Pular para o conteúdo principal

Água que astronautas beberam na missão Apollo 11 era do Brasil? Conheça a história


ASTRONAUTA CAMINHA SOBRE A LUA DURANTE A MISSÃO APOLLO 11 (FOTO: DIVULGAÇÃO/ NASA)

Empresa afirma que a NASA selecionou uma fonte de água localizada na cidade de Lindoia, no interior de São Paulo, para abastecer os astronautas que chegaram à Lua

POR CARINA BRITO

Um dos maiores feitos da humanidade, a chegada do homem à Lua, completou 50 anos neste 20 de julho. E há indícios de que o Brasil teve um pezinho nesse momento histórico. Segundo registros da empresa Lindoya Verão, a água que os astronautas tomaram durante a viagem era brasileira e saiu de uma fonte localizada na cidade de Lindoia, no interior de São Paulo.

A fonte São Sebastião, na época explorada pela empresa Irmãos Carrieri, hoje Lindoya Verão, era conhecida por jorrar uma água com propriedades terapêuticas, que auxiliavam no tratamento de problemas renais. A empresa alega que a agência espacial norte-americana escolheu a água por conta de sua baixa acidez, rápido grau de absorção pelo organismo e elevado poder diurético.


De acordo com Cesar Dib, diretor executivo da Lindoya Verão, a água da empresa ganhou fama internacional quando a cientista Marie Curie visitou as instalações da companhia em 1926 e reconheceu as qualidades terapêuticas da bebida “Acreditamos que foi por isso que a NASA decidiu como a melhor água para auxiliar os astronautas”, diz o executivo.

Para o químico Fábio Rodrigues, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Química da USP, “são qualidades de uma boa água, mas não tem nada específico na composição". Segundo ele, destaca-se o fato de ser uma água com baixa concentração de sal e pouco ácida. "Mas é a composição normal, de uma água mineral de boa qualidade”.

A Lindoya Verão possui cópia da nota fiscal 20.218 de 1969, emitida pela Cervejaria Amazonas, no Rio de Janeiro (RJ), que descreve a saída de 100 garrafas de água do Aeroporto Santos Dumont. Mas não é possível saber para onde elas foram, de fato.

Por e-mail, a NASA não confirmou que a água dos astronautas realmente veio do Brasil. “Células de combustível a bordo da espaçonave Apollo forneceram água potável para a tripulação”, disse Katherine Brown, assessora de imprensa da agência espacial.

Durante a missão, os astronautas precisavam de água para beber, lavar e preparar alimentos, e as tais células de combustível da espaçonave forneceram a maior parte. Nesse sistema, a eletricidade gerada pelas células se combina a hidrogênio e oxigênio e produz água. “É possível que a tripulação tenha bebido água engarrafada após o voo, mas não temos nenhum registro sobre a origem das garrafas”, afirma Brown.


NOTA FISCAL DA COMPRA DA ÁGUA PELA NASA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

De qualquer forma, a história é muito comemorada dentro da empresa. Hélio Formagio Tomazi, 76 anos, trabalhou na Lindoya por 47 anos e ajudou a embalar a água supostamente enviada para a NASA. Ele lembra que era muito trabalhoso o processo de embalar tudo manualmente. “Mas hoje eu tenho orgulho. Quem diria que depois de 50 anos eu ainda estaria falando disso?”


VEÍCULO DE LANÇAMENTO SATURN V (SA-506) PARA A DECOLAGEM DA MISSÃO APOLLO 11 ÀS 8:32 DA CDT, 16 DE JULHO DE 1969, DO COMPLEXO DE LANÇAMENTO 39A NO CENTRO ESPACIAL KENNEDY (FOTO: NASA)

*Com supervisão de Luiza Monteiro

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

A noite em que Lavras (MG) parou para ver um UFO

Serra da Bocaina no município de Lavras (MG)

Na noite de 1º de junho de 1969, um UFO sobrevoou a cidade de Lavras, região Sul do estado de Minas Gerais, sendo observado por centenas de pessoas. O fotógrafo amador e médico Dr. Rêmulo Tourino Furtini tirou diversas fotografias do estranho objeto, que chegou a fazer um pouso em um pasto existente na época. O sargento Inocêncio França do Tiro de Guerra local e vários atiradores comprovaram o pouso, constatado tecnicamente após o ocorrido. Na época, o caso foi notícia na mídia de todo o país, despertando o interesse da Nasa e até mesmo do extinto bloco soviético.


Ufo é fotografado na madrugada

Naquela fria madrugada de 1º de junho de 1969 algumas pessoas encontram-se nas ruas, já que no tradicional Clube de Lavras estava acontecendo um dos seus famosos bailes. Alguns bares encontravam-se abertos e alguns bêbados ziguezagueavam por aquelas ruas tranquilas.

Era uma noite comum de inverno, como tantas outras em uma cidade interiorana, quando…