Pular para o conteúdo principal

Raio trator acústico a caminho de levitar seres humanos


Por enquanto os testes foram feitos com bolinhas de isopor de 2 centímetros, mas equipamentos maiores poderão levitar até seres humanos. [Imagem: University of Bristol]

Levitação sônica para objetos grandes

Os levitadores acústicos, que também podem ser configurados para funcionar como raios tratores sônicos, usam a potência do som para manter partículas em pleno ar e, ao contrário da levitação magnética, conseguem levitar a maioria dos sólidos e líquidos.

E agora eles conseguem também capturar de forma estável objetos maiores do que o comprimento de onda do som usado para fazer o levitador sônico funcionar.

Os cientistas acreditavam que os raios tratores e levitadores sônicos estavam fundamentalmente limitados a manipular objetos pequenos, já que todas as tentativas anteriores de capturar partículas maiores do que o comprimento de onda haviam se mostrado instáveis, com os objetos girando incontrolavelmente. Isso ocorre porque o campo de som rotativo transfere uma parte do seu movimento giratório para os objetos, fazendo com que eles girem cada vez mais rápido, até serem ejetados da armadilha.

Tornados de som

Asier Marzo e seus colegas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram uma nova abordagem que elimina essa limitação.

A coisa funciona mais ou menos como um "tornado de som" - uma estrutura semelhante a um tornado, com o som circundando um núcleo silencioso. A novidade é que a técnica usa vórtices acústicos com flutuações rápidas. A taxa de rotação do tornado pode ser controlada com grande precisão alterando-se rapidamente a direção de torção dos vórtices, estabilizando o feixe do raio trator e evitando que o objeto comece a girar.

A alternância do raio trator sônico equivale à criação de vórtices gêmeos entrelaçados, um em cada sentido. [Imagem: University of Bristol]

Essa estabilidade permitiu aumentar o tamanho do núcleo silencioso do raio trator, permitindo que ele sustente objetos maiores. Trabalhando com ondas ultra-sônicas de 40kHz - os morcegos conseguem ouvir, mas os humanos não -, os pesquisadores mantiveram no ar uma esfera de poliestireno de dois centímetros de diâmetro - ela é 4 vezes maior do que qualquer objeto até agora levitado acusticamente e mede o dobro do comprimento de onda usado.

Levitação de seres humanos

A capacidade de manipulação de objetos na faixa dos centímetros torna a tecnologia de levitação sônica adequada para a manipulação de cápsulas de medicamentos, implementos microcirúrgicos dentro do corpo ou qualquer outro objeto delicado que precise seguir pelo processo produtivo sem contato para evitar contaminação ou deformação.

Agora que a limitação do comprimento de onda foi vencida, a equipe afirma que sua técnica deverá permitir levitar objetos muito maiores, bastando para isso aprimorar o sistema de controle do vórtice, com uma sintonia mais fina que o torne ainda mais estável.

Eles afirmaram ter planos para, num futuro não muito distante, levitar seres humanos.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s