Pular para o conteúdo principal

Os pequenos satélites da NASA a caminho de Marte já enviaram seus primeiros sinais



Por: George Dvorsky

O aterrissador InSight, da NASA, está a caminho de Marte depois do lançamento bem-sucedido de um foguete Atlas V, no sábado (5), a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. Mas o pousador não está sozinho — ele conta com um par de satélites de comunicação CubeSats. Chamados de MarCO-A e MarCO-B, as minúsculas máquinas já passaram por seu primeiro marco importante em sua missão inovadora no Planeta Vermelho.

Quando o MarCO-A e o MarCO-B chegarem em Marte no fim deste ano, eles serão as menores máquinas a visitar um planeta. Conhecidos como nanossatélites, esses dispositivos pesam meros 13,6 quilos e medem apenas 36,57 cm x 24,13 cm x 11,68 cm quando colocados dentro do porão de um foguete. Uma vez em Marte, os pequenos satélites vão fornecer um link de comunicação com estações na Terra, conforme o InSight faz sua perigosa entrada na superfície. Mas o aterrissador da NASA não depende do Mars Cube One (MarCO) para ter sucesso; os CubeSats fazem parte de uma missão de prova de conceito para testar a viabilidade de se enviar satélites pequenos para os cantos mais distantes do Sistema Solar.


Ilustração de um artista para os CubeSats em Marte (Imagem: NASA/JPL-Caltech)

A NASA recebeu os primeiros sinais do MarCO-A e do MarCO-B no sábado, às 17h15 (horário de Brasília), pouco depois de seu lançamento. O recebimento desses sinais é uma boa notícia — significa que os dispositivos se ligaram. Mas o sinal também significa que os CubeSats abriram com sucesso seus painéis solares, estabilizaram sua orientação, viraram-se em direção ao Sol e ligaram seus rádios. Engenheiros da NASA ainda precisam conduzir uma série de testes antes que os CubeSats iniciem sua jornada a Marte (eles estão atualmente orbitando a Terra). Porém, indicações iniciais sugerem que as máquinas estão funcionando devidamente.

O MarCO-A e o MarCO-B então passarão os seis meses seguintes viajando até Marte. Os CubeSats gêmeos são versões redundantes um do outro, enviados como um par para o caso de um deles não funcionar direito. Sua aproximação mais perto de Marte, marcada para 26 de novembro de 2018, será a uma distância de 3,5 mil quilômetros.

Durante essa fase crítica da missão, chamada de Sete Minutos de Terror, os CubeSats vão monitorar o progresso do InSight, fornecendo informações aos controladores da missão durante um fase em que, normalmente, não se sabe nada. MarCO-A e MarCO-B vão acompanhar o progresso do InSight e enviar informação de volta à Terra a uma taxa de 8 kbps (kilobits por segundo) via UHF, quase em tempo real.

Como apontado, o InSight não precisa do MarCO para ter sucesso. Uma vez que a sonda pouse com segurança em Marte, ela usará o Orbitador de Reconhecimento de Marte e estações terrestres para suas necessidades de comunicação. Cientistas da NASA estão usando a missão para entender se e como os CubeSats podem funcionar no espaço sideral, testando sua resistência e capacidades navegacionais. Se tudo der certo, a NASA pode começar a pensar em missões parecidas para outros corpos do Sistema Solar, como os planetas gigantes de gás e, possivelmente, até o Cinturão de Kuiper.

[NASA]

Imagem do topo: NASA/JPL-Caltech

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s