Pular para o conteúdo principal

Nanogerador produz hidrogênio molécula por molécula


O hidrogênio é produzido com luz visível juntando grafeno com proteínas coletoras de luz.[Imagem: John Lambert]

Hidrogênio com grafeno

A sonhada economia do hidrogênio exigiria a produção maciça do gás de forma sustentável.

Mas talvez seja possível começar tudo, por assim dizer, "pelos primeiros princípios", produzindo uma molécula do gás de cada vez.

O hidrogênio é largamente abundante na Terra, mas não isoladamente. O mais comum é que ele esteja ligado ao oxigênio, formando moléculas de água. Separar os dois hoje depende do gás natural, um primo do petróleo.

Peng Wang e seus colegas do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos, construíram um nanogerador de hidrogênio capaz de produzir o gás puro sem depender dos combustíveis fósseis.

A pequena estrutura depende apenas da luz solar e de uma propriedade do grafeno até agora desconhecida - a cadeia bidimensional de átomos de carbono não apenas doa e recebe elétrons com alta eficiência, mas também é capaz de transferir esses elétrons para outra substância.

Fotossíntese artificial com grafeno

Wang fazia suas pesquisas de fotossíntese artificial com base na proteína bacterio-rodopsina, usada por microrganismos para absorver a luz do sol e bombear núcleos de hidrogênio através de uma membrana, criando uma forma de energia química.

Vários grupos já usaram esse esquema empregando dióxido de titânio e platina para quebrar as moléculas de água e isolar o hidrogênio. O problema é que esses catalisadores operam com base apenas na porção ultravioleta do espectro solar, o que representa apenas cerca de 4% da energia do Sol.


O grafeno otimizou as biocélulas, aumentando muito seu rendimento ao aproveitar uma porção maior da luz solar. [Imagem: Peng Wang et. al. - 10.1021/nn502011p]

O grafeno permitiu conectar o componente biológico - a bacterio-rodopsina - com os catalisadores de forma quase automática - os dois materiais praticamente se organizam autonomamente sobre o grafeno.

A boa notícia é que tanto a proteína quanto o próprio grafeno absorvem a luz visível. Os elétrons dessa reação vão então para o dióxido de titânio, de certa forma tornando-o sensível à luz visível.

Enquanto isso, a luz da porção verde do espectro solar aciona a proteína, que começa a bombear prótons, que se juntam aos elétrons para formar as moléculas de hidrogênio.

Essa "nanobiotecnologia" ainda está em estágio inicial, mas não há restrições fundamentais para que ela não possa ser ampliada - o desafio é o mesmo que produzir outros dispositivos à base de grafeno.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s