Pular para o conteúdo principal

Sunita Williams: a astronauta veterana que já passou 322 dias em órbita


SUNITA WILLIAMS NASCEU EM SETEMBRO DE 1965; SE ESCOLHIDA, TERÁ 57 ANOS QUANDO PISAR NA LUA (FOTO: NASA)

Se escolhida para a missão Artemis, em 2024, Sunita vai fazer sua terceira viagem ao espaço

POR CARINA BRITO

ANASA anunciou no início de 2019 o projeto Artemis, que levará a primeira mulher à Lua até 2024. Pensando nisso, a GALILEU preparou o perfil de Sunita Williams, uma das 12 cientistas que fazem parte do atual time de astronautas da agência espacial hoje — e têm mais chances de pisar em solo lunar.


(FOTO: NASA)

Suni, como é mais conhecida, nasceu em 1965 no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Junto com o marido, a astronauta gosta de sair com seus cães, malhar, fazer serviços domésticos, caminhar e acampar.


WILLIAMS DURANTE CAMINHADA ESPACIAL (FOTO: NASA)

Selecionada como astronauta pela NASA em junho de 1998, Williams trabalhou em Moscou com a Agência Espacial Russa na contribuição do país para a estação espacial e com a tripulação da Expedição 1. Depois trabalhou no ramo de robótica da estação e no sistema Dexterous Special Purpose, um robô de dois braços capaz de fazer caminhadas espaciais.

Como membro da tripulação da NASA Extreme Environments Mission Operations (NEEMO) 2, a astronauta viveu debaixo d'água no habitat de Aquarius (uma estação oceanográfica) por nove dias.

Williams já voou duas vezes para o espaço: primeiro em 2007, quando completou quatro caminhadas espaciais e passou mais de seis meses na estação espacial durante as expedições 14/15. Anos depois, em 2012, a especialista passou quatro meses por lá durante as Expedições 32/33, quando fez mais três caminhadas espaciais.


A CIENTISTA FOTOGRAFA O EQUIPAMENTO ETERNO DURANTE PROCEDIMENTO (FOTO: NASA)

A astronauta passou um total de 322 dias em órbita, o que a torna a sexta pessoa norte-americana a passar mais tempo no espaço. Atualmente, ela está treinando para sua primeira missão de pós-certificação da espaçonave Starliner da Boeing — que será o segundo voo tripulado desse tipo de veículo — e sua terceira missão de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional.



Acompanhe Williams no Twitter.

*Com supervisão de Giuliana Viggiano.

FONTE: REVISTA GALILEU

Anne McClain: a mais jovem (e promissora) astronauta da NASA

Shannon Walker: uma das únicas astronautas e aquanautas da NASA

Megan McArthur: a astronauta essencial em missões do telescópio Hubble

Serena Auñón-Chancellor: a astronauta que é especialista em questões médicas

Jeanette Epps: a astronauta da NASA que também trabalhou na CIA

Stephanie Wilson: uma astronauta experiente em viagens com ônibus espaciais

Kate Rubins: a primeira pessoa a sequenciar o DNA no espaço

Tracy Caldwell Dyson: conheça uma das mais jovens astronautas da NASA

Nicole Mann: a astronauta que também pilota aviões de combate

Christina Koch: a astronauta que baterá recorde de permanência no espaço

Jessica Meir: a astronauta da NASA especialista em vida marinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s