Pular para o conteúdo principal

Biógrafo revela detalhes da personalidade de Neil Armstrong


O jornalista Jay Barbree é autor do livro “Neil Armstrong: A biografia essencial do primeiro homem a pisar na lua", recém-lançado no Brasil

Desde que acompanhou o lançamento da primeira missão tripulada americana para o espaço, o jornalista Jay Barbree não parou mais. Acompanhou 166 lançamentos espaciais, começando pelo voo de Alan Shepard, em 1961, a bordo da Freedom. Ou seja, ele estava presente em todas as vezes que algum foguete partia dos EUA durante cinquenta anos, até a missão Atlantis em julho de 2011, última da NASA.

Tanta experiência Já viraram sete livros, sendo o último, lançado em 2014, a biografia “Neil Armstrong: A biografia essencial do primeiro homem a pisar na lua", recém-lançado no Brasil pela Editora Tordesilhas. Jay Barbree conta um pouco mais do que sabe sobre o comandante da missão Apolo 11 eprimeiro homem a pisar na Lua.

O senhor é o jornalista com maior experiência na cobertura das viagens espaciais, tendo sido o único a cobrir todas as missões tripuladas dos EUA. Nesse sentido, Neil Armstrong foi realmente o melhor piloto que o senhor conheceu?

Sem a menor sombra de dúvida. Isso em nada diminui o valor de pessoas como Buzz Aldrin ou Jim Lovell (comandantes de outras missões Apolo), que foram todos excelentes pilotos. Mas Neil tinha uma habilidade incomum para enfrentar situações difíceis, como ao ter realizado o primeiro retorno de emergência do espaço a bordo da Gemini 8.

Ele era um piloto extremamente dedicado ao que fazia e, por isso, conseguiu fazer tudo o que fez. Sinto que ele tinha uma paixão legítima por desempenhar seu papel da melhor forma possível, sem preocupações de ordem pessoal. Ele nunca buscou ganhar vantagens por ter sido o primeiro homem a pisar na Lua. Por exemplo, ele poderia muito bem ter aberto uma rede de sanduíches chamada “Moonburger” e ficaria milionário, botando figuras como Donald Trump no chinelo. Mas ele nunca se aproveitou disso.

E como o próprio Neil Armstrong via a si mesmo?

Acima de tudo, ele sentia que precisava estar preparado para qualquer tipo de situação, dedicando-se aos treinamentos de forma muito mais intensa que a maioria das pessoas. Ele pilotou toda espécie de aviões de treinamento, realizou toda espécie de voos que exigiram dele.

Sua preocupação era apenas fazer um bom trabalho. Por exemplo, ele nunca se preocupou em ficar fazendo lobby para ser o primeiro homem na Lua; ele não era esse tipo de pessoa. Sua postura era esta: ‘Não preciso falar para ninguém sobre a minha capacidade; em vez de falar, mostro o que sou capaz de fazer’.

Tendo sido o primeiro a pisar em solo lunar, Neil Armstrong chegou a expressar com o senhor algum incômodo com o fato de não termos retornado à Lua por tanto tempo?

Sim. Para ele, é como se as caravanas que conquistaram o Oeste americano tivessem dado meia-volta após chegar até lá. Mas, nos últimos anos de vida, Neil estava contente com o que via, como se estivéssemos de volta aos trilhos. Ele sempre defendeu que deveríamos colonizar a Lua. A Terra é a nossa espaçonave, com mais de 12 mil km de diâmetro, e somos todos astronautas a bordo dessa nave.

Nosso planeta ainda tem bilhões de anos de expectativa de vida, mas o que vamos fazer se, por acaso, vier outro asteroide como o que causou a extinção dos dinossauros? Nós não estamos sequer nos preparando para uma eventualidade dessas. A partir do momento em que paramos de explorar novos espaços, em que deixamos de aumentar nosso estoque de conhecimento, estamos simplesmente nos colocando em perigo.



FONTE: Revista Galileu - WorkingFreeLancer

O Primeiro Homem: Ryan Gosling interpreta Neil Armstrong em novo filme

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s