Pular para o conteúdo principal

Matemática deixa Holodeck próximo da realidade


É a primeira vez que se produzem hologramas 3D que podem ser vistos de qualquer ângulo. [Imagem: Ghaith Makey et al. - 10.1038/s41566-019-0393-7]

Holografia 3D

Há anos temos ouvido que a tecnologia holográfica está a um passo de tornar realidade o famoso Holodeck de Jornada na Estrelas, um ambiente de realidade virtual que simula não apenas objetos, mas ambientes inteiros em 3D, como se fossem reais.

A projeção de hologramas dinâmicos em 3D continua no reino da ficção, mas expectativas realistas de sua realização prática acabam de ser anunciadas por uma equipe da Turquia, que demonstrou os primeiros hologramas 3D realistas que podem ser vistos de qualquer ângulo, e não de alguns poucos ângulos.

"Nossa técnica pode funcionar em tempo real e certamente abrirá o caminho para a holografia de vídeo 3D dinâmica. Em breve, poderá ser possível criar uma versão simples de um Holodeck," anunciou o professor Ghaith Makey, da Universidade de Bilkent.

Interferência cruzada

A projeção holográfica 3D depende do empilhamento de uma série de imagens 2D. O problema é que elas interferem umas com as outras. Os especialistas na área sempre apontaram a necessidade de inovações e melhoramentos da tecnologia óptica de projeção para evitar essa interferência cruzada, tecnicamente conhecida como diafonia.

A equipe turca discorda dessa avaliação e descobriu outra causa para o problema.


[Imagem: Ghaith Makey et al. - 10.1038/s41566-019-0393-7]

Matemática do Holodeck

"A razão dessa diafonia é a matemática, e não deficiências dos componentes físicos. Qualquer par de vetores mutuamente aleatórios de alta dimensionalidade tendem a ser ortogonais. Este resultado básico é uma consequência do Teorema do Limite Central e da Lei dos Grandes Números. Nós usamos essa propriedade, juntamente com um truque simples, mas direto, de engenharia de frente de onda, para adicionar uma fase aleatória a cada imagem, eliminando a interferência cruzada sem usar nenhuma óptica adicional," disse Omer Ilday, membro da equipe.

"Não vinha sendo possível projetar simultaneamente as partes traseiras, do meio e frontais de um objeto 3D. Resolvemos esse problema através de uma conexão simples entre as equações desenvolvidas por Jean-Baptiste Joseph Fourier e Augustin-Jean Fresnel nos primeiros dias desse campo [de pesquisas]. Usando essa propriedade matemática, avançamos o estado da arte da projeção de três a quatro imagens para 1.000 projeções simultâneas!" contou o professor Onur Tokel.


Não é mais apenas a frente do objeto que parece tridimensional. [Imagem: Ghaith Makey et al. - 10.1038/s41566-019-0393-7]

Tecnologias de exibição

Como é matemático, o método é universalmente aplicável a todos os tipos de mídia holográfica, sejam eles hologramas estáticos ou dinâmicos. Agora sim, o desafio passa a ser tecnológico.

"A melhor parte é que o desempenho da projeção 3D se tornará cada vez melhor com o aumento da resolução do holograma porque o resultado da ortogonalidade se torna exato para dimensões infinitas - conforme as tecnologias de exibição continuarem melhorando e suportando maior resolução, elas permitirão hologramas cada vez mais realistas usando nossa técnica," disse Makey.

Segundo a equipe, aplicações imediatas da técnica deverão incluir telas 3D para visualização médica e controle de tráfego aéreo.

Bibliografia:

Breaking crosstalk limits to dynamic holography using orthogonality of high-dimensional random vectors
Ghaith Makey, Ozgün Yavuz, Denizhan K. Kesim, Ahmet Turnal, Parviz Elahi, Serim Ilday, Onur Tokel, F. Omer Ilday
Nature Photonics
Vol.: 13, pages 251-256
DOI: 10.1038/s41566-019-0393-7

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Artur Berlet, O homem que foi para o Planeta Acart

O "Caso Berlet" ocorreu em 25 de maio de 1958 (faleceu em 1995), quando o gaúcho Artur Berlet, da cidade de Sarandí – RS, desapareceu por 11 dias.
Segundo Berlet teria sido abduzido e levado para um planeta chamado Acart aproximadamente 65,000,000 km da terra, demorou cerca de 38horas para chegar, onde ficou 11 dias em uma cidade com quase 90 milhões de habitantes. O curioso do fato que conseguiu comunicação com extraterrestres através do idioma Alemão.

Durante esse tempo, Berlet teve a chance de ver a Terra a partir do espaço. conhecer objetos e tecnologias que só teríamos posteriormente no decorrer do avanço dos humanos.
Após décadas, a fantástica história do gaúcho ainda surpreende a todos. Quem reconstituiu a história desse caso para a RBS foi a professora Ana Berlet, filha de Artur.

Vejam o nível da informação:

O Artur Berlet através de uma aparelho de Acart o qual olhou a terra, disse;
“a terra era AZUL.”



Ok ! parece nada demais, mas o fato é que ele disse anos ant…

Filme "Intruders" (Intrusos) 1992

Ao pesquisar problemas de duas de suas pacientes, proeminente psiquiatra de um importante hospital de Los Angeles (Interpretado pelo falecido ator Richard Crenna na vida real John Mack, psiquiatra formado em Harvard Medical School, 1955.) acaba penetrando em um universo de estranhas ocorrências relacionadas com OVNIs, que modificarão sua própria vida.

"Intruders" foi baseado no best-seller de Budd Hopkins e em casos verídicos que hoje compõem um vasto arquivo de histórias vividas por muitas pessoas que passaram por experiências com seres extraterrestres, e que neste filme colaboraram com renomados pesquisadores do assunto na reconstituição dos episódios.

Best Seller "Intruders" (Intrusos)

Algumas cenas do filme:








Filme legendado em português:




Inspiração do filme Intruders (Intrusos), mulher relata contato com ETs



A americana Debbie Jordan, que relata um contato com extraterrestres há 34 anos, comentou que ficaria chocada se houvesse uma nova aproximação, mas não enc…