Pular para o conteúdo principal

Esta foto de um único átomo ganhou o prêmio de fotografia de ciências no Reino Unido



Por: Ryan F. Mandelbaum

Dê um zoom no centro da imagem acima e conseguirá ver algo que talvez nunca pensou que pudesse um dia: um único átomo. Temos um close, caso não tenha enxergado:


Imagem: David Nadlinger/EPSRC

O átomo de estrôncio está emitindo luz depois de ser excitado por um laser. E a imagem é a ganhadora do prêmio de fotografia do Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido (EPSRC, na sigla em inglês). O EPSRC anunciou nesta segunda-feira (12) os ganhadores da quinta edição do concurso anual.

O fotógrafo ganhador, David Nadlinger, estudante de graduação da Universidade de Oxford, estava animado para demonstrar a sua pesquisa. “É animador encontrar uma imagem que ressoa entre as outras pessoas que mostram o resultado daquilo que trabalhei durante dias e noites”, me contou Nadlinger. A melhor parte para ele foi “a oportunidade para animar as pessoas a respeito de sua pesquisa, mais do que ganhar a competição”.

Nadlinger prende átomos como parte de sua pesquisa sobre computação quântica. A luz de laser faz com que o átomo emita fótons, que podem ser coletados utilizando longa exposição. Ele tirou a foto por uma janela no vácuo da armadilha de íons.

Os jurados selecionaram a foto entre mais de 100 inscrições que receberam financiamento da EPSRC – a EPSRC é principal financiadoras de pesquisa de ciência física no Reino Unido. Aqui estão algumas das nossas favoritas.


Rastreio de diferentes formatos de certos polímeros. Por Mahetab Amer – Universidade de Nottingham. (Imagem via EPSRC)



Esta imagem demonstra o comportamento de bolhas de sabão para o estudo da formação de espuma. (Imagem via EPSRC)



Uma imagem de microscópio eletrônico de transmissão não processada de um núcleo de gás cercado por uma casca bio-compatível. Por Estelle Beguin – Universidade de Oxford. (Imagem via EPSRC)



Um robô tirando uma selfie. Por Luke Cramphorn – Universidade de Bristol (Imagem: EPSRC)



Diversas estruturas de alumínio impressas em 3D projetadas para serem o mais forte e leve possível. Por Sam Catchpole-Smith – Universidade de Nottingham. (Imagem: EPSRC)



Uma imagem colorida de uma mini-tigela biodegradável que poderia fornecer drogas de forma mais eficiente. Por Tayo Sanders II – Universidade de Oxford. (Imagem: EPSRC)

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s