Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 4, 2015

Neutrino: como uma partícula elementar desafia a teoria que explica o Universo

Na última terça-feira (06/10/15), o Prêmio Nobel de Física foi concedido a pesquisadores que descobriram a massa do neutrino. O achado histórico contradiz o Modelo Padrão, teoria que explica os componentes elementares do Universo, evidenciando que ele precisa ser estendido

Junto às origens do homem está seu desejo de explicar o Universo. Uma das primeiras tentativas conhecidas é do poeta grego Hesíodo que, no século VIII a.C., mostrou como o caos inicial produziu o cosmos. Séculos depois, o método científico substituiu os deuses e forças de sua Teogonia, que organizavam o mundo conhecido, por elementos químicos, átomos e partículas. E a Física, por fim, formulou o Modelo Padrão, uma teoria que explica as interações entre as partículas fundamentais que compõem a matéria. Criado nos anos 1970, o Modelo Padrão revela o funcionamento dos componentes elementares do Universo - ou seja, tudo o que nos rodeia. Um ingrediente esquivo e misterioso, no entanto, está balançando as estruturas des…

Descobertas ondas misteriosas ao longo de disco de formação planetária

Com o auxílio de imagens do VLT do ESO e do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, os astrônomos descobriram estruturas do tipo de ondas que se deslocam rapidamente no disco de poeira que rodeia a estrela AU Microscopii. Estas estranhas estruturas não se parecem com nada que tenha sido observado, ou mesmo previsto, até à data.
A linha de cima mostra uma imagem do Hubble obtida em 2010 do disco da AU Mic, a linha central corresponde a uma imagem do Hubble de 2011 e a linha de baixo mostra dados do VLT/SPHERE de 2014. Os círculos pretos centrais tapam a luz brilhante da estrela central de modo a podermos observar o disco que é muito mais ténue. A posição da estrela está marcada esquematicamente.
A barra de escala no cimo da imagem indica, comparativamente, o diâmetro da órbita do planeta Neptuno no Sistema Solar (60 UA).
Note que o brilho das zonas mais exteriores do disco foi artificialmente aumentado para se poder observar a sua estrutura ténue.
Crédito: ESO, NASA e ESA


Com o auxílio…

FÁTIMA e o Fenômeno OVNI 1987

FONTE: CANAL YOUTUBE HOJE EU VI

NASA descobre que Plutão tem céu azul e água congelada vermelha

Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI

Finalmente temos uma foto colorida dos céus de Plutão — e eles são bem familiares.

O céu é azul
A NASA publicou a primeira foto colorida das névoas planetárias que estão despertando nossa curiosidade. E ao que parece, assim como a Terra, Plutão também tem um céu azul brilhante.

Nosso céu azul e o céu azul de Plutão têm lá suas semelhanças — mas, claro, também há algumas diferenças:

“A coloração azul viva nos diz algumas coisas sobre o tamanho e a composição das partículas da neblina”, diz o pesquisador Carly Howett, do SwRI. “Um céu azul geralmente resulta da dispersão da luz do sol, feita por partículas muito pequenas. Na Terra, estas partículas são pequeninas moléculas de nitrogênio. Em Plutão, elas parecem ser partículas maiores — mas ainda assim, relativamente pequenas — semelhantes à fuligem, chamadas de tolinas.”

O gelo é vermelho
Enquanto isso, outra descoberta estranha neste último lote de fotografias. Lembra que, mês passado, a NASA publicou este ret…

Nobel de Física 2015 premia descoberta de oscilação de neutrinos

Takaaki Kajita e Arthur McDonald chefiaram as equipes que descobriram que os neutrinos mudam de um tipo para outro, o que exige que eles tenham massa. [Imagem: Nobel Foundation]

Massa dos neutrinos

O Prêmio Nobel de Física de 2015 foi concedido a um cientista japonês e um canadense "pela descoberta das oscilações dos neutrinos, que mostram que os neutrinos têm massa".

Metade do prêmio foi concedida a Takaaki Kajita, nascido em Higashimatsuyama em 1959 e atualmente professor da Universidade de Tóquio.

A outra metade foi concedida a Arthur B. McDonald, nascido em 1943 no Canadá e atualmente professor na Universidade de Queens.

A equipe de Kajita descobriu, em 1998, que os neutrinos que atingiam o detector Super Kamiokande, no Japão, mudavam de "sabor", alternando entre neutrinos do múon, do tau e do elétron.

Logo depois, em 2001, a equipe do professor McDonald, usando o Observatório de Neutrinos Sudbury demonstrou que os neutrinos que vêm do Sol não estavam desapare…

Quem são os misteriosos homens de preto da ufologia?

Pelo site saudedomeio.com.br

Eles vestem preto, ameaçam, provocam medo, são misteriosos e aparecem, geralmente, logo após um avistamento de objetos não identificados ou contatos com alienígenas. Até hoje esse é um grande mistério que ronda a ufologia.
No cinema, confirmado desde 2012, Homens de Preto 4 finalmente parece estar perto de se tornar realidade em 2015. Os fãs do cinema aguardam ansiosos a estreia de um dos longas mais esperados do ano. Já na ufologia, os Homens de Preto são personas non grata.

