Pular para o conteúdo principal

SpaceX começa a testar seu ambicioso projeto de internet por satélite nos próximos dias



Por: George Dvorsky

Com o lançamento inaugural do poderoso foguete Falcon Heavy nos registros, o CEO da SpaceX, Elon Musk, está pronto para focar em um ambicioso projeto conhecido como Starlink. Neste sábado (17), a SpaceX lançará dois minissatélites experimentais – a primeira parte do que Musk espera se tornar uma constelação formada por 4.000 satélites que providenciarão internet de baixo custo por todo o globo.

Anunciado em 2015, o Starlink foi projetado para ser uma enorme rede de telecomunicações baseada no espaço que consistirá em milhares de satélites interligados e diversas estações terrestres dispersadas geograficamente. O CEO Elon Musk diz que a SpaceX vai “tentar fazer para os satélites o que a empresa fez para os foguetes”. O plano é fornecer um serviço de internet global até a metade dos anos 2020, com alguns passos à frente de potenciais concorrente. Caso tudo corra de acordo com o planejado, a receita gerada pelo projeto Starlink poderá ser usada para financiar eventuais missões da SpaceX para Marte.

Dois protótipos, chamados de Microsat 2a e 2b, estão agora carregados e prontos para serem lançados do topo do foguete Falcon-9 V1.2. Um memorando da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, confirmou o lançamento, que está programado para sábado, 17 de fevereiro, às 12h17, no horário de Brasília. Além desses minissatélites, o Falcon 9 também entregará um radar satélite de 1.360 kg chamado Paz para o governo espanhol.



Pouco se sabe sobre o Starlink e os satélites de teste, já que a SpaceX tem mantido o bico fechado quanto ao projeto, e por uma boa razão. A companhia encara forte competição de rivais como OneWeb, Samsung, Boeing e Telesat. Tanto a OneWeb (que firma parcerias com a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a Virgin Orbit, de Richard Branson) quanto a Samsung têm planos de criar uma constelação de comunicação semelhante, também utilizando satélites na órbita terrestre baixa.

Mas graças a uma inscrição governamental publicamente disponível, alguns detalhes dos satélites são conhecidos. Os microssatélites gêmeos medem cada um 1,1 m x 0,7 m x 0,7 m, pesam 400 kg e são energizados por um par de painéis solares de oito metros. Assim que atingirem a altitude de 1.125 km, a SpaceX testará os diversos sistemas dos satélites, incluindo sua antena de rede por fases. A companhia diz que irá conduzir testes de banda Ku (12-14 GHz) do sistema de radiocomunicação uma vez a cada 0,9 dia por períodos que durem menos de 15 minutos. Estações terrestres foram posicionadas no estado de Washington, Califórnia e Texas. A SpaceX continuará a testar o satélite de comunicação em vans equipadas com terminais receptores.

A notícia do lançamento de sábado da SpaceX surge algumas semanas depois de um relatório da FCC (Comissão Federação de Comunicação, na sigla em inglês) revelar o número de americanos sem acesso a banda larga fixa ou móvel ser por volta dos 34,5 milhões (até 2014). Segundo informações do National Broadband Plan, o governo americano está atualmente tentando levar internet de alta velocidade a lugares onde o serviço é escasso, em especial nas áreas rurais.

E como se tudo estivesse programado: a FCC acabou de aprovar a inscrição da SpaceX para fornecer serviços de banda larga para os EUA e para o mundo usando satélites na órbita terrestre baixa.

“Para conectar essa divisão digital da América, teremos que utilizar tecnologias inovadoras. A inscrição da SpaceX – junto de outras companhias de satélite buscando licenças ou acesso ao mercado americano para sistemas de órbita para satélites não geoestacionários – envolveu inovações do tipo”, afirmou o presidente da FCC, Ajit Pai, em um comunicado. “Tecnologia por satélite pode ajudar a alcançar americanos que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso, que cabos de fibra óptica e torres celulares não alcançam. Inclusive, o serviço pode até mesmo oferecer mais competição em locais em que o acesso a internet terrestre já é disponibilizado.”

Inscrições semelhantes feitas pela OneWeb, Space Norway e Telesat para o mercado americano já foram aprovadas pela FCC, noticia a Reuters. Sendo este o caso, e vendo que a FCC aprovou o lançamento de sábado, deve ser apenas uma questão de tempo antes da companhia de foguetes – e agora companhia de satélites – receber o sinal verde.

Como de costume, você pode assistir ao lançamento de sábado na página da SpaceX.

[SpaceX, Yahoo, CNET, Reuters]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s