Pular para o conteúdo principal

NASA encontra sistema de "estrelas vizinhas" mais rápido do Universo


CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO SISTEMA J17062 (FOTO: NASA)

Anã branca completa órbita na estrela de nêutron J17062 em apenas 38 minutos; descoberta pode ajudar a navegação espacial

Um equipamento do tamanho de uma máquina de lavar registrou um recorde dentro do Universo conhecido pela humanidade. O NICER (sigla em inglês para “Explorador da Composição Interior de Estrelas de Nêutron), que funciona acoplado à Estação Espacial Internacional, encontrou duas estrelas que giram em torno de si a cada 38 minutos.

A J17062 é a principal delas. Extremamente densa e de rápida rotação, vive em uma constante dança cósmica com o que os astrônomos acreditam ser uma anã branca pobre em hidrogênio, separadas por 300 mil quilômetros.

É menos que a distância entre o Sol e a Lua. "Não é possível para uma estrela rica em hidrogênio, como o nosso Sol, ser a companheira do pulsar", disse Tod Strohmayer, astrofísico da Goddard e principal autor do artigo. "Você não pode encaixar uma estrela como essa em uma órbita tão pequena."

Quando uma estrela morre, deixando de produzir reações químicas e explodindo em uma supernova, dependendo de sua massa, ela entra em colapso e forma um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, que é pequena e superdensa — cerca do tamanho de uma cidade, mas contendo mais massa do que o Sol. Um pulsar é uma estrela de nêutrons que gira rapidamente. É o caso da J17062 .

Por ter um intenso campo gravitacional, a estrela de nêutrons vai sugando material de sua companheira, no caso a anã branca. Essa matéria é coletada em uma espécie de disco e, conforme gira, espirala para baixo e toca a superfície. Essa viaja ao longo do campo magnético até os pólos, onde cria pontos quentes. O calor é tanto que a luz irradiada entra na porção dos raios-X do espectro eletromagnético.



Enquanto giram, os pontos quentes entram e saem da vista dos instrumentos de raios X, como o NICER, que registram as flutuações. Alguns pulsares giram mais de 42 mil vezes por minutos, comparáveis ​​às lâminas de um liquidificador de cozinha.

A J17062 gira 9.8 mil vezes por minuto. Esses pulsos de raio-X são tão constantes, que, com base nos dados coletados pelo NICER, a NASA desenvolveu o SEXTANT, uma espécie de GPS interestelar.

Com o tempo, o material da estrela doadora se acumula na superfície da estrela de nêutrons. Uma vez que a pressão dessa camada se acumula até o ponto em que seus átomos se fundem, ocorre uma reação termonuclear descontrolada, liberando a energia equivalente a 100 bombas de 15 megatons que explodem sobre cada centímetro quadrado, explicou Strohmayer.

Raios-X de tais explosões também podem ser capturados pelo NICER, embora ainda não tenha sido visto a partir de J17062.

A estrela doadora anã branca é uma “leve”, apenas cerca de 1,5% da massa do nosso Sol. O pulsar é muito mais pesado, em torno de 1,4 massa solar.



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s