Pular para o conteúdo principal

Quasicristais são mesmo extraterrestres


A estrutura do quasicristal, bem como sua composição química, nunca foram encontradas na Terra. [Imagem: Luca Bindi et al.]

Quasirridículo

A descoberta dos quasicristais certamente merecerá um capítulo especial quando historiadores do futuro estiverem narrando a ciência do nosso tempo.

Ao contrário dos cristais tradicionais, com suas redes atômicas bem ordenadas, e dos vidros, com sua desordem total, os quasicristais têm padrões que parecem não se encaixar perfeitamente e não se repetir nunca.

Como essa estrutura era considerada impossível pelo saber da época, seu descobrir, Dan Shechtman, foi ridicularizado, teve seu trabalho recusado pelas revistas científicas e foi expulso do seu grupo de pesquisa.

Felizmente tudo pode ser corrigido a tempo, e Shechtman ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2011 pela descoberta dos quasicristais.

Mas este não é o fim da história.

Quasicristal natural

Até 2012 ninguém sabia se existiam quasicristais naturais, porque Shechtman estudou um material sintético. E havia muito ceticismo quanto a isso, porque acreditava-se que a estrutura era esquisita demais para ser estável em sólidos naturais.

Foi quando Luca Bindi, da Universidade de Florença, na Itália, descobriu um quasicristal nas montanhas da Rússia. Pelo tipo da rocha onde estava o quasicristal, ele e uma equipe da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, concluíram que a rocha poderia ter origem extraterrestre.

Agora essa hipótese foi confirmada. A mesma equipe encontrou um quasicristal em uma amostra de meteorito, fazendo com que as duas únicas amostras de quasicristais naturais conhecidas tenham origem extraterrestre.

"A descoberta desse segundo quasicristal de ocorrência natural confirma que esses materiais podem se formar na natureza e serem estáveis ao longo de escalas temporais cósmicas," disse o professor Paul Steinhardt.


O novo "quasicristal ET" ainda não tem um nome. [Imagem: Luca Bindi et al.]

Cristal extraterrestre

O novo "quasicristal ET", que ainda não tem um nome, tem uma estrutura de discos planos de 10 lados (decagonais) empilhados em uma coluna, uma estrutura impossível em um cristal.

Além disso, ele é formado por alumínio, níquel e ferro, elementos que normalmente não são encontrados no mesmo mineral na Terra porque o alumínio liga-se rapidamente ao oxigênio, impedindo a ligação do níquel e do ferro.

Ou seja, parece que os quasicristais são realmente coisa de outro mundo.

Usos dos quasicristais

Apesar de tudo, esses materiais já despertaram interesse para usos aqui na Terra.

Como são muito duros, têm baixa fricção e não conduzem calor muito bem, os quasicristais poderiam ser úteis como revestimentos protetores em inúmeras superfícies sujeitas a grandes desgastes, da parede interna das panelas à fuselagem e aos motores de avião.

Para isso, contudo, será necessário descobrir como sintetizá-los - ou encontrar uma mina de quasicristais em algum lugar no espaço.

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s