Pular para o conteúdo principal

Como a NASA planeja pousar seu novo aterrissador em Marte na próxima semana



Por Ryan F. Mandelbaum

O mais novo aterrissador marciano da NASA está programado para fazer pesquisas geológicas inovadoras no planeta vermelho. Mas, primeiro, ele precisa pousar na próxima segunda-feira (26). E pousar em Marte não é nenhum feito fácil.

Apesar de uma série de sucessos recentes da NASA, a taxa geral de sucesso dos pousos em Marte é de cerca de 40%. O lander InSight enfrentará mais uma vez as perigosas atmosfera e superfície marcianas em sua missão de estudar o solo sob a superfície do planeta e, com sorte, detectar “Marsquakes“.

“Toda vez que você está tentando pousar em outro planeta, é muito empolgante”, disse Tom Hoffman, gerente de projetos da InSight na NASA, em entrevista ao Gizmodo. “Para o InSight, isso não é diferente. Há tantos desafios diferentes que temos que superar para aterrissar com sucesso.”

O lander InSight foi lançado em maio, a partir da costa oeste dos Estados Unidos, e está programado para pousar na segunda-feira às 18h, horário de Brasília. Ele é equipado com três ferramentas para estudar o planeta: um sismógrafo para medir as ondas sonoras que viajam pelo solo (também conhecidas como Marsquakes), uma sonda de calor que mede como o calor flui sob a superfície de Marte e uma antena de rádio para medir o local do Polo Norte do planeta, em constante movimento, para estudar indiretamente seu núcleo. Esses instrumentos chegarão em uma plataforma quase idêntica à dos anteriores landers Phoenix para transportar os instrumentos para a superfície marciana.

O aterrissador InSight precisará diminuir a velocidade de várias centenas de quilômetros por hora para pousar suavemente na superfície marciana. Marte tem uma atmosfera mais fina que a Terra e, portanto, menos arrasto atmosférico para o paraquedas desacelerar. E o planeta ainda tem um clima com ventos para a sonda enfrentar. Mesmo se tudo correr conforme o planejado, um braço robótico precisa mover a sonda de calor e o sismômetro para o chão — algo que nunca foi feito antes.

Os cientistas esperam que o InSight chegue ao local plano como um “estacionamento” e não numa encosta ou no topo de uma grande rocha. “Para mim, será emocionante se for realmente plano e chato”, disse ao Gizmodo Suzanne Smrekar, vice-investigadora principal do InSight na NASA. “De forma que possamos implantar nossos instrumentos com segurança e começar rapidamente.” A sonda de fluxo de calor pode pousar no solo com mais facilidade quando está nivelada, e os cientistas não querem que o sismômetro oscile ao atingir uma rocha.


Imagem da mesa de testes do Insight, tirada por um modelo de engenharia. Foto: NASA/JPL

A equipe do InSight trabalhou duro para preparar o lander para esses vários desafios. O InSight aterrissará em uma altitude mais alta que o Phoenix e, portanto, terá menos tempo para desacelerar. Portanto, a equipe reforçou seu paraquedas — Hoffman disse ao Gizmodo que sua equipe não conseguiu quebrar o paraquedas em um túnel de vento, o que é um bom sinal. Em seguida, ele irá disparar foguetes para facilitar sua chegada à superfície. Assim que pousar, o InSight irá tirar imediatamente uma foto da superfície marciana, e os cientistas começarão a trabalhar, decidindo onde colocar os instrumentos. Ainda levará de dois a três meses para que os instrumentos sejam totalmente implantados. Uma mesa de testes, com uma maquete completa do InSight sobre pedras falsas e cascalho, está localizada no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, para os cientistas fazerem testes de colocação dos instrumentos com o braço robótico.

Talvez você já saiba que o último lander a voar para Marte, o Schiaparelli, da Agência Espacial Europeia, colidiu forte com o solo devido a um erro de cálculo. A equipe do InSight analisou as lições aprendidas com o Schiaparelli e fez alguns ajustes no software da sonda, disse Hoffman. Os engenheiros da NASA estarão atentos a sinais de rádio reveladores da sonda, além de monitorar o Mars Reconnaissance Orbiter e a sonda Odyssey. Duas espaçonaves menores atrás do InSight também tentarão monitorar o progresso do aterrissador e retransmitir sinais de volta à Terra, de acordo com um comunicado da NASA.

Uma vez que o InSight chegar a seu destino, no entanto, o trabalho científico será incrível.

“Queremos entender o nascimento de planetas rochosos nas primeiras dezenas de milhões de anos, enquanto eles se formam a partir de uma massa fundida”, Smrekar disse ao Gizmodo. “Isso prepara a evolução para o resto do planeta.”

A NASA irá transmitir o pouso na segunda-feira, e a gente, é claro, vai acompanhar.


A ilustração deste artista mostra quatro rovers bem-sucedidos da NASA em Marte (da esquerda para a direita): Sojourner, Spirit e Opportunity e Curiosity. A imagem também mostra o próximo robô Mars 2020 e um explorador humano.
Créditos: NASA


As missões da NASA Science circulam a Terra, o Sol, a Lua, Marte e muitos outros destinos dentro do nosso sistema solar, incluindo naves espaciais que observam ainda mais o nosso universo. A Frota da Ciência descreve o escopo da atividade da NASA e como nossas missões viajaram por todo o sistema solar.
Créditos: NASA / GSFC


Este mapa mostra a temperatura da atmosfera marciana 16 milhas acima da superfície. Os dados foram coletados em 18 de novembro de 2018, cerca de uma semana antes do pouso da sonda InSight, da Nasa, estar previsto para aterrissar na superfície marciana. A temperatura indica aos cientistas da missão a quantidade de atividade de poeira na atmosfera. O mapa mostra uma variedade de latitudes, com temperaturas claramente caindo perto do pólo norte do planeta. Os locais de pouso de vários landers da NASA em Marte são mostrados para o contexto.
Créditos: NASA / JPL-Caltech


O conceito deste artista retrata o terreno liso e plano que domina a elipse de pouso da InSight na região de Elysium Planitia de Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech


O orbitador da Mars Odyssey captou esta imagem do local de pouso alvo para o módulo InSight da NASA.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / ASU


A impressão do artista mostra as principais camadas interiores da Terra, Marte e da Lua.
Créditos: NASA / JPL-Caltech


InSight Mars Lander da NASA em configuração totalmente pousada na sala limpa no Lockheed Martin Space em Littleton, Colorado. Uma vez que as matrizes solares estejam totalmente instaladas em Marte, elas podem fornecer 600-700 watts em um dia claro, ou apenas o suficiente para alimentar um liquidificador doméstico.
Créditos: Lockheed Martin

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s