Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 8, 2018

Podem as ondas gravitacionais revelar quão depressa o Universo está se exapandindo?

Visualização de uma simulação feita por um supercomputador da fusão de dois buracos negros que libertam ondas gravitacionais.
Crédito: NASA/C. Henze

Desde que nasceu há 13,8 bilhões de anos, que o Universo tem vindo a expandir-se, arrastando centenas de milhares de milhões de galáxias e estrelas, como passas numa massa que cresce rapidamente.

Os astrônomos têm apontado telescópios para certas estrelas e outras fontes cósmicas a fim de medir a sua distância à Terra e quão rapidamente se afastam de nós - dois parâmetros essenciais para estimar a constante de Hubble, uma unidade de medida que descreve o ritmo de expansão do Universo.

Mas, até à data, os esforços mais precisos basearam-se em valores muito diferentes da constante de Hubble, não oferecendo uma resolução definitiva para exatamente quão depressa o Universo cresce. Esta informação, pensam os cientistas, pode lançar luz sobre as origens do Universo, bem como sobre o seu destino, se o cosmos se expandirá indefinidamente ou se a…

Investigadores descobrem material orgânico nas Galáxias Antena

Imagem obtida pelo Hubble das Galáxias Antena.
Crédito: ESA/Hubble & NASA

Após a realização de uma análise espectroscópica com o instrumento MUSE, no VLT (Very Large Telescope), no ESO (Chile), uma equipe liderada pela astrofísica Ana Monreal Ibero do IAC (Instituto de Astrofísicas das Canárias) provou a existência de bandas interestelares difusas nas Galáxias Antena, a 70 milhões de anos-luz da Terra. Desta forma, mostrou que há provavelmente material orgânico noutras galáxias além da nossa vizinhança galáctica.

O espectro eletromagnético de um objeto celeste (galáxia, estrela, etc.) resulta da quebra da luz emitida nas suas cores constituintes. As características desse espectro - por exemplo, as cores dominantes ou ausentes - dizem-nos mais sobre as propriedades do objeto, como a sua velocidade em relação a nós e a sua composição química. "Além disso, e pelo mesmo preço - explica Ana Monreal - esta análise dá-nos informações sobre o material que a luz atravessa no caminho …

Inteligência Artificial precisa ser socialmente responsável

Já existem grupos de pesquisa concentrados na chamada inteligência artificial do bem, focada em programas que aprendem a cooperar, negociar e transigir para chegar a uma posição comum.

Inteligência com justiça social

O desenvolvimento de novas tecnologias de inteligência artificial está sujeita a vieses e os sistemas resultantes podem ser discriminatórios, significando que deve haver mais empenho por parte dos formuladores de políticas para garantir que esses desenvolvimentos sejam democráticos e socialmente responsáveis.

Esse é um resumo que a Dra. Barbara Ribeiro, do Instituto de Inovação da Universidade de Manchester, no Reino Unido, faz de um relatório que um grupo de 19 especialistas elaborou sobre as oportunidades e os riscos dos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial e da robótica.

Como o investimento nessas tecnologias será essencialmente pago pelos contribuintes no longo prazo, diz o relatório, os formuladores de políticas precisam garantir que os benefícios de…

Carl Sagan - Primeiro Contato

Quando acontecerá o nosso primeiro contato com uma civilização extraterrestre? Como será? De onde eles virão? Ou eles só mandarão mensagens via rádio? Ou nós que iremos até eles? Como eles são? Nos destruirão ou não? O que pensarão de nós?
Como a humanidade irá reagir, do ponto de vista filosófico, político, religioso e espiritual com a descoberta de vidas inteligentes fora da terra?
São muitas perguntas sem respostas, mas a dúvida é o combustível para o avanço. Tentaremos respondê-las a medida que nossa tecnologia avança.

