Pular para o conteúdo principal

Projeto secreto britânico dos anos 90 auxiliou a encerrar investigação oficial


Foto de UFO triangular que está no relatório final do Projeto Condign

Nick Pope, ex-funcionário do Ministério da Defesa britânico (MoD) afirmou ter participado do projeto, mas descreve os resultados como decepcionantes

Em 1996, em meio a uma onda mundial de interesse pela questão ufológica, motivada pelo sucesso do seriado Arquivo-X e pela proximidade, também fartamente explorada pela mídia, do aniversário de 50 anos do Caso Roswell, o Ministério da Defesa britânico (MoD) encomendou de um contratante a produção de um relatório a respeito de avistamentos de UFOs na Grã-Bretanha. Não era utilizada a sigla UFO, usando-se ao invés disso fenômeno aéreo não identificado (UAP em inglês). Projeto Condign era o codinome da iniciativa, que estou casos ocorridos entre 1987 e 1997, e foi entregue em 2000, com o título Unidentified Aerial Phenomena (UAP) in the UK Air Defence Region (Fenômenos Aéreos Não Identificados na Defesa Aérea da Região do Reino Unido).

O relatório afirmava que os avistamentos podiam ser explicados por vários fenômenos conhecidos, naturais ou provocados pelo homem. A incidência de fenômenos naturais raros foi também descrita, e um trecho dizia: "Não existe evidência que associe o fenômeno a alguma nação em particular”. O ex-funcionário do MoD Nick Pope afirmou que tomou parte do Condign, dizendo: "A razão para o estudo foi que investigamos avistamentos de UFOs caso a caso por décadas, mas não realizávamos análise de tendências. O Projeto Condign deveria corrigir isso e realizar um tratamento de Inteligência adequado, procurando por padrões em dados que já possuíamos". Pope afirma que tentaram reunir as informações para determinar com o que estavam lidando, quais ameaças poderia representar, e também quais oportunidades de estudo. Pope terminaria por sair do MoD quando o Condign teve seu início.

O estudo era altamente secreto, afirma Nick Pope, pois o MoD não somente afirmava ao Parlamento e ao público que tinha pouco interesse nos UFOs, alegando ter pouco significado para a Defesa, como pelo temor de que se o Condign vazasse exporia sua posição interna quanto aos UFOs, diferente do que propagava publicamente. O relatório do Projeto Condign foi revelado em 2006, após o pesquisador Dr. David Clarke fazer um requerimento utilizando a Lei de Liberdade de Informações (FOIA). Novos documentos obtidos recentemente por Clarke comprovaram como o Condign serviu para os dirigentes do MoD realizarem o intento de encerrar o UFO Desk, seu projeto de investigação ufológica oficial. O Departamento DI55 do MoD, que secretamente coletava ocorrências desde 1967, fechou em 2000, e o UFO Desk foi encerrado em 2009.

RELATÓRIO SERVIU PARA ENTERRAR A INVESTIGAÇÃO UFOLÓGICA OFICIAL

Nick Pope considerou os resultados do Projeto Condign decepcionantes, e acusa: "Em vários trechos parecia que os dados foram utilizados para dar suporte a uma opinião pessoal. Além disso o problema com um estudo de Inteligência tão secreto era que os envolvidos não pesquisaram a fundo a questão, e muito menos consultaram especialistas de fora da comunidade de Inteligência". O Condign fez várias alusões a plasma atmosférico que poderia explicar alguns avistamentos, e Pope afirma que se cai nesse trecho no clássico erro de tentar explicar um mistério com outro. Ele diz ainda que muito se discutiu alguma forma de utilizar tal conhecimento em uma arma de energia dirigida. Consultado, o MoD respondeu que todos os arquivos sobre UFOs foram liberados ou estão em processo de liberação, e encerrou: "O MoD continua a não emitir opinião a respeito da existência ou não de vida extraterrestre, e não investiga relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados".

http://www.disclosureproject.org/docs/pdf/uap_exec_summary_dec00.pdf



FONTE: REVISTA UFO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

A noite em que Lavras (MG) parou para ver um UFO

Serra da Bocaina no município de Lavras (MG)

Na noite de 1º de junho de 1969, um UFO sobrevoou a cidade de Lavras, região Sul do estado de Minas Gerais, sendo observado por centenas de pessoas. O fotógrafo amador e médico Dr. Rêmulo Tourino Furtini tirou diversas fotografias do estranho objeto, que chegou a fazer um pouso em um pasto existente na época. O sargento Inocêncio França do Tiro de Guerra local e vários atiradores comprovaram o pouso, constatado tecnicamente após o ocorrido. Na época, o caso foi notícia na mídia de todo o país, despertando o interesse da Nasa e até mesmo do extinto bloco soviético.


Ufo é fotografado na madrugada

Naquela fria madrugada de 1º de junho de 1969 algumas pessoas encontram-se nas ruas, já que no tradicional Clube de Lavras estava acontecendo um dos seus famosos bailes. Alguns bares encontravam-se abertos e alguns bêbados ziguezagueavam por aquelas ruas tranquilas.

Era uma noite comum de inverno, como tantas outras em uma cidade interiorana, quando…