Pular para o conteúdo principal

Como exame de DNA pôs em dúvida gênero de herói de guerra dos EUA


Casimir Pulaski lutou ao lado das tropas americanas contra os britânicos em 1777

Ele é considerado um herói de guerra nos Estados Unidos. Diz-se até que chegou a salvar a vida de George Washington, o primeiro presidente do país.

Mas os cientistas afirmam agora que este célebre combatente do século 18 - homenageado em monumentos históricos - era, na verdade, uma mulher ou intersexual.

O general Casimir Pulaski, que se uniu ao Exército americano e lutou contra as tropas britânicas em 1777, é considerado um herói de guerra tanto na Polônia, onde nasceu, quanto nos EUA.

Há cerca de 20 anos, cientistas americanos exumaram seu corpo, que estava sepultado na cidade de Savanah, na cidade de Geórgia, nos EUA, e descobriram que o esqueleto tinha características femininas, mas não conseguiram comprovar que se tratava realmente dele.

Agora um teste de DNA confirmou que os restos mortais pertenciam ao general.

A surpreendente descoberta será contada em um documentário do canal americano Smithsonian Channel, intitulado America's Hidden Stories: The General Was Female?, que estreia nesta segunda-feira.

Quem era Pulaski?

Pulaski nasceu em Varsóvia, em 1745, e se interessou por política desde cedo.

Na adolescência, a Rússia o proibiu de lutar pela independência da Polônia e, na sequência, ele fugiu para Paris.

Na França, conheceu Benjamin Franklin, um dos líderes da Revolução Americana, que o convenceu a apoiar as colônias que lutavam contra a Inglaterra na Guerra da Independência dos EUA.

Acredita-se que Pulaski salvou a vida de George Washington, que comandava as tropas americanas, durante a Batalha de Brandywine em 1777. O general teria encontrado uma rota de fuga pela qual Washington e seus soldados conseguiram bater em retirada.


Pulaski teria salvado a vida de George Washington durante uma batalha

Ele morreu em 1779 aos 34 anos, pouco depois de ter sido ferido durante o cerco à cidade de Savannah.

Seus restos mortais foram depositados em um recipiente de metal sob um monumento erguido em sua homenagem na mesma cidade.

'O mais feminino possível'

Mas, algum tempo depois, o mausoléu precisou ser removido temporariamente - foi quando os pesquisadores conseguiram exumar e estudar seu esqueleto.

Charles Merbs, que era antropólogo forense na Universidade do Estado do Arizona na época, disse ao jornal ASU Now que examinou a ossada junto com a cientista forense Karen Burns, da Universidade da Geórgia, também nos EUA.

"A doutora Burns falou para mim antes de entrar: 'Entre e não saia gritando'", recorda Merbs.

"Ela me disse para estudar o cadáver com cuidado que depois sentaríamos para discutir."

"Quando entrei, vi imediatamente do que se tratava. O esqueleto era o mais feminino possível."

Outra integrante da equipe, Virginia Hutton, explicou à rede de televisão NBC News que uma das maneiras de diferenciar esqueletos masculinos e femininos era pela pélvis.

"Nas mulheres, a cavidade pélvica tem um formato mais oval. Tem menos forma de coração do que a pélvis masculina. A de Pulaski parecia muito feminina."

Criado como homem

Eles precisavam então provar que o esqueleto pertencia mesmo ao general e não havia sido substituído pelo de outra pessoa.


Pulaski morreu aos 34 anos após ser ferido durante o cerco à cidade de Savannah, nos EUA, em 1779

Mas as ferramentas científicas disponíveis na época não permitiam que os pesquisadores identificassem a ossada por meio de testes de DNA.

Apenas recentemente eles conseguiram confirmar a identidade dos restos mortais, usando o DNA mitocondrial da avó de Pulaski, além da verificação de lesões conhecidas e características físicas específicas.

Merbs diz que é pouco provável que Pulaski, criado como homem, tenha acreditado alguma vez que era mulher ou intersexual (termo usado para descrever pessoas que nascem com características sexuais biológicas que não se encaixam nas categorias típicas do sexo feminino ou masculino).

O máximo que ele pode ter pensado, diz o cientista, é que "algo estava errado".

"Naquela época, as pessoas simplesmente não sabiam dessas coisas", acrescenta.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 1,7% da população mundial nasce com traços intersexuais, ou seja, com características (genitais, cromossômicas ou hormonais) tanto masculinas quanto femininas.

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s