Pular para o conteúdo principal

Conheça Valkyrie, o robô humanoide que ajudará o ser humano a colonizar Marte



Robôs enviados até o momento para exploração espacial, como o Curiosity, o Opportunity e o Spirit, possuem uma estrutura de rodas para se locomover, e se assemelham a carros com uma série de câmeras e sensores. Mas a NASA está prestes a iniciar uma nova era de máquinas para a exploração de Marte com a Valkyrie (ou simplesmente R5), um robô humanoide extremamente articulado, desenvolvido para andar em solos irregulares, que poderá ser usado para ajudar a agência espacial norte-americana na ambição de colonizar o Planeta Vermelho.

Apresentado pela NASA no final de 2013, o robô humanoide semi-autônomo foi construído pelo Johnson Space Center (JSC) para participar do DARPA Robotics Challenge (DRC). Seu objetivo é ser um "herói" salvador em resgates perigosos, operando em ambientes inóspitos como locais de desastres naturais ou acidentes. Com mais de 1,80cm de altura e 136 kg, ele é capaz de replicar a capacidade dos seres humanos de andar com bastante equilíbrio e movimentar braços, mãos e dedos com muita precisão.

Mas agora a Valkyrie (que é do gênero feminino) tem um novo destino, de acordo com a BBC: ajudar os seres humanos a colonizar Marte. Ela pode usar diversas ferramentas e mapear seu próprio caminho com segurança, além de explorar os terrenos marcianos rochosos graças à sua potência hidráulica.

Confira a Valkyrie em ação no vídeo abaixo, divulgado pela NASA:



Dentro da placa transparente de infravermelho que faz o papel de “visor”, protegendo o sensor na cabeça do robô, está um sensor LIDAR que o ajuda a identificar objetos e obstáculos nos arredores. Além disso, Valkyrie tem cérebro duplo — dois computadores alimentados por processadores Intel iCore i7 controlam os diversos sensores espalhados pelo seu corpo. Também conta com uma bateria interna, capaz de manter tudo funcionando por cerca de uma hora.

Quanto às câmeras, há uma Multisense SL em sua cabeça, com laser e visão 3D, além de algumas câmeras extras que apontam para frente e para trás de seu torso. Em cada uma de suas mãos há 38 sensores para ajudar na precisão dos movimentos. Através desse complexo sistema, os operadores poderão ver tudo o que a Valkyrie está fazendo, já que ela é capaz de realizar todas as tarefas necessárias por conta própria enquanto os humanos apenas supervisionam. Caso exista algum perigo que o robô não tenha identificado, será possível fazê-lo parar a tempo.

A Valkyrie será bastante útil para replicar a capacidade dos humanos de andar em solo marciano e testar melhor as condições do ambiente, além de construir estruturas em Marte ou na Lua onde pessoas possam viver no futuro.

FONTE: BBC via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s