Carl Sagan não conseguiu viver a tempo de ver essas perguntas respondidas. Mas quando, e se, descobrirmos, seu nome será um dos primeiros a ser citado. Toda a sua vida dedicada a descoberta de vida fora da terra não foi, e, não será, em vão.

Narrado por Carl Sagan.

As musicas de fundo são uma combinação de 4 musicas de Michael Giacchino: Lax, Helen of Joy, My Orca, e Locke, respectivamente.



FONTE: Canal Youtube Douglas Ramos



Incidente de Shag Harbour será investigado pela família Cousteau

Jacques Cousteau construiu um submersível em forma de disco para suas missões oceanográficas
Créditos: Arquivo

O Incidente de Shag Harbour aconteceu na noite de 4 de outubro de 1967, ao redor de 23 horas, quando várias testemunhas observaram um objeto luminoso aparentemente cair no mar, não muito distante da costa. Não havia aeronaves sobrevoando a área, mas de qualquer forma várias pessoas se organizaram a fim de prestar socorro a um possível avião que houvesse ali se acidentado. Porém não encontraram qualquer destroço, mas somente uma estranha espuma amarela flutuando na superfície da água, que logo se desfez.

As linhas telefônicas da polícia e outros serviços públicos ficaram congestionadas, e nos dias que se seguiram foi observada uma intensa movimentação de embarcações da Guarda Costeira e da Marinha. Informações desencontradas eram divulgadas a todo momento, além de mais relatos de UFOs na região e nas cidades próximas. Entre as informações a respeito do caso que circulam até …

Astrônomos identificam origem de partícula que pode ajudar a contar a história do Universo

O telescópio IceCube, instalado no Polo Sul e em operação desde 2010, detectou a fonte de neurotrinos de alta energia (ICECUBE/NSF)

Edison Veiga
De Milão para a BBC News Brasil

Uma nova era de pesquisas especiais se inaugura nesta quinta-feira. Isso porque uma equipe internacional de astrônomos descobriu a fonte de neutrinos de alta energia encontrados no Polo Sul - e esta partícula misteriosa abre uma oportunidade para contar a história e esclarecer enigmas do próprio Universo.

A descoberta está na edição desta quinta da revista Science e foi divulgada em coletiva de imprensa na sede da National Science Foundation, em Alexandria, Virginia (EUA).

"Neutrinos de alta energia realmente nos fornecem uma nova janela para observar o Universo", comenta o físico Darren Grant, da Universidade de Alberta, em entrevista à BBC News Brasil.

Grant é um dos mais de 300 pesquisadores de 49 instituições que integram o grupo IceCube Collaboration - responsável pela descoberta. "As propr…

Cientistas identificam fonte de misteriosas emissões que estão destruindo camada de ozônio

Buraco na camada de ozônio em 2000 registrado pela NASA, a agência espacial dos EUA (NASA/SCIENCE PHOTO LIBRARY)

Nos últimos meses, cientistas de todo o mundo foram surpreendidos com um misterioso aumento das emissões de gases que estão comprometendo, de forma drástica, a camada de ozônio que protege a Terra.

Agora, um grupo de pesquisadores acredita ter descoberto os responsáveis pelos danos ao meio ambiente: espumas de isolamento térmico de poliuretano, produzidas na China para uso em residências.

A Agência de Investigação Ambiental (EIA, na sigla em inglês), com base no Reino Unido, identificou a presença de CFC-11, ou clorofluorocarbonos-11, na produção dessas espumas na China. O composto químico havia sido proibido em 2010, mas está sendo usado intensamente em fábricas chinesas.

