Pular para o conteúdo principal

NASA vai testar comunicações por raios X no espaço


Este é o MXS - Fonte de Raios X Modulada -, um componente-chave na primeira demonstração da comunicação de raios X no espaço.[Imagem: NASA/W. Hrybyk]

Comunicação por raios X

A NASA vai usar a Estação Espacial Internacional para testar um novo tipo experimental de tecnologia de comunicações com potencial para transferir mais gigabits por segundo do que qualquer tecnologia atual ou em desenvolvimento.

Hoje, assim como no solo, as comunicações espaciais são feitas usando ondas de rádio.

A tecnologia de comunicação a laser está em desenvolvimento, com potencial para oferecer taxas de dados mais altas, permitindo que as espaçonaves transmitam mais dados em menos tempo - a sonda New Horizons, por exemplo, levou 20 meses para transmitir todas as imagens que coletou em um sobrevoo de poucos minutos em Plutão.

Esta nova demonstração envolverá comunicações por raios X - ou XCOM -, que poderão oferecer ainda mais vantagens do que a comunicação a laser.

Os raios X têm comprimentos de onda muito mais curtos do que o infravermelho e o rádio. Isso significa que, em princípio, o XCOM poderá enviar mais dados para a mesma quantidade de potência de transmissão. Os raios X podem transmitir em feixes mais apertados, usando menos energia nas comunicações em grandes distâncias.


Esta imagem mostra as localizações da Fonte de Raios X Modulada e do módulo NICER, que funcionará como receptor. O NICER foi desenvolvido originalmente para estudar estrelas de nêutrons. [Imagem: NASA]

Comunicações na reentrada

Se der certo, o experimento poderá levar as comunicações espaciais para a casa dos gigabits por segundo, uma taxa de transferência de dados equivalente a um bilhão de bits, ou unidades binárias simples, por segundo.

"Para algumas missões, o XCOM pode ser uma tecnologia capacitadora devido às distâncias extremas em que devem operar. Esperamos muito tempo para demonstrar essa capacidade," disse Jason Mitchell, engenheiro do Centro Espacial Goddard, que ajudou a desenvolver o projeto.

Melhor ainda, pelo menos no que diz respeito aos voos espaciais tripulados, os raios X podem perfurar o escudo de plasma quente que se acumula como uma barreira na atmosfera terrestre a velocidades hipersônicas, durante a reentrada das naves na atmosfera.

O plasma atua como um escudo, cortando as comunicações de radiofrequência com qualquer coisa fora da nave justamente em um dos momentos mais arriscados das missões.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s