Pular para o conteúdo principal

Os louva-a-deus têm uma maneira completamente diferente de ver em 3D



Por: Ryan F. Mandelbaum

Os louva-a-deus veem o mundo em três dimensões de uma maneira que é completamente diferente de como os vertebrados (incluindo pássaros, humanos e outros mamíferos) veem, segundo um novo estudo publicado na Current Biology. Ah, sim, estudar isso também exigiu colocar uns óculos minúsculos nos louva-a-deus.

Pássaros e mamíferos enxergam em 3D usando as diferenças entre as imagens observadas por cada olho. Porém, segundo o que pesquisadores da Universidade de Newcastle descobriram, os louva-a-deus evoluíram um sistema baseado em como cada imagem muda. Mais importante de tudo, como eu disse antes, isso envolveu colocar óculos nos rostinhos minúsculos dos louva-a-deus, usando cera de abelha.



Os pesquisadores colocaram os louva-a-deus de frente para um monitor que mostrava pontos escuros e claros aleatórios em duas cores. Os óculos coloridos implicavam que um olho via um conjunto de pontos coloridos, e o outro, um outro conjunto de pontos coloridos, mas nenhum dos olhos conseguia ver ambos os conjuntos. Uma mancha de pontos entrou em uma espiral no centro do quadro. Em todos os momentos, a mancha de pontos era indistinguível. Você pode ver isso por volta de 1:18 neste vídeo dos pesquisadores:



O intuito disso foi simular presas em frente ao alvo, como uma dessas imagens 3D que, para ver, você precisa olhar com os olhos cruzados. Quando os pontos em movimento chegavam a um ponto em que apareciam a uma distância atingível, os louva-a-deus atacavam. Os pesquisadores prepararam uma série de testes comparando como os louva-a-deus reagiam a diferentes pontos se mexendo de diferentes maneiras. Os pontos não precisavam estar ligados uns aos outros, disse o autor principal Vivek Nityananda em entrevista ao The Washington Post. Eles só precisavam estar em movimento.

Essa não é a primeira vez que escrevemos sobre esses óculos bobos de louva-a-deus. Mas a diferença mais importante foi que, bom, da última vez nós aprendemos que os insetos viam em 3D. Agora, sabemos como.

Isso ainda foi apenas um teste de laboratório, e ninguém sabe o que o louva-a-deus está de fato vendo. Mas pareceu para os pesquisadores que “[a percepção de profundidade dos louva-a-deus] é computacionalmente simples o bastante para se implementar em um cérebro de um milhão de neurônios e — notavelmente — detectar com sucesso a distância estereoscópica em imagens em que [as percepções de profundidade dos] humanos falham”.

[Current Biology via The Washington Post]

Imagem do topo: Universidade de Newcastle

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s