Pular para o conteúdo principal

Tela 3D esférica para uma realidade virtual mais sociável


[Imagem: Clare Kiernan/UBC]

Tela 3D esférica

Engenheiros das universidades da Colúmbia Britânica e Saskatchewan, no Canadá, criaram uma tela esférica de realidade virtual com o objetivo de viabilizar "uma realidade virtual mais sociável".

Dylan Fafard e Qian Zhou desenvolveram duas tecnologias para viabilizar sua tela de realidade virtual em formato de bola.

O primeiro é um sistema sofisticado de calibração das imagens, que são projetadas a partir da base da esfera. O segundo é um sistema de renderização capaz de criar uma imagem 3D completa e livre de distorção mesma quando ela é vista de diferentes ângulos.

É um passo importante em relação às telas esféricas já existentes, que mostram uma imagem 3D sem distorções apenas a partir de um ponto.

O sistema, que os pesquisadores batizaram de Crystal, tem como principal elemento uma tela em forma de bola oca de 24 polegadas (600 milímetros), construída sob encomenda conforme as especificações da equipe. Os quatro projetores e a câmera usada para criar as imagens são equipamentos disponíveis comercialmente.


O aparato eletrônico inteiro fica escondido embaixo da mesa. [Imagem: Clare Kiernan/UBC]

Realidade virtual mais social

O protótipo gera imagens corretas para dois usuários, mas a equipe afirmou que já está trabalhando na versão para quatro usuários.

As utilizações potenciais incluem jogos de realidade virtual para múltiplos jogadores, cirurgia virtual e aprendizagem assistida por realidade virtual.

A equipe, contudo, afirma estar se concentrando por enquanto em aplicativos de teleconferência e design assistido por computador.

"Não estamos dizendo que a tela de realidade virtual esférica irá substituir telas planas ou óculos [de realidade virtual], mas achamos que pode ser uma boa opção para atividades de RV onde você ainda quer ver e conversar com outras pessoas - seja em casa ou no escritório, para trabalho ou lazer," disse o professor Sidnei Fels.

Bibliografia:

Design and implementation of a multi-person fish-tank virtual reality display
Dylan Brodie Fafard, Qian Zhou, Chris Chamberlain, Georg Hagemann, Sidney Fels, Ian Stavness
Proceedings of the 24th ACM Symposium on Virtual Reality Software and Technology
Vol.: 1, Article No. 5
DOI: 10.1145/3281505.3281540

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s