Pular para o conteúdo principal

Objeto parecido com um planeta pode ter passado a sua juventude tão quente quanto uma estrela


Uma sequência de quatro estágios (da esquerda para a direita), mostrando a possível evolução extrema na temperatura de WISE J0304-2705. Quando jovem, o objeto era tão quente quanto uma estrela, brilhando com uma temperatura de, pelo menos, 2800ºC por cerca de 20 milhões de anos. Depois de 100 milhões de anos tinha esfriado a 1500ºC, e por um bilhão de anos a temperatura foi de cerca de 1000ºC. A fase final foi milhares de milhões de anos mais tarde, quando WISE J0304-2705 tinha arrefecido para sua temperatura planetária atual de 100 -150°C. Crédito: John Pinfield, 2014.

Astrônomos descobriram um objeto extremamente frio que poderia ter uma história particularmente diversificada – embora seja agora tão frio quanto um planeta, ele pode ter passado grande parte da sua juventude tão quente quanto uma estrela. A equipe publicou seus resultados no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A temperatura atual do objeto é entre 100-150°C, temperatura intermediária entre a da Terra e a de Vênus. Mas o objeto mostra evidências de uma possível origem antiga, o que implica que uma grande mudança na temperatura ocorreu. No passado, esse objeto teria sido tão quente quanto uma estrela durante muitos milhões de anos.

Chamado de WISE J0304-2705, o objeto é um membro da recém-criada classe “anã Y” – a classe estelar que define a temperatura mais fria, adicionado ao final da sequencia OBAFGKMLT (por razões históricas ela não está em ordem alfabética, mas segue um declínio na temperatura de O a T). Embora a temperatura não esteja muito longe da temperatura do nosso próprio mundo, o objeto não é como os planetas rochosos, em vez disso é uma bola gigante de gás, como Júpiter.

A equipe internacional da descoberta, liderada pelo professor David Pinfield da Universidade de Hertfordshire, identificou a anã Y usando o observatório Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) – um telescópio espacial da NASA, que desde o seu lançamento em 2009 fotografa todo o céu em luz infravermelha média (mais vermelha do que a luz mais vermelha que podemos ver com nossos olhos). A equipe também dispersou a luz emitida pela anã Y em um espectro, o que lhes permitiu determinar sua temperatura atual e entender melhor sua história.

Apenas 20 outras anãs Y foram descobertas até à data, e entre estas WISE J0304-2705 é definida como “peculiar”, devido às características incomuns em seu espectro de luz. “Nossas medições sugerem que esta anã Y pode ter uma composição e/ou idade característica de um dos membros mais antigos da galáxia”, explica o professor Pinfield. “Isso significaria que sua evolução de temperatura poderia ter sido um pouco extrema – apesar de ter começado a milhares de graus, este objeto exótico é agora quase quente o suficiente para ferver uma xícara de chá”.

A razão pela qual WISE J0304-2705 passou por tão extenso resfriamento evolutivo é porque ela é uma “sub-estrela” – seu interior nunca se tornou quente o suficiente para a fusão de hidrogênio, o processo que tem mantido o Sol quente por bilhões de anos. E sem uma fonte de energia mantendo uma temperatura estável, a refrigeração e o enfraquecimento eram inevitáveis.

Se WISE J0304-2705 é um objeto antigo então sua evolução de temperatura teria seguido as etapas mostradas na ilustração. Durante os primeiros 20 milhões de anos de sua vida ele teria tido uma temperatura de pelo menos 2.800°C, a mesma que estrelas anãs vermelhas, como Proxima Centauri (a estrela mais próxima do Sol). Depois de 100 milhões de anos ele teria arrefecido para cerca de 1.500°C, com condensação de nuvens de silicato na sua atmosfera. Com um bilhão de anos de idade ele teria arrefecido para cerca de 1.000°C, frio o suficiente para o gás metano e o vapor de água dominarem sua aparência. E, em seguida, continuou a arrefecer até à sua temperatura atual de 100 a 150°C.

WISE J0304-2705 é tão maciço quanto 20 a 30 jupiteres combinados, por isso está em algum lugar entre as estrelas menos maciças e planetas típicos. Mas em termos de temperatura ele pode realmente ter “tomado a viagem” do tipo estrela para condições tipo planeta.

Depois de identificar WISE 0304-2705, a equipe do Prof Pinfield fez observações terrestres cruciais com alguns dos maiores telescópios do mundo – o Gemini South Telescope de 8m, o Magellan Telescope de 6,5 m e o New Technology Telescope de 3.6m, todos localizados no Andes chilenos.

O membro da equipe Dr. Mariusz Gromadzki disse: “As medições terrestres eram muito difícil, mesmo com os maiores telescópios. Foi emocionante quando os resultados mostraram o quão frio esse objeto era, e que não era comum”.

“A descoberta da WISE J0304-2705, com o seu espectro de luz peculiar, apresenta desafios em curso para os modernos telescópios mais poderosos que estão sendo usados ​​para o seu estudo detalhado”, comentou a professora Maria Teresa Ruiz, membro da equipe da Universidad de Chile.

WISE J0304-2705 está localizado na constelação de Fornax (Fornalha) no hemisfério sul do céu, disfarçando sua temperatura fria, e situa-se entre 33 e 55 anos-luz de distância.

Não há atualmente nenhum limite inferior para temperaturas de anãs Y, mas pode haver muitos objetos ainda mais frios e mais diversificados não-detectados na vizinhança solar. O WISE entrou em hibernação em fevereiro de 2011 após a realização de sua missão principal de pesquisa. No entanto, pela demanda popular, foi reativado em dezembro de 2013, e continua as observações como parte de uma extensão da missão de 3 anos.

“O WISE nos dá uma maravilhosa sensibilidade para os objetos mais frios”, disse o professor Pinfield, “e com mais 3 anos de observações será capaz de pesquisar o céu para mais anãs Y, e anãs Y mais diversificadas.”

FONTE: http://www.astronomy.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s