Pular para o conteúdo principal

Sonda japonesa lançou explosivos para abrir uma cratera no asteroide Ryugu



Por Patrícia Gnipper

Cumprindo o programado, a sonda Hayabusa2 (da JAXA, a agência espacial japonesa) liberou explosivos em direção à superfície do asteroide Ryugu, com o objetivo de abrir ali uma cratera artificial. A ação foi registrada por meio da câmera DCAM3, acoplada ao dispositivo disparado (o SCI).

A carga explosiva foi detonada no final da noite de quinta-feira (4), sendo lançada a uma velocidade de cerca de 7.240 km/h. Com isso, a sonda poderá coletar amostras do interior do asteroide, juntando-as às amostras da superfície que já foram liberadas por meio de um projétil em fevereiro.

Pelo Twitter, a JAXA revelou que a DCAM3 havia fotografado com sucesso o ejetor quanto o SCI colidiu com a superfície de Ryugu. "Este é o primeiro experimento de colisão com um asteroide do mundo", comemora a agência.



Durante o procedimento, a Hayabusa2 recuou, por questões de segurança, enquanto a "bomba" caía em Ryugu. Muitos dados da ação foram registrados, além de imagens da câmera, e com tudo isso em mãos os cientistas já terão muito o que estudar antes mesmo de as amostras chegarem à Terra quando a sonda estiver pronta para voltar.


Esta foto mostra o pacote cheio de explosivos caindo em Ryugu logo após a liberação (Foto: JAXA)



Nas próximas duas semanas, a nave lentamente retornará à sua posição anterior, a cerca de 20 quilômetros da superfície do asteroide, com o objetivo de examinar melhor a cratera que foi criada. Então, a equipe de controle da missão decidirá quando e exatamente de onde serão coletadas as amostras.

Mas o lançamento de "bombas" para a coleta de amostras tanto da superfície quanto do interior do objeto não são as únicas missões da Hayabusa2 em Ryugu: a nave ainda liberará o MINERVA-II, um terceiro e minúsculo rover, parecido com os outros dois que pousaram em setembro do ano passado, para que faça ainda mais observações diretamente na superfície.

Somente depois disso a nave voltará para a Terra, carregando as amostras coletadas depois de um ano e meio estudando o asteroide de pertinho e seis anos longe de casa — a Hayabusa 2 foi lançada em dezembro de 2014 e deverá voltar à Terra em dezembro de 2020.

FONTE: Space.com, The Planetary Society via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/