Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 28, 2018

'Megalópole' maia em plena selva é descoberta com nova tecnologia a laser

A cidade maia de Tikal estava rodeada de uma complexa rede de vias até então invisíveis| Foto: Wild Blue Media/Channel 4/National Geographic

Em um marco na pesquisa arqueológica, estudiosos encontraram mais de 60 mil ruínas da população maia na Guatemala, graças a uma nova tecnologia de raio laser.

A tecnologia Lidar - abreviação, em inglês, de "detecção e alcance da luz" (Laser Imaging Detection and Ranging) - foi usada para mapear digitalmente sob a cobertura florestal, revelando uma "megalópole" de casas, palácios, vias elevadas e fortalezas.

As pesquisas cobriram até agora mais de 2,1 mil quilômetros quadrados na cidade de Petén, no norte guatemalteco. A área, identificada perto de cidades maias já conhecidas, provavelmente abrigou milhões de pessoas a mais do que pesquisas prévias sugeriam.

Arqueólogos acreditam que a tecnologia de ponta vai mudar a forma como o mundo enxerga a antiga civilização centro-americana.

"Acho que será um dos grandes avanços em…

Egito descobre tumba de 4.400 anos de sacerdotisa da época dos faraós

Tumba de sacerdotisa de mais de 4 mil anos é descoberta no Egito (Foto: AP Photo/APTN)

A Descoberta foi realizada em um cemitério próximo às pirâmides de Gizé, ao sul de Cairo.

rqueólogos egípcios descobriram o túmulo de uma sacerdotisa do Antigo Império, decorado com murais e pintura bem conservados, ao sul do Cairo. De acordo com o Ministério de Antiguidades, a tumba tem 4.400 anos.

O túmulo foi construído para Hetpet, sacerdotisa da deusa da fertilidade Hathor, divulgou o ministro de Antiguidades, Khaled al Anani, em coletiva de imprensa neste sábado (3). Os arquólogos acreditam que Hetpet era próxima da realeza egípcia da 5ª dinastia.

A descoberta foi realizada em um cemitério próximo às pirâmides de Gizé por uma equipe de arqueólogos egípcios dirigida por Mostafa Waziri, secretário-geral do conselho supremo de Antiguidades.

O cemitério abriga os túmulos de altos oficiais da V dinastia dos faraós (2494-2345 a.C.), alguns dos quais já foram escavados em missões arqueológicas anter…

Das peças indígenas a fósseis: os itens culturais brasileiros que estão ou correm risco de ir parar no exterior

Aquarela sobre pergaminho mostra índios brasileiros, um deles com um manto tupinambá; mantos conhecidos estão em museus da Europa

Mariana Alvim - @marianaalvim
Da BBC Brasil em São Paulo

Os mantos tupinambás são resquícios exuberantes do povo que dominava a costa do Brasil há 500 anos. Há apenas seis exemplares preservados no mundo que ainda trazem quase intactos os trançados de fibras naturais e penas vermelhas de guarás e azuis de ararunas.

Mas, apesar de eles terem sido confeccionados em território nacional, os brasileiros que queiram conhecê-los terão de viajar ao exterior: todos os exemplares de mantos tupinambás de que se tem notícia estão em acervos da Europa.

O mais conhecido e conservado deles está no Nationalmuseet, em Copenhague, capital da Dinamarca. O exemplar foi exposto no Brasil em 2000, nas comemorações dos 500 anos do descobrimento pelos portugueses.

Foi nessa ocasião que povos que reivindicam ser herdeiros dos tupinambás, em especial os Tupinambá de Olivença, na Ba…

Arqueólogos descobrem túmulo antigo com esqueletos em formação de espiral no México

Por: George Dvorsky

Arqueólogos mexicanos descobriram um local de enterro de 2.400 anos de idade no qual dez esqueletos estavam meticulosamente posicionados em uma formação circular e com as partes de seus corpos interligadas. Os pesquisadores nunca viram nada parecido, com sinais apontando para uma prática ritualística anteriormente desconhecida.

