SHANNONS WALKER NASCEU EM JUNHO DE 1965; SE ESCOLHIDA, TERÁ 58 ANOS QUANDO PISAR NA LUA (FOTO: NASA)
Ela é uma das 12 candidatas para integrar a missão Artemis, que levará a primeira mulher à Lua em 2024
POR CARINA BRITO
ANASA anunciou no início de 2019 o projeto Artemis, que levará a primeira mulher à Lua até 2024. Pensando nisso, a GALILEU preparou o perfil de Shannon Walker, uma das 12 cientistas que fazem parte do atual time de astronautas da agência espacial — e têm mais chances de pisar em solo lunar.
(FOTO: NASA)
Nascida em 4 de junho de 1965 em Houston, Texas, Shannon Walker tinha apenas 4 anos quando os primeiros homens chegaram à Lua. Seus pais a levaram para o quintal da casa para observar o astro e ela se impressionou com a ideia de que pessoas estavam lá – e decidiu que era aquilo que gostaria de fazer quando crescesse.
O sonho virou realidade quando ela foi selecionada pela NASA, em 2004, como parte da 19ª classe de astronautas.
WALKER SE DIVERTE COM LIMÕES FRESCOS NA ISS (FOTO: NASA)
Walker completou o Treinamento para Candidatos a Astronautas em fevereiro de 2006, e se tornou astronauta de apoio da tripulação, ou seja, seria o principal contato para toda a coordenação, planejamento e interações da equipe com a Terra, além de ser a principal representante da tripulação enquanto estavam em órbita.
Já em 2007, a cientista começou a treinar para um voo de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Em novembro de 2010 foi parte da Expedição 24/25, quando passou 163 dias orbitando a Terra a bordo da ISS.
Enquanto vivia e trabalhava na Estação Espacial, foram realizados mais de 130 experimentos de microgravidade nas áreas de pesquisa humana, biologia e biotecnologia, ciências físicas e materiais, desenvolvimento de tecnologia e ciências da Terra e do espaço. Walker também foi responsável por auxiliar no pouso e na decolagem da nave russa Soyuz, utilizada na missão.
A CIENTISTA SE EXERCITA NA ISS (FOTO: NASA)
Em outubro de 2011, Walker comandou a missão da NASA Extreme Environments Mission Operations (NEEMO) 15 a bordo do laboratório subaquático Aquarius, em que ela e sua tripulação se tornaram oficialmente aquanautas – passaram mais de 24 horas debaixo d'água. Walker foi a 35ª pessoa a possuir os títulos de astronauta e aquanauta ao mesmo tempo. Também foi membro da Antarctic Search for Meteorites (ANSMET) 2014 - 2015, expedição que busca amostras de meteoritos nas montanhas geladas da Antártica.
*Com supervisão de Giuliana Viggiano.
FONTE: REVISTA GALILEU
Anne McClain: a mais jovem (e promissora) astronauta da NASA
Comentários
Postar um comentário