Pular para o conteúdo principal

Veja imagem do instante em que uma estrela parecida com o Sol "engole" outra


Quando a estrela menor do sistema HD101584 foi engolida pela expansão da gigante vermelha, nuvens de gás foram despejadas com a perda de suas camadas externas, num processo prematuro de sua morte (Imagem: ALMA-ESO/NAOJ/NRAO)

Por Patrícia Gnipper

Sistemas estelares binários são comuns no universo, e estrelas similares ao Sol em termos de massa têm seu destino traçado desde o nascimento — quando o hidrogênio em seus núcleos estiver esgotado, elas se expandirão a ponto de se tornarem gigantes vermelhas em seu processo de morte, para depois disso se tornarem anãs brancas. Então, considerando que há muitas estrelas parecidas com o Sol por aí, e boa parte delas têm estrelas companheiras em seus sistemas binários, entende-se que, inevitavelmente, muitas delas se expandirão o suficiente para "engolir" suas parceiras.

E é exatamente isso o que acaba de ser observado por meio do ALMA (Atacama Large Millimeter Array), a maior rede de telescópios do mundo, que conta com 66 antenas capazes operar em conjunto como se fossem um único (e enorme) radiotelescópio. Contudo, a coisa não aconteceu exatamente como se esperava.

Astrônomos observaram o sistema estelar binário HD101584 e, na imagem abaixo, vemos uma nuvem de gás peculiar. Os cientistas entenderam que essa nuvem seria resultado da "briga" entre os dois astros durante o processo de morte de uma delas. O estudo foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Dados do ALMA mostraram que uma das estrelas do sistema HD101584 cresceu tanto que acabou "engolindo" a outra e, à medida que a estrela menor se movia, em espiral, em direção à gigante em expansão, essa estrela maior (a parecida com o Sol) acabou derramando suas camadas externas. O resultado foi a expansão das nuvens de gás que vemos na imagem.

Mas, de acordo com Hans Olofsson, astrônomo da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, que liderou a pesquisa, a evolução da gigante vermelha "foi encerrada prematuramente e dramaticamente quando a estrela companheira de baixa massa foi tragada pela gigante". É que, em vez de continuar sendo atraída em direção ao núcleo da gigante, colidindo com ele, a estrela menor acabou desencadeando a explosão prematura da estrela maior, que, por sua vez, deixou as camadas de gás dispersas e seu núcleo exposto. Já a estrela menor sobreviveu, e pode ser vista na imagem bem próxima do núcleo de sua irmã "falecida" — tão perto que até parece que o HD101584 é composto por apenas uma estrela.

Esse processo acabou formando os anéis de gás azuis e vermelhos que vemos na imagem. As nuvens azuis revelam o material que se move rapidamente na direção do observador (nosso planeta), enquanto as nuvens vermelhas compõem o material que se afasta de nós. E esses materiais estão se movendo muito mais rapidamente do que o esperado em um processo de morte estelar tradicional — indicando que algo de diferente realmente aconteceu ali.

FONTE: ESO, Space.com via canaltech.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s