A incrível descoberta foi feita próxima do centro de Tlalpan, uma cidade ao sul da Cidade do México. A antiga vila associada com esse túmulo foi descoberta em 2006, e arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) têm conduzido escavações nela e em seu entorno desde então. Os corpos foram encontrados apenas 1,2 metro abaixo de um edifício na Universidad Pontificia de México, que costumava ter salas, uma pequena capela e dormitórios para padres.


Um crânio em meio a alguns artefatos. (Imagem: Instituto Nacional de Antropologia e História [INAH])

Dos dez corpos descobertos na sepultura, os arqueólogos do INAH confirmaram a…

Arquivo Ovni: Extraterrestres continuam a visitar Itupeva - SP (1997)

“Olha, não gosto de falar muito nisso, mas os seres extraterrenos estão entre nós. Eles pousaram aqui em Itupeva em 1997 e, de lá para cá, tenho topado com eles em vários locais.”, com esta afirmação o fazendeiro Roque Ming, garante um fato um tanto quando inusitado, a presença de seres extraterrenos entre nós.

Ele explica que as aparições acontecem quando “as noites estão bem quietas, os cachorros dão umas uivadas feias, ai pode ter certeza que eles estão ai. Eu abro a porta e vejo eles”, diz o senhor Ming, que usa, segundo ele, um artifício aprendido com um ufólogo, um sinal, para atrair o extraterrestre.

Quando perguntado que sinal é esse, a resposta foi: “é segredo não posso revelar.”

O caso de 1997

Com 48 anos de casado Roque Ming e sua esposa Maria (falecida atualmente) presenciaram o que mudaria sua vida.



“Um empregado nosso disse que tinha gente roubando boi, pois havia um clarão lá em cima do morro. Então, eu e minha mulher ficamos olhando e aquela claridade veio, veio, deu…

Raio trator acústico a caminho de levitar seres humanos

Por enquanto os testes foram feitos com bolinhas de isopor de 2 centímetros, mas equipamentos maiores poderão levitar até seres humanos. [Imagem: University of Bristol]

Levitação sônica para objetos grandes

Os levitadores acústicos, que também podem ser configurados para funcionar como raios tratores sônicos, usam a potência do som para manter partículas em pleno ar e, ao contrário da levitação magnética, conseguem levitar a maioria dos sólidos e líquidos.

E agora eles conseguem também capturar de forma estável objetos maiores do que o comprimento de onda do som usado para fazer o levitador sônico funcionar.

Os cientistas acreditavam que os raios tratores e levitadores sônicos estavam fundamentalmente limitados a manipular objetos pequenos, já que todas as tentativas anteriores de capturar partículas maiores do que o comprimento de onda haviam se mostrado instáveis, com os objetos girando incontrolavelmente. Isso ocorre porque o campo de som rotativo transfere uma parte do seu movime…

Sirius obscurecida revela o enxame Gaia 1

Imagem que obscurece Sirius para mostrar o enxame Gaia 1.
Crédito: H. Kaiser

Se tem observado o céu noturno nas últimas semanas, é possível que tenha "tropeçado" numa estrela muito brilhante perto da constelação de Orion. Esta é Sirius, a estrela mais brilhante de todo o céu noturno, que é visível de quase todos os lugares da Terra, exceto das regiões mais setentrionais. É, de facto, um sistema estelar binário e um dos mais próximos do nosso Sol - apenas a oito anos-luz de distância.

Conhecida desde a Antiguidade, esta estrela desempenhou um papel fundamental na manutenção do tempo e da agricultura no antigo Egito, uma vez que o seu retorno ao céu estava ligado à inundação anual do Nilo. Na mitologia da Grécia Antiga, representava o olho da constelação de Cão Maior, o cão que segue diligentemente Orion, o Caçador.

