Pular para o conteúdo principal

Uma hipótese maluca sugere como os primeros buracos negros monstruosos se formaram



Não é nenhum segredo que os buracos negros supermassivos são brutais: esses objetos com imensa gravidade não deixam nada para trás, nem a luz escapa. E desde o começo do século 20 fascinam astrônomos. Embora acredita-se que eles existam no centro da maioria das galáxias, incluindo a nossa, ainda há muito o que não sabemos, principalmente sobre como e por que eles se formam.

Uma pesquisa de uma equipe internacional de cientistas talvez tenha algumas respostas, para pelo menos uma das questões centrais que os cercam – especificamente, como os buracos negros supermassivos, que possuem tamanhos que variam de milhões a bilhões de massas solares, aparentemente se formaram rapidamente no início do universo.

Utilizando simulações computacionais, os pesquisadores descobriram que esses objetos gigantescos podem crescer rapidamente se eles conseguirem sugar a vida (leia-se: radiação) de uma galáxia próxima, anulando a capacidade da galáxia que o abriga de criar estrelas. Basicamente, uma explosão de radiação vinda de uma galáxia próxima quebra o hidrogênio molecular (H2) em hidrogênio atômico, prevenindo a formação de novas estrelas. Em vez disso, todo esse material estelar que não nasceu cai no buraco negro, o que permite que ele chegue ao status supermassivo rapidamente. As descobertas da equipe foram publicadas nesta semana na revista Nature Astronomy.

“O colapso da galáxia e a formação de um buraco negro com um milhão de massa solar levam 100 mil anos – um piscar de olhos no tempo cósmico. Algumas centenas de milhões de anos depois, ele cresce, se tornando um buraco negro supermassivo de bilhões de massa solares. Num período mais rápido do que esperávamos”, disse Zoltan Haiman, professor de astronomia da Universidade de Columbia e co-autor do estudo, num comunicado.

Embora eles sejam bem violentos, os novos buracos negros supermassivos possuem alguns padrões, aparentemente. Os cientistas descobriram que a galáxia vizinha que oferece a radiação precisa ter um tamanho e uma distância específicos da galáxia que abriga o buraco negro – embora fontes de energia cósmica possam vir de galáxias menores e mais próximas do que outros estudos estimaram.

“A galáxia próxima não pode estar muito perto ou muito longe e, assim como o princípio de Goldilocks, não pode ser muito quente ou muito fria”, disse o professor associado de astrofísica na Georgia Tech e co-autor do estudo. Ter uma galáxia com o tamanho perfeito é o que pode causar o crescimento rápido dos buracos negros supermassivos – relativamente falando, é claro.

Ao entender como os buracos negros antigos podem ter se formado, nós podemos ter uma visão melhor de como o universo era muito antes do nosso sistema solar existir. A equipe já está planejando seguir essa pesquisa com um estudo sobre como a fusão de milhões de buracos negros e estrelas pode ter formado alguns elementos cósmicos.

“Entender como os buracos negros supermassivos se formam nos diz como as galáxias, incluindo a nossa, se formam, se desenvolvem e, por fim, nos diz mais sobre o universo em que vivemos”, afirmou John Regan, pesquisador pós-doutorado da Dublin City University e líder do estudo.



[Nature Astronomy]

Imagem do topo: John Wise, Georgia Tech

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz