Pular para o conteúdo principal

Sonda Parker, da NASA, deve ser lançada na próxima semana, em direção ao Sol



Por: Ryan F. Mandelbaum

A NASA está programada para, na próxima semana, enviar tecnologia humana o mais próximo de uma estrela que já chegamos. E o que eles descobrirem pode mudar nossa compreensão de toda a galáxia.

A sonda Parker (ou Parker Solar Probe) consiste em uma missão que irá orbitar o Sol a apenas 6,1 milhões de quilômetros de distância. Para efeitos de comparação, a distância média da Terra para o Sol é de de 149,6 milhões. Já Mercúrio está, em média, a 57,9 milhões de quilômetros da estrela.

A espaçonave precisará se proteger de temperaturas de até 1371 ºC para poder encontrar respostas às várias questões que os cientistas ainda têm sobre o Sol e as estrelas em geral.

“A mensagem é simples”, disse Jim Garvin, cientista-chefe do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, em entrevista ao Gizmodo. “Entendo o nosso Sol dessa maneira, poderemos ligar os pontos entre como o Sol funciona, como ele afeta a Terra e outros mundos por todo o Sistema Solar e como observamos sistemas planetários em torno de outras estrelas.”

A sonda está no Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete Delta IV. Após seu lançamento, que deve acontecer a partir de 11 de agosto, ela vai em direção ao centro do Sistema Solar em velocidades de até 692 mil km/h, segundo um informativo da NASA. Ela passará por Vênus sete vezes para uma desaceleração assistida por gravidade, estudando nosso vizinho gasoso no meio do caminho, antes de chegar à sua órbita solar final.


A sonda Parker em construção. Foto: NASA

Há diversos mistérios que uma missão como essa poderia solucionar. Talvez, o mais relevante para nós, meros mortais, seja que o Sol libera explosões de partículas de alta energia que poderiam, potencialmente, ser catastróficas para nossa rede elétrica.

Até o Congresso dos EUA está preocupado com isso. A sonda irá medir como o Sol gera essas partículas, o que, com sorte, ajudará os cientistas a prever esses eventos. A Parker também vai ajudar os cientistas a descobrir por que a coroa do Sol, o plasma que cerca a estrela, é tão mais quente do que a estrela em si.

A sonda não vai voar através da coroa de milhões de graus Celsius — essas temperaturas são completamente inóspitas para a nossa tecnologia. Mas ela irá, sim, beirar as regiões mais externas.

A Parker poderá também descobrir fenômenos solares com que os cientistas sequer sonham atualmente. Essa é a diferença entre olhar uma estrela de perto e de longe — você certamente aprende novas coisas ao se aproximar. “O Grand Canyon parece legal de longe, mas, se você vai até a beira, ele parece um cânion completamente diferente”, disse Garvin.

A missão vem com desafios extremos para os quais os engenheiros do projeto fizeram o melhor para se preparar. Um escudo de fibra de carbono de 2,4 metros de largura e 11,4 centímetros de espessura protege a sonda, mantendo seus instrumentos a confortáveis 29,4 ºC, segundo a NASA. A face externa do escudo é revestida de tinta cerâmica branca para refletir ainda mais o calor para longe da sonda.

Cientistas de todo o mundo estão interessados no sucesso da sonda. “É empolgante, porque a ciência obviamente não é apenas de interesse nacional, mas de interesse internacional”, disse Philippa Browning, professora de Astrofísica do Jodrell Bank Centre for Astrophysics, no Reino Unido, em entrevista ao Gizmodo. “É a primeira espaçonave de qualquer lugar do mundo a chegar tão perto do Sol. Pessoas de todo o mundo estão interessadas na ciência de como o Sol funciona.”

O Sol é uma fera selvagem, com tentáculos de milhões de graus Celsius cuspindo radiação nociva ao espaço. Ele fornece energia à vida na Terra, mas também tem um potencial destrutivo incrível. E a NASA vai marchar diretamente em direção a ele.

A sonda está indo até “o lugar em que a ação acontece”, disse Garvin. “Isso é um feito bastante espetacular de engenharia e ciência trabalhando juntas.”

Imagem do topo: NASA/JHUAPL

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s