‘Fala para eles [pais] que agora vocês são escritores’. Foi muita emoção”, diz.

Os autores

Nascimento é formado em geografia e faz doutorado em ensino na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Este é o segundo livro que Nascimento desenvolve com alunos do ensino fundamental. Em 2016, ele publicou outro semelhante com estudantes da cidade de Monte Mor (SP), onde deu aula.

Hoje ele ministra cursos de ciência e geografia para professores. A ideia é replicar o que aprendeu e ter, até o fim deste ano, outros quatro livros feitos em escolas públicas de SP. Desta vez, o assunto da astronomia mais noticiado neste ano deverá aparecer como tema dos poemas: a primeira foto já feita de um buraco negro.

Ao fim do livro há uma mini-biografia de cada estudante. Entre os autores, há quem diga que quer ser “estilista e famosa”, outros sonham em estudar medicina veterinária, e até quem quer “deixar sua marca na história da humanidade”, talvez influenciado por Stephen Hawking – a morte do astrofísico foi uma das notícias da astronomia do ano passado, quando os estudantes estavam preparando o livro.

Tem também quer estudar astronomia – quem sabe um novo cientista brasileiro sai dessa turma de poetas das estrelas.


Poema 'Universo' do livro 'Astronomia em versos' — Foto: Reprodução/'Astronomia em versos'


Poema 'O que é Constelação', do livro 'Astronomia em versos' — Foto: Reprodução/'Astronomia em verso'

FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s