Pular para o conteúdo principal

ONU revela projeto de "cidades flutuantes" para o futuro


CIDADE FLUTUANTE OCEANIX CITY, CRIADA POR PROJETO DA ONU (FOTO: OCEANIX / BIG-BJARKE INGELS GROUP)

Chamada de OCEANIX City, as construções ajudariam as regiões afetadas por conta das mudanças climáticas

Em uma reunião especial do UN-Habitat, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para assentamentos humanos, uma equipe revelou o conceito para uma a primeira cidade flutuante sustentável do mundo, adequada para até 10 mil pessoas.

O projeto foi idealizado pela empresa de arquitetura BIG, pela organização sem fins lucrativos OCEANIX, e pelo Centro de Engenharia Oceânica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A cidade é chamada de OCEANIX City.

Inovadores, exploradores, engenheiros navais e cientistas buscaram soluções para as ameaças que comunidades costeiras enfrentam devido ao aumento do nível do mar por causa das mudanças climáticas. Em particular, foi estudado como as comunidades flutuantes poderiam produzir seus próprios alimentos, além de energia e água potável.


PROJETO DA CIDADE FLUTUANTE OCEANIX CITY (FOTO: OCEANIX / BIG-BJARKE INGELS GROUP)

“Estamos prontos para o diálogo sobre as Cidades Flutuantes Sustentáveis ​​para assegurar que este setor seja mobilizado com bons resultados e para o benefício de todas as pessoas”, disse Maimunah Mohd Sharif, diretor executivo da ONU-Habitat e subsecretário-geral da ONU, em um comunicado enviado por email para o portal IFLScience.

A cidade conceitual é formada por plataformas flutuantes interligadas que fornecem moradias e estruturas de negócios. Além disso, veículos elétricos futuristas semelhantes a cápsulas serão fornecidos para transportar pessoas da costa até o centro.

A OCEANIX declarou que o projeto pode se transformar e se adaptar organicamente ao longo do tempo, evoluindo de um bairro de 300 moradores para um município com 10 mil habitantes.

Três dúzias de comunidades flutuantes e dezenas de postos avançados produtivos podem se expandir e contrair. Os idealizadores observaram que as estas cidades serão capazes de viver em harmonia com o ecossistema marinho. Por exemplo, os recifes flutuantes chamados "Seacrete", abaixo das plataformas, abrigam algas marinhas, ostras, mexilhões, vieiras e amêijoas que "limpam a água e aceleram a regeneração do ecossistema".


BASE DA ESTRUTURA FLUTUANTE DA CIDADE OCEANIX CITY (FOTO: OCEANIX / BIG-BJARKE INGELS GROUP)

“Não é uma questão de um contra o outro. A tecnologia existe para nós vivermos na água, sem matar ecossistemas marinhos”, falou Mark Collins Chen, co-fundador e CEO da OCEANIX. “O nosso objetivo é garantir que as cidades flutuantes sustentáveis ​​sejam acessíveis a todas as áreas costeiras necessitadas. Elas não devem se tornar um privilégio dos ricos."

A OCEANIX City também é, supostamente, à prova de inundação e foi projetada para resistir a mega tempestades. Ela pode ser desatada e rebocada para um local mais seguro no caso de outras mudanças nos padrões climáticos.


PROJETO DA CIDADE FLUTUANTE OCEANIX CITY (FOTO: OCEANIX / BIG-BJARKE INGELS GROUP)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s