Pular para o conteúdo principal

Simulador quântico usa íons para simular ligações químicas


Impressão artística de uma molécula de hidreto de lítio aproximando-se de seu ponto zero de energia.[Imagem: Harald Ritsch/IQOQI Innsbruck]

Computação química

Com a computação quântica ainda na sua infância, não se sabe exatamente quais problemas esses dispositivos serão mais eficazes para resolver, mas a maioria dos especialistas concorda que a química quântica será uma das primeiras aplicações desta tecnologia emergente.

Basta lembrar que o primeiro teste comparativo de computadores quânticos usou justamente o estudo da energia de ligação de um átomo de hidrogênio e que os simuladores quânticos estão mais avançados do que os processadores quânticos de múltiplas funções.

Um grupo internacional de pesquisadores obteve agora a primeira demonstração multi-qubit de um cálculo de química quântica. Para isso eles usaram um sistema de íons, uma das plataformas de hardware na corrida para desenvolver um computador quântico universal.

Simulação quântica

A equipe precisou de apenas quatro qubits em um simulador de 20 qubits para executar os algoritmos para simular as ligações de energia do hidrogênio molecular e do hidreto de lítio.

Essas moléculas relativamente simples foram escolhidas porque são bem compreendidas e podem ser simuladas usando computadores clássicos, o que permite verificar os resultados fornecidos pelos computadores quânticos em desenvolvimento.

Hoje já existem simuladores quânticos com mais de 50 qubits, o que permitirá testar químicas cada vez mais complexas.

O maior desafio, contudo, ainda está na correção dos erros dos processadores quânticos, que são rapidamente afetados pelo ambiente, o que deteriora a qualidade dos cálculos.

A expectativa é que, no futuro, as simulações quânticas permitam descobrir vias para reações químicas com menor consumo de energia, permitindo o projetos de novos catalisadores, o desenvolvimento de células solares orgânicas e melhores baterias através de materiais melhorados, e capturar novos insights para projetar medicamentos com menos efeitos colaterais.

Química quântica

A química quântica tenta compreender as ligações e reações de moléculas usando a mecânica quântica. Ocorre que "partes móveis" de qualquer coisa nessa escala, mesmos dos processos químicos mais simples, estão além da capacidade dos simuladores tradicionais.

Assim, nada melhor do que tentar simular essas interações quânticas usando justamente interações quânticas entre qubits.

"Até mesmo os maiores supercomputadores estão tendo dificuldades para modelar com precisão qualquer coisa, mesmo a química mais básica. Os computadores quânticos simulando a natureza, no entanto, abrem uma maneira toda nova de entender a matéria. Eles vão nos fornecer uma nova ferramenta para resolver problemas em ciência dos materiais, medicina e química industrial usando simulações," disse o professor Cornelius Hempel, da Universidade de Sydney, na Austrália.

Bibliografia:

Quantum Chemistry Calculations on a Trapped-Ion Quantum Simulator
Cornelius Hempel, Christine Maier, Jonathan Romero, Jarrod McClean, Thomas Monz, Heng Shen, Petar Jurcevic, Ben P. Lanyon, Peter Love, Ryan Babbush, Alán Aspuru-Guzik, Rainer Blatt, Christian F. Roos
Physical Review X
Vol.: 8, 031022
DOI: 10.1103/PhysRevX.8.031022

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s