Pular para o conteúdo principal

NASA começa a testar cinco protótipos de habitats para estação lunar Gateway



Por Patrícia Gnipper

Como parte dos planos dos Estados Unidos de estabelecer uma presença constante no ambiente lunar a partir da próxima década, está a estação espacial Lunar Gateway, que ficará posicionada na órbita da Lua tal qual a Estação Espacial Internacional fica na órbita da Terra. Agora, a NASA revelou que já está começando os testes com cinco protótipos de habitats para a Gateway, elaborados por empresas privadas.

Os projetos mostram diferentes perspectivas sobre a maneira como os astronautas viverão e trabalharão na estação lunar, esta que será a primeira nave projetada para se manter na órbita da Lua. Vale ressaltar que as propostas dos habitats servem para que a agência espacial faça testes em campo, considerando as ideias sugeridas, para que depois o projeto verdadeiro seja desenvolvido.

"Esses testes foram formulados para que possamos fazer uma comparação lado a lado de conceitos muito diferentes e inovadores. Embora não ditamos um design específico, entraremos na fase de aquisição com menos riscos, devido ao conhecimento que obteremos com tais testes", explicou Marshall Smith, líder do programa de exploração humana na Lua da NASA.

Além das cinco empresas privadas com projetos que já estão em testes (Lockheed Martin, Northrop Grumman, Boeing, Sierra Nevada Corporation e Bigelow Aerospace), a NASA também ressaltou o esboço de estudo conceitual da NanoRacks. Abaixo, você confere alguns detalhes de cada projeto, com todos eles incluindo sistemas de suporte à vida, sistemas de controle ambiental, dormitórios, banheiros, e mais.

Habitat da Lockheed Martin


(Imagem: Lockheed Martin)

Em testes no Kennedy Space Center, o design da Lockheed Martin considera o uso da cápsula Orion, da NASA, que levará astronautas à Lua e também à estação Gateway. O design combina prototipagem de hardware e simulação de software durante o teste, concentrando-se em como a logística poderia ajudar a beneficiar as atividades dos astronautas por lá.


Habitat da Northrop Grumman


(Imagem: Northrop Grumman)

Em testes no Johnson Space Center, o design da Northrop Grumman considera o uso da nave Cygnus, que voou pela primeira vez há seis anos e serve para o transporte de suprimentos.


Habitat da Boeing


(Imagem: Boeing)

Em testes no Marshall Space Flight Center, o projeto da Boeing enfatiza os elementos de design da estação Gateway.


Habitat da Sierra Nevada Corporation


(Imagem: Sierra Nevada Corporation)

Em testes no Johnson Space Center, o protótipo da Sierra Nevada Corporation apresenta um habitat expansível, com uma configuração final capaz de fornecer um espaço maior para os astronautas quando necessário, num total de três andares de áreas de convivência.


Habitat da Bigelow Aerospace


(Imagem: Bigelow Aerospace)

Em testes na sede da companhia em Las Vegas, o design de habitat da Bigelow Aerospace mostra um módulo expansível similar ao da Sierra Nevada Corporation — contudo, vale lembrar que a Bigelow já levou um módulo expansível do tipo para a Estação Espacial Internacional há quatro anos, onde se tornou uma unidade de armazenamento.


Habitat da NanoRacks


(Imagem: NanoRacks)

Este projeto não está em testes, mas mostra um estudo de conceito bacana. A ideia é maximizar o volume habitável para os astronautas.

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s