O relatório da EIA apontou a construção de casas na China como fonte das emissões atípicas de gases. Há dois meses, pesquisadores publicaram um estudo que mostrava que a esperada redução do uso de CFC-11…

Cientistas descobrem como foi a última refeição de homem que viveu há 5 mil anos

Pesquisadores vasculham múmia em busca de indícios da alimentação (SOUTH TYROL ARCHAEOLOGY MUSEUM\EURAC\M.SAMADELLI)

Edison Veiga
De Milão para a BBC Brasil

Uma das modas mais recentes para quem quer perder peso está na volta às origens. No caso, bastante às origens. A chamada dieta paleolítica busca reproduzir (com as devidas atualizações pertinentes) a alimentação que os seres humanos tinham na pré-história: trata-se de um cardápio baseado em plantas selvagens, carne, peixe e ovos.

Não é tão páleo assim, mas ao menos é histórica e cientificamente comprovada: em artigo publicado pela revista Current Biology nesta quinta, um grupo internacional de cientistas concluiu exatamente como foi a última refeição de um homem que viveu há 5,3 mil anos, no período Neolítico.

Trata-se de Ötzi, o Homem do Gelo - a múmia de gelo naturalmente preservada mais antiga de que se tem notícia, que rivaliza com a egípcia Ginger como a mais velha múmia humana conhecida. Esse corpo humano foi descoberto por…

Ossos mais antigos de hominídeos fora da África são encontrados na China

LOCAL ONDE FORAM ENCONTRADAS AS FERRAMENTAS DE MILHÕES DE ANOS (FOTO: PROF. ZHAOYU ZHU)

Achados têm cerca de 2,12 milhões de anos — 270 mil a mais do que os esqueletos considerados os mais antigos até então

Arqueólogos chineses e britânicos encontraram evidências de que os hominídeos saíram da África bem antes do que imaginávamos. Em estudo publicado no periódicoNature, os pesquisadores revelam ter encontrados ossos e ferramentas em um planalto em Shangchen, na China.

Segundo a pesquisa, os achados têm cerca de 2,12 milhões de anos, 270 mil a mais do que os esqueletos e ferramentas de hominídeos considerados os mais velhos já encontrados fora da África, que têm 1,85 milhão de anos.


OSSOS E FERRAMENTAS FORAM ENCONTRADOS EM PLANALTO NO SUL DA CHINA (FOTO: PROF. ZHAOYU ZHU)

No local, que tem cerca de 270 mil quilômetros quadrados, os arqueólogos encontraram nós, raspadeiras, pedras com as pontas arredondadas, pedras afiadas e martelos de pedra.

No total, foram 80 artefatos de pedra en…

Exposição revela fotos raras da descoberta da tumba de Tutancâmon

IMAGEM FAMOSA DA TUMBA DO FARAÓ TUTANCÂMON (FOTO: HARRY BURTON / THE GRIFFITH INSTITUTE, UNIVERSITY OF OXFORD)

Durante as escavações na década de 1920, fotógrafo tirou mais de três mil fotos — muitas delas mostram várias pessoas que colaboraram na empreitada mas nunca receberam os devidos créditos

Em 1922, o fotógrafo Harry Burton recebeu um convite que mudou sua vida: o arqueólogo Howard Carter havia ganhado acesso para visitar a câmara de Tutancâmon no Vale dos Reis, no Egito, e queria levar alguém que pudesse registrar essa jornada.

Burton é, claro, aceitou e passou os próximos oito anos tirando fotos do interior da tumba. Ao longo desse período, estima-se que o fotógrafo tenha captado mais de três mil imagens, o que fez com que ganhasse o apelido de "o fotógrafo do faraó".


Uma seleção dessas imagens está disponível para o público no Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, até o fim de setembro. Trata-se da exposição "Fotog…

Cientistas descobrem "dunas fantasmas" em Marte

DUNAS FANTASMAS NA SUPERFÍCIE DE MARTE (FOTO: NASA/UNIVERSITY OF ARIZONA)

Segundo estudo, as condições geofísicas do planeta vermelho estão sempre mudando

Cientistas da Universidade de Washington em Seattle, nos Estados Unidos, descobriram várias dunas fantasmas na superfície de Marte. Em estudo publicado no periódico Journal of Geophysical Research: Planets, eles detalham como a descoberta pode influenciar futuras pesquisas sobre o planeta vermelho.

