Pular para o conteúdo principal

Shannon Walker: uma das únicas astronautas e aquanautas da NASA


SHANNONS WALKER NASCEU EM JUNHO DE 1965; SE ESCOLHIDA, TERÁ 58 ANOS QUANDO PISAR NA LUA (FOTO: NASA)

Ela é uma das 12 candidatas para integrar a missão Artemis, que levará a primeira mulher à Lua em 2024

POR CARINA BRITO

ANASA anunciou no início de 2019 o projeto Artemis, que levará a primeira mulher à Lua até 2024. Pensando nisso, a GALILEU preparou o perfil de Shannon Walker, uma das 12 cientistas que fazem parte do atual time de astronautas da agência espacial — e têm mais chances de pisar em solo lunar.


(FOTO: NASA)

Nascida em 4 de junho de 1965 em Houston, Texas, Shannon Walker tinha apenas 4 anos quando os primeiros homens chegaram à Lua. Seus pais a levaram para o quintal da casa para observar o astro e ela se impressionou com a ideia de que pessoas estavam lá – e decidiu que era aquilo que gostaria de fazer quando crescesse.

O sonho virou realidade quando ela foi selecionada pela NASA, em 2004, como parte da 19ª classe de astronautas.


WALKER SE DIVERTE COM LIMÕES FRESCOS NA ISS (FOTO: NASA)

Walker completou o Treinamento para Candidatos a Astronautas em fevereiro de 2006, e se tornou astronauta de apoio da tripulação, ou seja, seria o principal contato para toda a coordenação, planejamento e interações da equipe com a Terra, além de ser a principal representante da tripulação enquanto estavam em órbita.

Já em 2007, a cientista começou a treinar para um voo de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Em novembro de 2010 foi parte da Expedição 24/25, quando passou 163 dias orbitando a Terra a bordo da ISS.

Enquanto vivia e trabalhava na Estação Espacial, foram realizados mais de 130 experimentos de microgravidade nas áreas de pesquisa humana, biologia e biotecnologia, ciências físicas e materiais, desenvolvimento de tecnologia e ciências da Terra e do espaço. Walker também foi responsável por auxiliar no pouso e na decolagem da nave russa Soyuz, utilizada na missão.


A CIENTISTA SE EXERCITA NA ISS (FOTO: NASA)

Em outubro de 2011, Walker comandou a missão da NASA Extreme Environments Mission Operations (NEEMO) 15 a bordo do laboratório subaquático Aquarius, em que ela e sua tripulação se tornaram oficialmente aquanautas – passaram mais de 24 horas debaixo d'água. Walker foi a 35ª pessoa a possuir os títulos de astronauta e aquanauta ao mesmo tempo. Também foi membro da Antarctic Search for Meteorites (ANSMET) 2014 - 2015, expedição que busca amostras de meteoritos nas montanhas geladas da Antártica.



*Com supervisão de Giuliana Viggiano.

FONTE: REVISTA GALILEU

Anne McClain: a mais jovem (e promissora) astronauta da NASA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s