As estrelas deslumbrantes, como Sirius, são uma bênção e uma maldição para os astrônomos. A sua aparência brilhante fornece muita luz para estudar as suas proprie…

Grande Nuvem de Magalhães contém moléculas orgânicas surpreendentemente complexas

Usando o ALMA, astrónomos descobriram "impressões digitais" químicas de metano, éter dimetílico e formato de metilo na Grande Nuvem de Magalhães. Estas duas últimas são as maiores moléculas orgânicas já detetadas de forma definitiva fora da Via Láctea. A imagem no infravermelho longínquo à esquerda mostra o todo da galáxia. A imagem ampliada mostra a região de formação estelar observada pelo ALMA. É uma combinação de dados infravermelhos do Spitzer e de dados no visível (H-alpha) obtidos pelo telescópio Blanco de 4 metros.
Crédito: NRAO/AUI/NSF; ALMA (ESO/NAOJ/NRAO); Herschel/ESA; NASA/JPL-Caltech; NOAO


A galáxia anã próxima conhecida como Grande Nuvem de Magalhães (GNM) é um local quimicamente primitivo. Ao contrário da Via Láctea, esta coleção semi-espiral de algumas dezenas de milhares de milhões de estrelas não tem a rica abundância de elementos pesados da nossa Galáxia, como carbono, oxigênio e azoto. Com esta escassez de elementos pesados, os astrônomos preveem que a G…

Modelando o Universo

Renderização da velocidade do gás numa fina fatia com 100 kiloparsecs de espessura (no sentido da visão) centrada no segundo enxame de galáxias mais massivo no cálculo TNG100. Onde a imagem é preta, o gás dificilmente se move, enquanto as regiões mais claras têm velocidades que excedem 1000 km/s. A imagem contrasta os movimentos de gás nos filamentos cósmicos contra os rápidos movimentos caóticos desencadeados pelo profundo e potencial poço gravitacional e pelo buraco negro supermassivo situado no centro.
Crédito: Colaboração IllustrisTNG


Uma simulação do Universo com supercomputadores produziu novas informações sobre o modo como os buracos negros influenciam a distribuição da matéria escura, o modo como os elementos pesados são produzidos e distribuídos em todo o cosmos e sobre a origem dos campos magnéticos.

Astrofísicos do MIT, da Universidade de Harvard, do Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos, dos Institutos Max Planck para Astrofísica e Astronomia e do Centro de Astrofísica …

Vírus estão por toda parte - provavelmente também no espaço

Detectar vida extraterrestre não é tão simples quanto parece. Talvez por isso, outros pesquisadores estão mais preocupados em semear vida em outros planetas.[Imagem: Edith C. Fayolle et al. - 10.1038/s41550-017-0237-7]

Astrovirologia

Os vírus estão entre as entidades biológicas mais abundantes e menos compreendidas da Terra.

E eles muito provavelmente também existem no espaço - mas, até o momento, os cientistas quase não realizaram pesquisas sobre essa possibilidade.

Por isso, está na hora de inaugurar o campo da "astrovirologia", defendem Aaron Berliner (Universidade da Califórnia em Berkeley), Tomohiro Mochizuki (Instituto de Tecnologia de Tóquio) e Kenneth Stedman (Universidade Estadual de Portland).

O trio defende que existem vírus de montão soltos pelos Universo - e não apenas a bordo de planetas e luas.

Vírus espaciais

A panspermia - a distribuição da vida entre corpos celestes - é uma hipótese antiga, enquanto vários estudos têm demonstrado a possibilidade de que a vi…

Lamentável! Caminhão danifica parte das milenares linhas de Nazca, no Peru

O caminhão causou danos a três das figuras milenárias.

Algumas das milenares linhas de Nazca, no sul do Peru, foram danificadas por um caminhão no último sábado.

O motorista do veículo saiu da estrada que atravessa a reserva natural onde estão as linhas e entrou na área onde ficam os conhecidos geoglifos (desenhos de larga escala na terra), criados há quase 2 mil anos e considerados Patrimônio Mundial da Humanidade. As imagens vão desde traços geométricos até figuras complexas como aranhas, baleias e até macacos.

Como resultado, três figuras foram danificadas. Segundo o Ministério da Cultura do Peru, que fez uma inspeção no local, a passagem do caminhão criou "faixas profundas" em uma área aproximada de 50 metros de largura por 100 metros de comprimento.