Em anúncio, a União Americana de Geofísica explica que dunas fantasmas são espaços onde uma vez existiram dunas de areia. A partir de análises de imagens de satélite, os pesquisadores identificaram 480 dunas fantasmas na região de Valles Marineris em Marte, o maior conjunto de cânions do Sistema Solar.


"Esses buracos sozinhos não são suficientes para identificar uma duna, mas juntos, têm tantas características em comum com dunas terrestres e marcianas que teríamos que inventar alguma explicação muito fantasiosa para afirmar que são…

Telescópio registra imagem maravilhosa de aglomerado estelar

CONGLOMERADO REGISTRADO PELO TELESCÓPIO DO ESO NO CHILE (FOTO: ESO)

Localizado a 5,5 mil anos-luz da Terra, o RCW 38 é cheio de estrelas jovens e quentes

A 5,5 mil anos-luz da Terra, na constelação de Vela, há um aglomerado de estrelas fascinante. Trata-se do RCW 38, que une várias estrelas grandes, quentes e jovens.

O telescópio VLT (Very Large Telescope, em inglês) do Observatório Europeu do Sul (ESO) registrou uma bela imagem do RCW 38. Localizado no Chile, o aparelho foi utilizado em conjunto com uma câmera infravermelha conhecida como HAWK-I e o sistema ótico GRAAL para realizar o clique.

Foram necessários vários testes entre o HAWK-I e o GRAAL antes do registro oficial: a câmera opera a partir de ondas infravermelhas, enquanto o sistema o ajuda a alinhar sua visão e captar as imagens.

A região azul da foto corresponde ao centro do aglomerado, onde ficam as estrelas mais jovens e as que ainda estão em formação. Segundo o observatório, a radiação intensa emitida pelas novatas d…

Pesquisadores do ON (Observatório Nacional) descobrem que exoplaneta Ross 128b é viável para abrigar vida

Representação artística do planeta Ross 128 b, com sua estrela hospedeira ao fundo.
Crédito: ESO/M. Kornmesser

O exoplaneta Ross 128b tem características viáveis para abrigar vida. Uma equipe coordenada por pesquisadores do Observatório Nacional analisou as características físico-químicas do sistema extrassolar Ross 128, e constatou que este sistema guarda muitas semelhanças com o Sol e a Terra.

O grupo realizou um estudo detalhado das propriedades da estrela visando compreender melhor o exoplaneta Ross 128b, descoberto em 2017 por cientistas liderados pelo Instituto de Planetologia e Astrofísica de Grenoble, na França.

Ross 128b tem massa equivalente à do nosso planeta, está localizado na zona habitável da sua estrela e tem uma temperatura média na superfície da ordem de 21ºC. Além disso, está muito próximo da Terra, a 10 anos-luz (cada ano-luz corresponde a 9,46 trilhões de quilômetros).

"Desenvolvemos um estudo detalhado das propriedades físico-químicas da estrela Ross 128 c…

Cientistas buscam sinais de matéria escura no interior da Terra

HALITA, UM DOS MINERAIS QUE OS PESQUISADORES ACREDITAM SERVIR PARA DETECÇÃO DE PARTÍCULAS MASSIVAS QUE INTERAGEM FRACAMENTE. (FOTO: DIDIER DESCOUENS, VIA WIKIMEDIA COMMONS)

Alguns minerais abaixo da superfície do planeta podem ser a chave para novos métodos de detecção de partículas da matéria escura

Além de tentar detectar matéria escura diretamente do espaço, novos estudos estão procurando por traços do material em antigos minerais localizados abaixo da superfície da Terra. Para alguns pesquisadores, rochas do interior do planeta podem apresentar indícios de colisões com a matéria escura.

