Pular para o conteúdo principal

Centenário de Arthur C. Clarke, de '2001: Uma odisseia no espaço', é celebrado na Campus Party


Palestra sobre Arthur C. Clarke na Campus Party 2017 (Foto: Cesar Soto / G1)

'Convido vocês a fazerem mágica também', disse Walda Roseman, presidente da Arthur C. Clarke Foundation em palestra sobre escritor de ficção científica nesta quarta-feira (1).

No ano em que Arthur C. Clarke [1917 - 2008] completaria um século de idade, a Campus Party 2017 homenageou o escritor, conhecido como um dos três grandes da ficção científica. Walda Roseman, presidente da Arthur C. Clarke Foundation, realizou nessa quarta-feira (1º) uma palestra sobre o autor e sobre a missão da organização, de incentivar a imaginação no mundo.
“Convido vocês a fazerem mágica também”, disse Roseman, no começo da palestra, que encerrou as atividades do palco principal no dia. Por pouco menos de uma hora, ela falou sobre a carreira do escritor de “2001: Uma odisséia no espaço”, para um público que começou cheio, mas que foi esvaziando ao longo do tempo.
“‘Existem duas possibilidades: Ou estamos sozinhos no universo, ou não estamos. Ambas são igualmente aterrorizantes.’ A frase foi dita por Arthur C. Clarke em ‘2001: Uma odisseia no espaço’. Para um homem que escreveu a vida toda sobre encontros com alienígenas, umas das possibilidades pelo jeito não era tão ruim assim”, afirmou ela.


Walda Roseman, presidente da Arthur C. Clarke Foundation (Foto: Cesar Soto / G1)

A partir daí, Roseman focou nos objetivos da Fundação que leva o nome do escritor, que busca valorizar o poder da imaginação nas gerações atuais e nas que virão. “É preciso imaginar para encarar o futuro e fazer o impossível acontecer”, definiu ela.
Nacionalismo
Após a palestra, ela respondeu ao G1 que Clarke acreditava que nacionalismo era prejudicial, e que a humanidade atingia seu potencial ao trabalhar unida, como um único planeta. “E, enquanto todos mantiverem unidade, como um povo só, conseguiremos manter movimentos nacionalistas afastados.”
No entanto, ela prefere não comentar ações específicas, como alguns dos decretos assinados recentemente pelo presidente americano Donald Trump. “Clarke não era político, então nós [a Fundação] preferimos nos manter assim, também. Mas você pode imaginar o que ele diria”, responde.


O filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", baseado no livro de Clarke (Foto: Divulgação)

Ela afirma que o maior desafio à imaginação no mundo é o ritmo como vivemos. “Nossos líderes escolhidos, as corporações, educadores, etc, estão tão focados em atingir um único objetivo da maneira mais rápida possível, que a imaginação ficou de lado. Eles sempre acham que é muito caro, muito difícil, que não vale a pena pensar em outra alternativa”, diz.
“Conforme crescemos, no colégio e na universidade, vamos aprendendo as coisas e espremendo a imaginação para fora. Mas podemos mudar isso ao fazer como fizemos hoje, discutindo o problema, mostrando histórias de sucesso, de pessoas que se superaram ao pensar de forma única.”
Roseman encerrou um dia que passou por assunto variados, desde os direitos de ciborgues, passando por biotecnologia, até como a tecnologia pode ser usada para tornar as cidades mais participativas para seus cidadãos.
Neste ano, o evento de tecnologia, ciência e cultura nerd, que começou na na terça-feira (31) acontece até domingo (5) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Artur Berlet, O homem que foi para o Planeta Acart

O "Caso Berlet" ocorreu em 25 de maio de 1958 (faleceu em 1995), quando o gaúcho Artur Berlet, da cidade de Sarandí – RS, desapareceu por 11 dias.
Segundo Berlet teria sido abduzido e levado para um planeta chamado Acart aproximadamente 65,000,000 km da terra, demorou cerca de 38horas para chegar, onde ficou 11 dias em uma cidade com quase 90 milhões de habitantes. O curioso do fato que conseguiu comunicação com extraterrestres através do idioma Alemão.

Durante esse tempo, Berlet teve a chance de ver a Terra a partir do espaço. conhecer objetos e tecnologias que só teríamos posteriormente no decorrer do avanço dos humanos.
Após décadas, a fantástica história do gaúcho ainda surpreende a todos. Quem reconstituiu a história desse caso para a RBS foi a professora Ana Berlet, filha de Artur.

Vejam o nível da informação:

O Artur Berlet através de uma aparelho de Acart o qual olhou a terra, disse;
“a terra era AZUL.”



Ok ! parece nada demais, mas o fato é que ele disse anos ant…

Filme "Intruders" (Intrusos) 1992

Ao pesquisar problemas de duas de suas pacientes, proeminente psiquiatra de um importante hospital de Los Angeles (Interpretado pelo falecido ator Richard Crenna na vida real John Mack, psiquiatra formado em Harvard Medical School, 1955.) acaba penetrando em um universo de estranhas ocorrências relacionadas com OVNIs, que modificarão sua própria vida.

"Intruders" foi baseado no best-seller de Budd Hopkins e em casos verídicos que hoje compõem um vasto arquivo de histórias vividas por muitas pessoas que passaram por experiências com seres extraterrestres, e que neste filme colaboraram com renomados pesquisadores do assunto na reconstituição dos episódios.

Best Seller "Intruders" (Intrusos)

Algumas cenas do filme:








Filme legendado em português:




Inspiração do filme Intruders (Intrusos), mulher relata contato com ETs



A americana Debbie Jordan, que relata um contato com extraterrestres há 34 anos, comentou que ficaria chocada se houvesse uma nova aproximação, mas não enc…