Pular para o conteúdo principal

Sonda Hayabusa 2 coleta amostra de asteroide


Local de coleta da amostra, na superfície do asteroide Ryugu. [Imagem: Jaxa]

Pedras no caminho espacial

A sonda espacial japonesa Hayabusa realizou com sucesso todos os procedimentos para coleta de amostras do asteroide Ryugu.

A Hayabusa chegou ao asteroide em Junho do ano passado, e planejava capturar a amostra em Outubro.

Contudo, as imagens mostraram que Ryugu era muito mais pedregoso do que os cientistas imaginavam, dificultando a aproximação da sonda, projetada para coletar as amostras de um solo similar ao regolito da Lua. Isso exigiu retardar o procedimento para que pudesse ser escolhido um local que oferecesse o menor risco à missão - trombar com uma rocha grande, por exemplo.

Os técnicos da Jaxa (Agência Espacial Japonesa) realizaram então testes em laboratório, simulando os pedregulhos mostrados nas fotos, e concluíram que o dispositivo de coleta de amostras ainda poderia funcionar, o que levou à seleção de um local adequado e ao início do procedimento, feito no começo da noite desta quinta-feira.

Parece ter funcionado

Devido à distância - os comandos levam quase 20 minutos para chegar à sonda - não é possível controlar cada passo da descida e coleta da amostra.

Assim, tudo foi feito automaticamente, com os técnicos da Jaxa enviando os comandos e depois esperando pacientemente os retornos.

Ao receber os resultados, a agência anunciou que o comando de disparo do projétil havia sido dado, que toda a sequência de disparo e recolhimento das amostras havia sido cumprida e que a resposta da sonda era normal: "Baseados nisto, nós determinamos que a aterragem foi bem-sucedida! Uma análise detalhada será feita agora."

Agora resta torcer para que tenha realmente funcionado.

O próximo passo será trazer de volta as amostras, que deverão chegar à Terra no final do ano que vem.


O solo do asteroide não era assim suave, como previsto no início da missão. [Imagem: Jaxa]

Amostras espaciais

O contratempo repete a história da Hayabusa original - a número 1 - que tentou coletar amostras do asteroide Itokawa em Novembro de 2005, mas que apresentou uma falha no momento crucial da coleta. Ela chegou a ser dada como perdida, mas conseguiu trazer de volta ao menos uma poeira do asteroide, suficiente para indicar sua composição.

Na verdade, tudo funcionou tão bem - exceto o momento da coleta - que a Jaxa decidiu construir outra nave quase igual, devidamente atualizada tecnologicamente, a Hayabusa 2, que agora se prepara para voltar à Terra.

Atualmente, a sonda OSIRIS-REx, da NASA, também está em órbita de um asteroide, o Bennu, do qual deverá coletar amostras, que deverão chegar à Terra em 2023.

A sonda russa Phobos-Grunt, projetada para buscar uma amostra da lua Fobos, de Marte, falhou no lançamento e acabou caindo de volta na Terra em 2011.



FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s