Os primeiros casos envolvendo os homens de preto surgiram na década de 40, quando várias testemunhas de avistamentos de UFOs e de alienígenas foram procuradas em suas casas por homens altos, de pele branca, sem pelos ou cabelos, vestindo ternos, chapéu e gravata pretas e camisas brancas.

Esses homens ameaçavam essas pessoas, dizendo que se voltassem a falar para alguém sobre o que tinham visto, coisas ruins iriam acontecer à elas e seus familiares. Muitos pesquisadores também afirmam …

Rosetta revela ciclo de água e gelo no cometa

Ainda não deu para ver o gelo de água diretamente, mas sua assinatura molecular foi detectada por meio de um espectrômetro.[Imagem: ESA/Rosetta]

Gelo espacial

A sonda espacial Rosetta encontrou indícios da ocorrência de um ciclo diário de água e gelo na superfície do cometa 67P, em torno do qual a sonda orbita há mais de um ano.

Antes da chegada da Rosetta ao 67P, acreditava-se que cometas eram "bolas de gelo sujo", mas o que se viu foi um pedregulho duro e aparentemente seco, uma espécie de "sujeira gelada", já que tudo no rigor do espaço é gelado, e os sinais de gelo de água ou outras substâncias tenham sido escassos até o momento.

À medida que a luz do Sol aquece o núcleo frio do cometa, ele expele substâncias voláteis, incluindo as tão procuradas moléculas de água, mas também monóxido e dióxido de carbono, tudo transformado diretamente em gás, que sai devidamente acompanhado de poeira. Juntos, o pó e o gás constituem a coma e a cauda características do cometa.

Que tipo de vida poderíamos de fato encontrar em Marte?

A NASA reacendeu a nossa esperança em encontrar vida alienígena quando anunciou a primeira evidência direta de água em forma líquida em Marte. Mas antes de cedermos a fantasias de reptilianos espaciais e marcianos verdes, precisamos lembrar que Marte é um planeta frígido com uma fina atmosfera. E isso traz a óbvia questão: que formas de vida poderiam de fato morar ali?

Qualquer vida em Marte hoje é quase que certamente microbial, mas além disso, não temos como ter certeza de nada até explorarmos e estudarmos a área. Mesmo assim, podemos fazer alguns palpites embasados sobre a natureza da vida marciana, ao cair de cabeça em algumas das biologias mais estranhas do planeta Terra.

Salgado e gelado
De acordo com a NASA, a “evidência mais forte até então” que a água em forma líquida flui intermitentemente na superfície marciana vem de uma análise espectroscópica que encontrou sais percloratos hidratados em feixes das paredes de crateras marcianas.

Dissolver sal na água é uma das melhores m…

O bilionário Elon Musk esclarece seu plano de “bombardear Marte”

Há algumas semanas, Elon Musk disse que deveríamos bombardear Marte para aquecer o planeta e prepará-lo para abrigar vida (se ela já não existir por lá). O bilionário estava apenas falando de improviso, e durante um evento da empresa de energia solar SolarCity, ele resolveu esclarecer as coisas.

O fundador da SpaceX não quer bombardear a superfície do planeta vermelho. Ele quer usar bombas de fusão mais poderosas do que qualquer explosivo já feito para estourarem no céu em intervalos de poucos segundos, criando um “sol” temporário sobre cada polo.

De acordo com o Mashable, Musk disse o seguinte: “eu estava falando em ter uma série de explosões muito grandes para os nossos padrões, mas muito pequenas para os padrões de calamidade – basicamente, ter dois minúsculos sóis pulsantes sobre os polos. Eles na verdade estariam acima do planeta, não no planeta.”

“A cada vários segundos, seriam enviadas grandes bombas de fusão sobre os pólos… Muitas pessoas esquecem que o nosso Sol é uma gigant…

Explosão misteriosa: Ufólogos estudam fenômeno testemunhado por cariocas

Simulação da exposão sobre a foto. Fenômeno foi visto por moradores das zonas Norte e Sul
Foto: Arte O Dia

Forte estrondo e clarão foram percebidos no céu por pessoas das zonas Norte e Sul

Os ufólogos estão atônitos. Tudo porque boa parte deles acredita que o forte estrondo, seguido de clarão no céu, presenciado por moradores das zonas Norte e Sul do Rio por volta de 3h do dia 3 de setembro, possa estar relacionado à explosão de um disco voador. O fenômeno, que acordou moradores em bairros como Copacabana, Leblon, Gávea, Vila Isabel e Tijuca, onde relatos dão conta de explosão assustadora, seguida de ruído contínuo e luzes intensas no ar, ainda não têm nenhuma explicação.

“A hipótese de explosão de Objeto Voador Não Identificado (OVNI) é real. Casos semelhantes já ocorreram na Alemanha e até mesmo no Brasil. Em 1954, por exemplo, uma nave espacial de origem desconhecida se desintegrou ao entrar na atmosfera em Ubatuba, no litoral paulista. Naquela época, conforme amplamente divulgado…

Mentes brilhantes

FONTE: DOCUMENTÁRIOS CIÊNCIAS