Depois de danificar as linhas de Nazca, o motorista do caminhão voltou para a estrada e continuou seu caminho. Ele não sabia que outra pessoa, que também viajava pelo local, estava gravando tudo com o celular. O vídeo foi p…

Conheça o conteúdo das aulas do professor Carl Sagan

CÓPIA DO EXAME FINAL DO CURSO DE "PENSAMENTO CRÍTICO" DE 1986. (FOTO: LIBRARY OF CONGRESS)

Material de dois cursos, em Harvard e Cornell, incluindo seus manuscritos, foram digitalizados pela Livraria do Congresso dos EUA

O currículo de Carl Sagan é extenso. Apesar de ser mais lembrado pela série de TV, Cosmos, apresentada e narrada por ele, o astrônomo, astrofísico, cosmólogo e escritor deixou mais de 600 publicações científicas e 20 livros escritos. Colaborou com as questões mais técnicas do roteiro de 2001, uma Odisseia no Espaço; escreveu o livro que deu origem ao filme Contato, lançado em 1997; e em 1978 venceu o prêmio Pulitzer de não-ficção geral pelo livro Os Dragões do Eden.

Agora, no entanto, os fãs de Carl Sagan podem conhecer uma outra faceta do cientista americano: a acadêmica. O site da Biblioteca do Congresso americano acaba de disponibilizar o conteúdo digitalizado de dois dos cursos em que lecionou ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira como professor…

Matéria de Capa | Relógio biológico | 27/01/2018

Manter o cérebro mais alerta, aprender mais rápido, tornar-se mais produtivo e até fazer com que os medicamentos tenham maior efeito... Sim, tudo isso é possível com um recurso muito simples. Basta conhecer mais o seu próprio corpo, ou melhor, seguir o seu relógio biológico.

Não é de hoje que a ciência tem conhecimento desse mecanismo criado pela natureza para otimizar o funcionamento do corpo humano. A questão é que muita gente insiste em ignorar a ordem natural do organismo e isso acaba criando uma série de problemas que podem resultar em doenças. Para aqueles que resolvem agir de acordo com o que mandam os ponteiros, os resultados costumam surpreender. Nesta edição, você também vai ver quais são os alimentos que podem turbinar o cérebro e o aprendizado.



FONTE: Matéria de Capa

O interesse de Bill Clinton sobre os UFOs

Pesquisadores questionam se ex-presidente encontrou as respostas que buscava sobre o fenômeno

O interesse de Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos entre 1993 e 2001, pelos UFOs está bem documentado, e especialistas questionam até onde foi sua busca por informações governamentais a respeito. Uma das ocasiões em que ele mencionou o assunto durante seu governo aconteceu em 1999. Nesse ano a Câmara de Representantes passou uma lei em que o Departamento de Educação enfrentaria severos cortes orçamentários. Clinton ficou irritado com a medida, e teria afirmado: "Se estivéssemos sob ataque de alienígenas do espaço, eles não fariam esse tipo de jogo". Em outra ocasião, três anos antes, o presidente visitava a cidade de Belfast na Irlanda do Norte e recebeu uma carta de um garoto chamado Ryan.

Ryan perguntou o que ele sabia a respeito da queda de um UFO em Roswell, no Novo México, em 1947. Um dos objetivos da viagem era justamente marcar posição contra a violência naquela cida…

Ainda nem colonizamos a Lua e ela já está coberta com mais de 180 toneladas de lixo

Por: Andrew Liszewski

É inevitável que um dia a humanidade precisará viver em outro lugar além da Terra, e o nosso primeiro passo para a colonização intergaláctica vai provavelmente ocorrer na Lua. O único problema? Nós a visitamos apenas 12 vezes, mas já existem mais de 180 toneladas de lixo por lá.

Como é que o nosso vizinho celestial mais próximo se transformou neste depósito de lixo? Enviar naves espaciais e bases de pouso para e da Lua é caro, e quanto mais equipamentos poderem ser deixados na superfície lunar, mais fácil e barato é trazer astronautas de volta para casa depois das missões Apollo.

Como explica o canal do YouTube Half as Interesting (abaixo e em inglês), cada pouso lunar deixou para trás cerca de 10 toneladas de lixo, além de outros lixos que os astronautas trouxeram com eles e deixaram no nosso satélite.



