Pular para o conteúdo principal

Os 10 maiores desertos do mundo



Por César Soares

Do ponto de vista meteorológico, uma região de deserto é definida como uma área onde se evapora mais água do que é reposto pela chuva. Dessa forma, as maiores regiões desérticas estão sobre os oceanos, onde a quantidade de água evaporada é muito maior do que o volume de chuva.

Os desertos da forma como a grande maioria da população conhece, ou seja, com muito sol e terreno arenoso também são consequência de pouca chuva. Mas você sabe por que o índice de chuva é baixo nestas áreas?

Circulação global

A circulação global atmosférica ajuda a entender. As áreas equatoriais possuem um grande aquecimento solar, com isso o ar mais úmido e com temperaturas elevadas sobe e favorece a formação de muita nebulosidade e chuva, dando origem a sistemas como, por exemplo, a Zona de Convergência Intertropical.

Mas este ar que sobe acaba descendo em algumas áreas do globo e neste processo ele seca. E desta forma são incentivadas a formação de algumas áreas desérticas. Este processo é conhecido como desertificação em latitudes médias e geram desertos como o Tengger na China, mas há outros processos para a formação de desertos.

Os desertos conhecidos como contra-alísios são observados em áreas nas quais as correntes de vento sopram do equador para os trópicos em altitudes elevadas. Esses ventos são secos e são os responsáveis por desertos como o Saara.

As barreiras naturais também provocam a formação de desertos por impedirem a passagem de umidade, que acaba condensando e provocando chuva antes de avançar pelas grandes cordilheiras. O deserto da Judéia é um exemplo deste tipo de formação.

Os desertos costeiros são encontrados mais facilmente próximos aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio. Nestas áreas os sistemas meteorológicos locais dominam os globais e, por isso, são gerados desertos como o Atacama que é considerado o mais seco da Terra.

Os 10 maiores desertos do mundo

1 – Antártica (13.829.430 km2)

Deserto da Antártica

Muitos irão estranhar a presença da Antártica nesta lista, mas apesar de tanto gelo, esta é uma grande área na qual a evaporação supera a chuva. Essas áreas também são conhecidas como desertos polares.


2 – Ártico (13.726.937 km2)

Deserto do Ártico

Se o primeiro lugar em extensão territorial está no Polo Sul, o segundo está no Polo Norte. O deserto do Ártico é outra área fria que, apesar do gelo, tem também uma taxa de evaporação muito superior do que a sua taxa de chuva anual.


3 – Saara - Continente Africano (9.100.100 km2)

Deserto do Saara Africano

Em terceiro lugar temos o grande deserto do Saara, que é também conhecido por ser o maior deserto arenoso em extensão territorial.


4 – Deserto da Arábia - Oriente Médio (2.300.000 km2)

Deserto da Arábia

É um deserto localizado nas proximidades da Arábia Saudita. As temperaturas variam entre os 40°C e até 50°C no período mais quente e de 5°C a 15°C no período mais frio.


5 – Deserto de Gobi - China (1.300.000 km2)

Deserto de Gobi

É um extenso deserto entre a região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia. A palavra Gobi significa deserto em mongol. A temperatura média anual é de -2,5°C a 2,8°C.


6 – Deserto de Kalahari - sul da África (900.000 km2)

Deserto de Kalahari

Abrange áreas do sul da África e é gerado devido as condições atmosféricas locais, como uma corrente marítima fria de Benguela que atua na costa sudoeste da África.


7 – Patagônia - Argentina (670.000 km2)

Deserto da Patagônia Argentina

O deserto da Patagônia é um exemplo de deserto gerado por sistemas locais atmosféricos.


8 – Grande Deserto de Vitória - Austrália (647.000 km2)

Deserto de Vitória

Este é um exemplo de deserto gerado pelo ar vindo do equador que desce em áreas subtropicais.

9 – Deserto Sírio - Continente Asiático (520.000 km2)

Deserto Sírio

Cobre as porções da Síria, Iraque e Jordânia e tem uma combinação de área de vegetação gramínea com deserto de areia.


10 – Deserto da Grande Bacia - EUA (492.000 km2)

Deserto da Grande Bacia

O Deserto da Grande Bacia é uma região dos Estados Unidos da América, entre os estados de Oregon, Idaho, Nevada, Utah, Wyoming, Colorado e a Califórnia. É um deserto com um tipo de solo arenoso e cascalhoso. É o maior deserto dos Estados Unidos atualmente, e está imprensado sob tudo entre a Sierra Nevada, a oeste e a leste as Montanhas Rochosas. É um deserto gelado, sendo o maior dos EUA.

FONTE: www.climatempo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s