Pular para o conteúdo principal

Nanoliquidificador mistura líquidos usando luz


Uma visão artística do esquema de nanomistura ativa (à esquerda) e separação radial de nanopartículas (à direita).
[Imagem: Adrià Canós Valero et al. - 10.1002/advs.201903049]

Misturador com luz

Controlar o processo de mistura de líquidos em canais mais estreitos do que a agulha mais fina que existe é parte integrante da tecnologia microfluídica, a base dos chamados biochips.

Ao mesmo tempo, controlar a velocidade de difusão das moléculas no interior desse microrreatores é extremamente importante para o propósito de projetar novos medicamentos, realizar experimentos biológicos ou realizar testes rápidos de detecção de doenças.

Para esses e outros casos, Adrià Valero, da Universidade ITMO, na Rússia, idealizou uma espécie de "nanoliquidificador", no qual as pás cortantes do eletrodoméstico tradicional foram substituídas por luz.

Tirando proveito da pressão de radiação da luz, a mesma técnica usada para criar o objeto giratório mais rápido do mundo, Valero desenvolveu uma técnica que permite ter controle sobre a velocidade da difusão dos líquidos e reagentes dentro do microlaboratório.

Antena com efeito giratório

O misturador é uma nanoantena, um minúsculo cubo de silício com 200 nanômetros de lado. "Nossa nanoantena transforma luz polarizada circularmente em um vórtice óptico, fazendo a luz espiralar," explicou o professor Aleksandr Shalin, cuja equipe já havia usado a mesma pressão de radiação da luz para criar um raio trator óptico que captura nanopartículas.

Neste novo projeto, as nanopartículas também estão presentes. Elas são capturadas pelo vórtice de luz e começam a girar em torno do nanocubo de silício, servindo como "colheres" para misturar os reagentes. E o nanoliquidificador é tão pequeno que pode otimizar em centenas de vezes a mistura em um canto de um microrreator, enquanto praticamente não afeta o que acontece no outro canto.

O próximo passo será construir os nanoliquidificadores dentro dos microlaboratórios, para que eles comecem a ser utilizados de fato.

Optomecânica

No final do século XIX, James Clerk Maxwell assumiu que a luz pode exercer pressão sobre objetos físicos. Pouco tempo depois, o cientista russo Pyotr Lebedev demonstrou na prática que a teoria estava correta. Ainda assim, a força dessa interação da luz com a matéria é muito pequena e, naquela época, ninguém encontrou utilidade para ela.

Atualmente, existe todo um campo da ciência, chamado optomecânica, que se concentra nesse fenômeno e, em 2018, o Nobel de Física premiou os trabalhos pioneiros nesse campo das pinças ópticas, raios tratores e muito mais.

Bibliografia:

Artigo: Nanovortex-Driven All-Dielectric Optical Diffusion Boosting and Sorting Concept for Lab-on-a-Chip Platforms
Autores: Adrià Canós Valero, Denis Kislov, Egor A. Gurvitz, Hadi K. Shamkhi, Alexander A. Pavlov, Dmitrii Redka, Sergey Yankin, Pavel Zemánek, Alexander S. Shalin
Revista: Advanced Science
DOI: 10.1002/advs.201903049

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s