Pular para o conteúdo principal

Esta pode ser nossa maior chance de encontrar aquela “megaestrutura alienígena”



Desde que sugeriram que a estrela KIC 8462852 poderia ser uma Esfera de Dyson, astrônomos que buscam por inteligência extraterrestre (SETI, ou Search for Extra-Terrestrial Intelligence) estão vasculhando todas as possibilidades de sinais de aliens por lá. Agora, o programa SETI mais bem financiado do mundo – Breakthrough Listen da Universidade da Califórnia em Berkeley – também entrou na busca.

A KIC 8462852 que é conhecida como Estrela de Tabby, porém ainda mais conhecida como “megaestrutura alienígena”, tem cativado a imaginação de astrônomos e aficionados por espaço por cerca de um ano. A estrela, descoberta por meio da base de dados do telescópio Kepler, é muito estranha. Sua luminosidade cai até 22% em intervalos aparentemente inconsistentes e depois volta ao normal. A emissão de luz total da estrela também tem diminuído aos poucos com o tempo.

Nenhum desses dois fenômenos são fáceis de serem explicados por si mesmos, e juntos, fizeram com que especialistas propusessem todos os tipos de cenários. Talvez a estrela esteja sendo obstruída por muitos cometas ou por restos de um planeta destruído. Ou, talvez, a emissão de luz da KIC 8462852 está diminuindo porque uma civilização avançada está construindo um painel solar artificial gigante para aproveitar a energia da estrela. Fica fácil imaginar qual desses cenários é mais atraente.

Até agora, todas as buscas por sinais artificiais na KIC 8462852 não retornou nenhum resultado. Ainda assim, os astrônomos da Universidade da Califórnia em Berkeley, que recentemente receberam financiamento de US$ 100 milhões do bilionário Yuri Milner, não podem deixar de dar uma olhada.

Durante três noite dos próximos dois meses, uma equipe liderada por Andrew Siemion irá observar a KIC 8462852 usando o Observatório de Green Bank na zona rural do estado da Virgínia Ocidental. Segundo Siemion este é “o maior telescópio de rádio totalmente direcionável do planeta”. Em outras palavras, se há sinais interessantes vindos daquela região do espaço, o Observatório de Green Bank é a nossa melhor chance de detectá-los.

“Nós implantamos um novo instrumento SETI que se conecta ao telescópio e que é capaz de olhar para diversas larguras de banda gigahertz simultaneamente, bem como muitos bilhões de canais de rádio diferentes”, disse Siemion em um comunicado.

Dan Werthimer, cientista chefe do projeto SETI de Berkeley, admitiu que as chances de encontrar aliens é pequena. “Eu não acho que seja muito possível – chance de uma em um bilhão ou algo assim – mas de qualquer maneira, vamos conferir”, disse ele. “Mas eu acho que os ETs, se forem descobertos um dia, será algo assim. Uma coisa bizarra que alguém vai encontrar por acidente.”

De um jeito ou de outro, as buscas começaram ontem. O vídeo abaixo (com legendas em inglês), da Universidade da Califórnia em Berkeley, conta alguns detalhes da busca:



[Berkeley News]
Imagem: Observatório de Green Bank. Jiuguang Wang/Flickr.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

  1. With Car Rental 8 you can discover the most affordable car hire at over 50000 international locations.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

Ovnis em Iporanga (SP)

Entrada da Casa de Pedra, caverna com maior boca do Mundo, 215 metros.

Iporanga em tupi significa “Rio Bonito” e foi palco da exploração de ouro no período colonial e, posteriormente da exploração de chumbo e zinco no século passado. Na região há famosas cavernas: Formação Iporanga e Formação Votuverava. Em Iporanga, efetuaram-se diversos estudos de mapeamento geológico e pesquisa mineral, sobretudo pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil. A seção geológica mais conhecida é o famoso perfil Apiaí-Iporanga. A cidade atrai muitos visitantes por possuir lindas cachoeiras, piscinas naturais, vales, grutas e cavernas. Iporanga é a cidade que possui o maior número de cachoeiras em todo o Brasil, nas 365 cavernas cadastradas. O turista poderá praticar esportes radicais como o rapel, canyonismo e trekking. Atrativos culturais podem ser visitados como o museu da cidade, a Igreja Matriz e as casas com o estilo colonial. Por todos estes motivos, Iporanga é considerada um dos mais importantes cent…

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato!
Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo:
"Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a sa…