Pular para o conteúdo principal

Brasil terá estação para monitorar lixo espacial


O Observatório Pico dos Dias está instalado a 1.864 metros de altitude, entre os municípios mineiros de Brazópolis e Piranguçu.[Imagem: Divulgação/LNA]

Lixo espacial

A presença de uma quantidade crescente de detritos espaciais, como satélites inoperantes, ferramentas e estágios de foguetes lançadores em órbita ao redor da Terra é um problema cada vez maior para o uso do espaço.

O chamado lixo espacial oferece risco de choques entre tais objetos e satélites em operação, além de danos que os mesmos podem causar caso entrem na atmosfera sem controle. Em 2013, o telescópio Fermi escapou por pouco da destruição por um detrito espacial.

Por isso, a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos), com intermediação da Agencia Espacial Brasileira (AEB), propôs ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) a instalação uma estação para identificar, catalogar e monitorar detritos espaciais.

A estação, que poderá ser instalada no Observatório Pico dos Dias, fará parte do projeto Panoramic Electro-Optical System for Space Debris Detection (PanEOS), que prevê a construção e operação de uma rede de instalações desse tipo em vários pontos do planeta.

Cada uma dessas estações terá um telescópio de 75 cm de abertura com campo de visão largo, além de alguns telescópios de menor porte. Serão monitoradas as regiões do céu com maior probabilidade de passagem de detritos espaciais - principal, mas não exclusivamente, na região equatorial.

Estima-se que haverá imageamento de todas as regiões de interesse até magnitude 19 (em noites sem lua) a cada noite com tempo aberto. Magnitude é uma escala logarítmica do brilho dos objetos. Quanto maior for a magnitude, menor poderá ser o brilho do objeto observado, o que significa detectar objetos mais escuros, menores ou mais distantes.


Estação do PanESO já instalada nas montanhas Altai na Ásia central. [Imagem: Divulgação/LNA]

Observatório Pico dos Dias

A delegação da Roscosmos avaliou as condições no Observatório Pico dos Dias, instalado a 1.864 metros de altitude entre os municípios mineiros de Brazópolis e Piranguçu. Os russos concluíram que as condições são bastante favoráveis e demonstraram interesse em concretizar a estação do PanESO no local.

Foi assinada uma Carta de Intenções, por meio da qual as instituições se comprometem em colaborar para negociar um contrato formal objetivando instalar e operar a estação.

Caberá ao LNA disponibilizar o espaço necessário para a instalação da estação de monitoramento e o fornecimento de apoio logístico na fase da construção. A Roscosmos arcará com os custos e cuidará da contratação de empresas para a construção do prédio e da mão-de-obra técnica para as operações e a manutenção da estação, sendo que as instalações técnicas serão importadas da Rússia.

Todos os dados provindos dos telescópios do PanEOS no observatório brasileiro ficarão disponíveis à comunidade astronômica nacional para qualquer uso científico a critério dos nossos astrônomos.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz