Pular para o conteúdo principal

Ex-engenheiros da NASA criam “Transformer” submarino


O ROBÔ AQUANAUT EM SUA VERSÃO FECHADA (FOTO: HOUSTON MECHATRONICS)

Submarino-robô foi projetado para trabalhar de longas distâncias, mudando sua forma de acordo com a necessidade

Se, como afirmam os cientistas, o fundo dos oceanos é menos conhecido do que a superfície da Lua, que tal colocar a tecnologia da NASA para mudar esse panorama, e investigar essa parte tão importante do planeta Terra?

É o que está fazendo um grupo de antigos engenheiros da agência espacial norte-americana. fundadores da Houston Mechatronics. “Nossa equipe desenvolveu alguns dos robôs mais avançados que a NASA já produziu e vem desenvolvendo tecnologia avançada de robótica submarina há anos”, disse em nota à imprensa o CEO da empresa, Matthew Ondler.

A empresa se inspirou nos Tranformers para desenvolver um robô submarino que muda sua configuração de acordo com a necessidade, tudo de baixo d’água. Nasceu assim o Aquanaut, um robô de uma tonelada que, quando fechado, assume um formato hidrodinâmico para se mover, chegando a 200 km de distância do ponto de controle.

"Nós queremos que o Aquanaut se mova com o menor arrasto possível, assim podemos estender o alcance máximo do veículo com sua bateria”, afirmou o porta-voz da empresa, Sean Halpin, ao LiveScience.

Quando se abre, porém, o robô libera dois grandes braços mecânicos, com 3,5 metros de alcance, totalmente articulados, para fazer o trabalho pesado. A ideia é que o veículo possa trabalhar em situações de extremo perigo, tanto que está sendo financiado por empresas que exploram petróleo em águas profundas e pelo exército americano.


O AQUANAUT SE TRANSFORMOU! (FOTO: HOUSTON MECHATRONICS)

Segundo Halpn, o maior desafio do projeto do submarino Transformer é o fato da realidade ser bem mais complexa que a ficção. “Como você pode imaginar, coisas que se movem podem quebrar”, disse.

Por isso, o Aquanaut precisou ser desenhado para mudar sua configuração, mas movendo o mínimo de peças possível. “Os Transformers dos filmes de Michael Bay têm milhões de pequenas partes que se movem quando se transformam. Isso não seria o que um robô normal faria”, conta.

Outro desafio foi dotar o submarino de inteligência. Apesar dele ser controlado à distância, quando estiver a 200 km da base, a comunicação pode demorar alguma fração de segundo para chegar. Assim, apesar de obedecer instruções humanas, o Aquanaut pode tomar decisões detalhadas por conta própria. O veículo foi projetado para buscar defeitos em sua estrutura e ajustes no motor sem que ninguém mande o comando.

O Aquanaut ainda está em fase de desenvolvimento. De acordo com Halpn, ele deve estar completamente construído e pronto para ser testado na água nos próximos meses. A expectativa é que em 2019 ele já comece a embarcar em perigosas missões submarinas.





FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s