Por: Ryan F. Mandelbaum
Dê um zoom no centro da imagem acima e conseguirá ver algo que talvez nunca pensou que pudesse um dia: um único átomo. Temos um close, caso não tenha enxergado:
Imagem: David Nadlinger/EPSRC
O átomo de estrôncio está emitindo luz depois de ser excitado por um laser. E a imagem é a ganhadora do prêmio de fotografia do Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido (EPSRC, na sigla em inglês). O EPSRC anunciou nesta segunda-feira (12) os ganhadores da quinta edição do concurso anual.
O fotógrafo ganhador, David Nadlinger, estudante de graduação da Universidade de Oxford, estava animado para demonstrar a sua pesquisa. “É animador encontrar uma imagem que ressoa entre as outras pessoas que mostram o resultado daquilo que trabalhei durante dias e noites”, me contou Nadlinger. A melhor parte para ele foi “a oportunidade para animar as pessoas a respeito de sua pesquisa, mais do que ganhar a competição”.
Nadlinger prende átomos como parte de sua pesquisa sobre computação quântica. A luz de laser faz com que o átomo emita fótons, que podem ser coletados utilizando longa exposição. Ele tirou a foto por uma janela no vácuo da armadilha de íons.
Os jurados selecionaram a foto entre mais de 100 inscrições que receberam financiamento da EPSRC – a EPSRC é principal financiadoras de pesquisa de ciência física no Reino Unido. Aqui estão algumas das nossas favoritas.
Rastreio de diferentes formatos de certos polímeros. Por Mahetab Amer – Universidade de Nottingham. (Imagem via EPSRC)
Esta imagem demonstra o comportamento de bolhas de sabão para o estudo da formação de espuma. (Imagem via EPSRC)
Uma imagem de microscópio eletrônico de transmissão não processada de um núcleo de gás cercado por uma casca bio-compatível. Por Estelle Beguin – Universidade de Oxford. (Imagem via EPSRC)
Um robô tirando uma selfie. Por Luke Cramphorn – Universidade de Bristol (Imagem: EPSRC)
Diversas estruturas de alumínio impressas em 3D projetadas para serem o mais forte e leve possível. Por Sam Catchpole-Smith – Universidade de Nottingham. (Imagem: EPSRC)
Uma imagem colorida de uma mini-tigela biodegradável que poderia fornecer drogas de forma mais eficiente. Por Tayo Sanders II – Universidade de Oxford. (Imagem: EPSRC)
FONTE: GIZMODO BRASIL
Comentários
Postar um comentário