A ideia é que experimentos com detectores sofisticados instalados nas profundezas da Terra possam um dia complementar ou até competir com as técnicas de detecção de matéria escura consolidadas hoje em dia.


Estudos desse tipo já estão em curso há algumas décadas e, agora, uma equipe de pesquisadores liderados pela física Katherine Freese, da Universidade de Michigan, propõe que minerais como a hali…

Cientistas da NASA transformam plasma de Saturno em áudio; escute

AS ÓRBITAS DA GRANDE FINAL DA SONDA CASSINI DA NASA ENCONTRARAM UMA INTERAÇÃO PODEROSA DE ONDAS DE PLASMA QUE SE DESLOCAM DE SATURNO PARA SEUS ANÉIS E SUA LUA ENCÉLADO. (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)

Com dados da sonda Cassini, pela primeira foram registradas as poderosas ondas de plasma que conectam Saturno e a lua Encélado

O segundo maior planeta do Sistema Solar, Saturno, vive em constante troca energética com seus anéis e sua lua,Encélado. É o que mostra uma nova pesquisa da NASA que usou dados da sonda espacial Cassini.

As observações mostram pela primeira vez que poderosas ondas de plasma viajam em linhas de campo magnético conectando Saturno diretamente a Encélado. As linhas de campo são como um circuito elétrico entre os dois corpos, com a energia fluindo para frente e para trás.

Assim como o ar ou a água, o plasma, o quarto estado da matéria, gera ondas para transportar energia. O instrumento da Radio Plasma Wave Science (RPWS) a bordo da sonda Cassini registrou intensas ondas de …

Matéria de Capa | Alienígenas | 08/07/2018

Um ex-pesquisador da NASA afirma que os extraterrestres estão por aí e que é só questão de tempo até serem descobertos. Um bilionário da indústria aeroespacial garante que seus parentes tiveram um encontro com alienígenas. E uma astronauta, que já viu a terra lá do alto, lembra que o universo é muito grande para alguém garantir que não existe vida em algum lugar bem distante.

Não bastassem essas afirmações, documentos até recentemente secretos registram contatos com objetos voadores não identificados, um deles no Brasil. Diante de todas essas evidências, como ficam os mais céticos? É disso que vamos falar nesta edição.



FONTE: Matéria de Capa

Céu da Semana 09/07 a 15/07/2018

Vamos viajar até a Constelação de Perseu, onde existe um Aglomerado duplo com milhares de estrelas formadas há treze milhões de anos, observáveis a olho nu.



FONTE: UNIVESP TV

'Aposentadas' por antibióticos, larvas de mosca voltam a ser usadas para tratar feridas crônicas

Na Europa, a espécie de mosca mais usada para esse fim é a Lucilia sericata

Evanildo da Silveira
De São Paulo para a BBC News Brasil

Uma antiga forma de tratamento de feridas crônicas, que havia sido descartada com o surgimento dos antibióticos, está voltando a ser usada em alguns hospitais dos EUA, Europa e América Latina. No Brasil, ela vem sendo pesquisada em algumas universidades e é aplicada rotineiramente em pelo menos um hospital, o Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Trata-se da terapia larval ou larvoterapia, que, como o nome sugere, é o uso de larvas, no caso de moscas, para a cicatrização de ferimentos que resistem à cicatrização.

Elas agem na ferida por meio de quatro mecanismos: removem o tecido necrosado (morto), rompem o biofilme bacteriano (uma comunidade de microrganismos extremamente organizada que interfere muito no processo de reparação da ulceração), promovem o crescimento de tecido sadio e eliminam bactérias …

Duas excelentes palestras científicas

O que mais vem do céu além da luz das estrelas?

O planeta Terra é continuamente bombardeado por “raios cósmicos”, que, em sua maioria, são núcleos de átomos que chegam de todas as direções do céu.