O vídeo aponta que astronautas deixaram para trás um total de 809 objetos na superfície da Lua, que vão desde materiais obviamente necessários para as missões es…

Brasileira vai chefiar publicação que Carl Sagan liderou por 12 anos

Entrevista exclusiva com Rosaly Lopes: primeira mulher – e não americana – nomeada como editora-chefe de uma das revistas científicas mais importantes do mundo

Por Tiago Jokura

A astrônoma brasileira Rosaly Lopes assume nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, o posto de editora-chefe da Icarus, periódico mais relevante no campo da ciência planetária, fundado em 1962 – e cujo primeiro editor-chefe foi ninguém menos do que Carl Sagan. Durante os próximos três anos – com opção de extensão por outro triênio – Rosaly comandará um time de editores que publica, mensalmente, os melhores artigos científicos do mundo sobre sistemas planetários.

Até o fim de 2017, Rosaly coordenava um time de 80 astrônomos, como gerente de Ciência Planetária do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL, na sigla em inglês). A partir de amanhã, ela segue como funcionária da Caltech (universidade que abriga o JPL), mas deixa as funções gerenciais para se dedicar a atividades de pesquisa – que conciliará com o com…

Mapa-múndi de 500 anos (e 3 metros) é montado pela 1ª vez

(David Rumsey Map Collection/Reprodução)

E dá para navegar por uma versão digitalizada dele – uma representação do mundo conhecido à época de Cabral – sem Austrália e cheio de sereias e unicórnios

Por Bruno Vaiano

Em 1569, o holandês Gerardus Mercator criou a projeção cartográfica mais popular da história – famosa por aumentar a Groenlândia, e usada pelo Google Maps até hoje. Duas décadas depois, em 1587, um cartógrafo bem mais obscuro, Urbano Monte, chutou o balde e publicou o maior mapa já desenhado até então. Mas ele foi praticamente esquecido.

O mapa do italiano, colorido e minucioso, tinha três metros de diâmetro. Para guardá-lo, foi preciso dividi-lo em 60 páginas – como acontecia com os mapas de ruas das cidades brasileiras na lista telefônica (as famosas páginas amarelas) ou nos mapões do saudoso GUIA 4 RODAS.

Se você tivesse uma mesa grande o suficiente, poderia remontá-lo, como um quebra-cabeças. Mas ninguém fez isso nos últimos 400 anos. Em vez disso, os pedaços ficaram gu…

Exoplaneta tem atmosfera girando na contramão

O exoplaneta Corot-2b é bombardeado constantemente por raios X vindos de sua estrela.[Imagem: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle (IPAC)]

Direção dos ventos

Astrônomos descobriram um planeta do tipo júpiter quente - planetas grandes como Júpiter, mas muito próximos de suas estrelas - cuja atmosfera está soprando na contramão.

Os ventos sobre esses planetas parecem ser ditados pela órbita do planeta, muito próxima da estrela. Isto faz com que os planetas tenham uma rotação sincronizada, o que significa que eles ficam sempre com a mesma face virada para a estrela - como a nossa lua para a Terra.

"É uma situação realmente extrema onde você tem um lado do planeta sendo explodido com radiação estelar e o outro lado está em uma noite perpétua. Você tem essa atmosfera gasosa que vai responder tendo um fluxo de ar quente do lado frio do planeta," explica Emily Rauscher, da Universidade de Michigan, nos EUA.

Por isso, todos os júpiteres quentes estudados até agora têm atmosferas que giram no s…

Drones espaciais vão aumentar vida útil de satélites

O drone espacial - a estrutura do centro para a direita - aproximando-se para agarrar um satélite sem combustível. [Imagem: Effective Space]

Drones espaciais

A empresa aeroespacial britânica Effective Space anunciou ter assinado o primeiro contrato para enviar um drone espacial que deverá capturar e passar a manobrar um satélite de comunicações que está ficando sem combustível.

O cliente está sendo mantido em segredo, mas a empresa adiantou que, "em 2020, [lançaremos] uma frota de drones espaciais" em direção a um satélite em órbita geoestacionária, o que significa que a empresa precisará de um foguete de grosso calibre - satélites geoestacionários orbitam a Terra a 36.000 km de altitude.

Hoje existem mais de 600 satélites de comunicação nessa faixa, conhecida como "Cinturão de Clarke", em homenagem ao escritor de ficção científica Arthur C. Clarke.

A expectativa é que esse tipo de serviço permita aumentar significativamente a vida útil dos satélites artificiais e…