Pular para o conteúdo principal

Vírus estão por toda parte - provavelmente também no espaço

Detectar vida extraterrestre não é tão simples quanto parece. Talvez por isso, outros pesquisadores estão mais preocupados em semear vida em outros planetas.[Imagem: Edith C. Fayolle et al. - 10.1038/s41550-017-0237-7]

Astrovirologia

Os vírus estão entre as entidades biológicas mais abundantes e menos compreendidas da Terra.

E eles muito provavelmente também existem no espaço - mas, até o momento, os cientistas quase não realizaram pesquisas sobre essa possibilidade.

Por isso, está na hora de inaugurar o campo da "astrovirologia", defendem Aaron Berliner (Universidade da Califórnia em Berkeley), Tomohiro Mochizuki (Instituto de Tecnologia de Tóquio) e Kenneth Stedman (Universidade Estadual de Portland).

O trio defende que existem vírus de montão soltos pelos Universo - e não apenas a bordo de planetas e luas.

Vírus espaciais

A panspermia - a distribuição da vida entre corpos celestes - é uma hipótese antiga, enquanto vários estudos têm demonstrado a possibilidade de que a vida na Terra pode ter sido semeada por meteoritos ou começado no espaço e chegado à Terra em cometas.

Mais recentemente, um pesquisador escocês finalmente encontrou o mecanismo que permite que "partículas de vida" sejam arremessadas de um planeta rumo ao espaço.

Mas o trio defende que a NASA e outras agências espaciais devem não apenas começar a procurar por vírus mais ativamente - incluindo em amostras líquidas das luas de Saturno e Júpiter -, mas também investir no desenvolvimento de tecnologias para detectar vírus em depósitos antigos na Terra e em Marte e determinar se os vírus da Terra poderiam sobreviver no espaço.

"Já se passou mais de um século desde a descoberta dos primeiros vírus," disse Stedman. "Entrando no segundo século da virologia, podemos finalmente começar a focar além do nosso próprio planeta."

Vírus extraterrestres

Os pesquisadores argumentam que, como existem mais vírus na Terra - os cálculos indicam de 10 a 100 vezes mais - do que qualquer outro organismo celular, o mesmo pode ser verdade em outros planetas e luas e no próprio espaço - daí o interesse em estudar sua sobrevivência no espaço.

Os vírus também parecem ser extremamente antigos, podem estar envolvidos na origem da vida e provavelmente se envolveram em todas as grandes transições evolutivas na Terra.

"Com este artigo, esperamos inspirar a integração da pesquisa dos vírus na astrobiologia e também apontar questões urgentes sem resposta na astrovirologia, particularmente no que diz respeito à detecção de bioassinaturas de vírus e se os vírus podem ser disseminados extraterrestrialmente," finalizou Stedman.

Bibliografia:

Astrovirology: Viruses at Large in the Universe
Aaron J. Berliner, Tomohiro Mochizuki, Kenneth M. Stedman
Astrobiology
DOI: 10.1089/ast.2017.1649

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s