Ao entrar na atmosfera, cada um deles interage com um átomo do ar, produzindo novas partículas, que, por sua vez, também reagirão dando origem a outras, em uma cascata de reações. Ao conjunto das partículas descendo até o solo damos o nome de “chuveiro atmosférico”.

Nós não nos damos conta de que estamos sendo atravessados por partículas desses chuveiros e não percebemos nenhum efeito.

É como fazer o “Raio X” de um dente: não sentimos nada.

Alguns raios cósmicos chegam à Terra com energias muito altas, da ordem da energia de uma bola de tênis sacada por um jogador profissional, concentrada em uma partícula subatômica. Os raios cósmicos mais energéticos são justamente os mais raros. Apenas um deles, em média, chega ao topo da atmosfera em um quilômetro quadrado em um ano.

Justamente por isso,…

O que é um astrolábio e como funciona

Uma réplica de um astrolábio.

O astrolábio é um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte.

Convenciona-se dizer que o surgimento do astrolábio é o resultado prático de várias teorias matemáticas desenvolvidas por célebres estudiosos antigos: Euclides, Ptolomeu, Hiparco de Niceia e Hipátia de Alexandria.

Era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi por muito tempo utilizado como instrumento para a navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu. Mais tarde, foi simplificado e substituído pelo sextante (instrumento astronômico usado para determinar a latitude).

Também era utilizado para resolver problemas geométricos, como calcular a altura de um edifício ou a profundidade de um poço. Era formado por um disco de latão graduado na sua borda, um anel de suspensão e uma mediclina (espécie de ponteiro). O astrolábio náutico era uma versão simplificada do tradicional e tinha a possibilidade apenas de medir a a…

Telescópio espacial Kepler, da NASA, está ficando sem combustível e pode ter pouco tempo restante

Por: Tom McKay

O famoso Telescópio Espacial Kepler, da NASA — a nave que descobriu milhares de exoplanetas desde o seu lançamento, em 2009 — está entrando na fase de aposentadoria de sua vida útil. A NASA anunciou na sexta-feira (6) que a equipe do Kepler “recebeu uma indicação de que o tanque está muito baixo” e “colocou a espaçonave em estado de hibernação, em preparação para baixar os dados científicos coletados em sua mais recente campanha de observação”.

O Kepler sofreu um defeito mecânico em seu sistema de direção em 2013, forçando os cientistas a desenvolverem um inteligente plano alternativo no qual eles usaram a pressão dos raios do Sol para agir como um substituto para uma de suas rodas de reação que falharam. Essa nova fase, chamada K2, é imperfeita, e a NASA inicialmente acreditava que ela só permitiria dez campanhas de observação com o combustível restante. No entanto, ela funciona e permite que o Kepler observe pedaços do espaço por aproximadamente 83 dias por vez. De a…

Paul Horowitz e a busca por inteligência extraterrestre

Por Gregory L. Charvat

Recentemente tive a oportunidade de assistir a uma palestra do professor de Harvard, Paul Horowitz. É um nome que você provavelmente reconhece. Ele é mais conhecido por seu livro icônico, A Arte da Eletrônica (The Art Of Electronics), que é muitas vezes referido não pelo seu nome, mas pelos sobrenomes dos autores: "Horowitz e Hill".

Além disso, o que você sabe sobre Paul Horowitz? Paul é engenheiro elétrico e físico. Paul passou grande parte de sua carreira no ensino e na prática de eletrônica com o objetivo de encontrar uma vida extraterrestre inteligente.

Quanto podemos ouvir?

A primeira coisa que o Prof. Horowitz nos ensinou foi que a relação sinal-ruído (SNR) de mais de 1.000 anos-luz com uma antena equivalente a Arecibo em cada extremidade é quatro ordens de magnitude acima da radiação cósmica de fundo. Isso é muito bom para comunicações. É totalmente plausível transmitir sinais entre civilizações extraterrestres inteligentes, se existirem, e ess…