Pular para o conteúdo principal

Tumba de 3.300 anos de antigo general é encontrada no Egito


ARQUEÓLOGOS ESTÃO ANALISANDO O MATERIAL ENCONTRADO NA TUMBA DE SAQQARA, QUE CONTA A HISTÓRIA DO GENERAL IWRHYA (FOTO: PHOTO COURTESY EGYPTIAN ANTIQUITIES MINISTRY)

Hieróglifos do local retratam os feitos do militar que serviu aos faraós Seti I e Ramsés II

Pesquisadores do sítio arqueológico de Saqqara, no Egito, encontraram a tumba de 3.300 anos pertencente ao general egípcio Iwrhya. De acordo com as transcrições dos hieróglifos, Iwrhya fazia parte da elite do exército do Império Novo e era alto representante de Ámon, o deus egípcio mais cultuado na época, e das propriedades de Ramsés II, “sob o domínio de Ámon”.

Além de Ramsés II, que governou o Egito entre 1279 e 1213 a.C., o general também serviu ao regime anterior, do faraó Seti I, que controlou o império entre 1294 e 1279 anos a. C..

Todas as informações conhecidas sobre Iwrhya estão nas inscrições da tumba, que ainda esta sendo estudada. Algumas partes das escrituras sugerem que o general tenha ascendência estrangeira.

Por enquanto, nenhum esqueleto foi encontrado, mas provavelmente a tumba foi construída para enterrar familiares do general, como seu filho Yuppa e seu neto Hatiay, mencionados nos hieróglifos.

A tumba foi descoberta em uma região repleta de ruínas arqueológicas, localizada ao sul de uma pirâmide construída para o faraó Unas, que governou o Egito há mais de 4.300 anos.


HIERÓGLIFOS ENCONTRADOS NA TUMBA DE IWRHYA (FOTO: PHOTO COURTESY EGYPTIAN ANTIQUITIES MINISTRY)

Por dentro da tumba

Arqueólogos liderados por Ola El Aguizy, professora de egiptologia da Universidade do Cairo, foram os responsáveis por encontrar a tumba. Agora, eles tentam desvendar os segredos escondidos numa série de salas que existem nela, incluindo capelas, um átrio e um cômodo chamado de “sala da estátua”.

Neste lugar, diversas imagens retratam a atuação militar de Iwrhya e sua relação com povos estrangeiros. Entre elas, uma cena de navios desembarcando cargas de jarros de vinho cananitas, povo dominado pelos egípcios que viviam na atual região de Israel e Palestina.

Outra cena muito curiosa sobre os feitos do general está presente em um bloco que se desprendeu das paredes e mostra uma unidade de infantaria e cocheiros atravessando um canal com crocodilos. De acordo com as análises, o fato pode ter ocorrido em algum lugar da fronteira leste do Egito.


PARTE DAS RUÍNAS DA TUMBA DO GENERAL IWRHYA (FOTO: PHOTO COURTESY EGYPTIAN ANTIQUITIES MINISTRY)

Live Science

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s