Pular para o conteúdo principal

Técnica de 200 anos inspira tela holográfica 3D


A tela holográfica 3D é muito fina e pode ser implementada com a tecnologia atual. [Imagem: Park et al. - 10.1038/s41467-019-09126-9]

Tela pinhole 3D

Pesquisadores coreanos construíram uma tela ultrafina capaz de projetar imagens holográficas 3D dinâmicas e multicoloridas.

O componente crítico do sistema é um filme fino de titânio repleto de pequenos orifícios que correspondem precisamente a cada píxel em um painel de cristal líquido (LCD).

Esse filme funciona como uma "peneira de fótons" - cada orifício difunde amplamente a luz que emerge deles, resultando em uma imagem 3D de alta definição observável de um ângulo amplo.

Curiosamente, essa técnica de pequenos buracos é similar à usada nos primórdios da fotografia, nas máquinas fotográficas de orifício, ou estenopeicas - é bastante usado também o termo "câmera pinhole" (do inglês buraco de alfinete), uma referência ao pequeno orifício por onde a luz penetra na câmera.


Imagens estáticas do filme 3D mostrado pela equipe, que mostra cubos coloridos giratórios. [Imagem: KAIST]

Tela holográfica 3D

As imagens são formadas apontando-se feixes de laser de cores diferentes para o painel LCD. A peneira de fótons tem um orifício para cada píxel no painel LCD. Os buracos são precisamente posicionados para corresponder à área ativa do píxel, difratando a luz que emerge de cada um, produzindo a imagem 3D.

O sistema inteiro é muito pequeno: um painel LCD de 1,8 polegada com uma resolução de 1024 x 768. O filme de titânio, preso à parte de trás da tela, tem apenas 300 nanômetros de espessura.

"Nossa abordagem sugere que as telas holográficas podem ser projetadas a partir de dispositivos finos, como um telefone celular," disse o professor YongKeun Park, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.

Uma vantagem clara é que a técnica pode ser aplicada diretamente aos monitores LCD existentes.

As aplicações da holografia 3D têm ficado limitadas por técnicas complicadas, computação intensiva e baixa qualidade de imagem. Mas a melhoria das técnicas pode levar a uma ampla variedade de aplicações, incluindo cinema 3D sem a necessidade de óculos, vídeos holográficos na televisão e celulares que mostram objetos "saltando" de suas telas.

Bibliografia:

Ultrathin wide-angle large-area digital 3D holographic display using a non-periodic photon sieve
Jongchan Park, KyeoReh Lee, YongKeun Park
Nature Communications
Vol.: 10, Article number: 1304
DOI: 10.1038/s41467-019-09126-9

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s