Pular para o conteúdo principal

As mais lindas cenas de vídeo em órbita da Lua, cortesia da agência espacial japonesa



POR SALVADOR NOGUEIRA

Já pensou como seria ir à órbita da Lua e observar de pertinho a “magnífica desolação” de sua superfície esburacada? Ainda não há voos turísticos até nosso satélite natural, mas a Jaxa, agência espacial japonesa, promoveu a segunda melhor coisa depois disso — enviou uma câmera de TV de alta definição para captar imagens da órbita lunar.

A missão é antiga. A sonda Kaguya, também conhecida como Selene, foi despachada para a órbita lunar em 2007 e passou um ano e oito meses operando por lá, antes de ser comandada a impactar contra a superfície, em junho de 2009. Mas só agora, pela primeira vez, todos os arquivos de imagens coletados pela câmera HDTV — resultado de uma parceria entre a agência espacial japonesa e a NHK, rede de televisão nipônica — estão disponíveis pela internet.

O cenário é de tirar o fôlego (e não é pelo vácuo do espaço). Há diversas preciosidades dentre os segmentos de um minuto de duração, que revelam as incríveis variedades de terreno na Lua, bem como seu aspecto diferente dependendo da iluminação. Isso sem falar em incríveis cenas nascentes e poentes da Terra, conforme vistos da Lua, além de nascentes e poentes solares.

A integridade dos arquivos permite notar algumas coisas interessantes, como imagens “imperfeitas”, cheias de flares por conta da luz solar incidindo no interior da câmera, e outras que revelam o aumento gradual de “dead pixels” vermelhos, verdes e azuis conforme a missão progride e a câmera é submetida a mais e mais radiação cósmica.


Imagem de campo amplo da Kaguya revela a superfície lunar, quase na completa escuridão, e a Terra, como um fino crescente. Uau. Crédito: Jaxa/NHK

É possivelmente o mais belo registro já feito da órbita lunar, que capta de forma singular o que nossos próprios olhos poderiam ver se estivéssemos lá. As únicas imagens que competem com essas são as produzidas pelos astronautas da Apollo, que usaram câmeras de filme de 16 mm para registrar suas históricas viagens, realizadas entre 1968 e 1972. Mas, enquanto eles precisavam apontar a câmera precariamente pela janela para colher as imagens, o equipamento da Kaguya estava estabilizado e afixado ao lado externo da espaçonave. São de arrepiar.

Confira acima o vídeo com uma seleção feita pelo Mensageiro Sideral de algumas das tomadas mais bonitas (a trilha sonora não decepciona, prometo!), e não deixe de zapear pelo arquivo completo da Jaxa, clicando aqui.



FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s