Pular para o conteúdo principal

China lança robô para explorar a Lua


Especula-se que o robô lunar chinês tenha "objetivos geológicos" muito claros, em busca de possíveis fontes de mineração, incluindo hélio-3. [Imagem: Xinhua]

Missão lunar

A agência espacial chinesa lançou na tarde deste domingo um robô para explorar e fazer pesquisas na Lua.

A missão Chang'e-3 colocará na superfície um lunar um robô com seis rodas chamado Yu Tu, ou "Lebre de Jade", em alusão a um personagem do folclore chinês que viveria na Lua.

Caso consiga realizar a missão, a China se tornará o terceiro país a pousar uma sonda na superfície lunar, depois dos EUA e da antiga União Soviética.

O Yu Tu deverá explorar uma região da Lua chamada Baía do Arco-Íris, um platô de origem provavelmente vulcânica e bastante liso, sem a presença de grandes rochas. A missão primária deverá durar três meses.

Lebre de Jade

Pesando 120 quilogramas, o robô lunar leva vários instrumentos científicos, entre os quais um radar para estudos de subsuperfície, que pretende obter informações mais detalhadas sobre o solo e a crosta da Lua.

O robô teleguiado tem capacidade para viajar até 200 metros por hora, podendo subir inclinações de até 30 graus.

O caráter sigiloso das missões espaciais chinesas torna difícil obter informações mais detalhadas sobre a missão e o veículo, e as agências de notícias citam fontes não identificadas para levantar hipóteses.

Uma delas é que o robô lunar chinês teria "objetivos geológicos" muito claros, em busca de possíveis fontes de mineração, incluindo a busca por hélio-3, um combustível que não ocorre na terra e que teoricamente poderia fornecer um milhão de vezes mais energia do que o carvão.

Outras especulações dão conta de que, embora tenha painéis solares, o robô Yu Tu contaria também com uma fonte de energia nuclear, como a utilizada no robô Curiosity, atualmente explorando Marte.

Programa espacial chinês

A China enviou seu primeiro astronauta para o espaço em 2003, transformando-se no terceiro país a realizar viagens espaciais tripuladas de forma independente, depois da Rússia e dos Estados Unidos.

Em 2007, o país enviou sua primeira uma espaçonave não tripulada, a Chang'e-1, para a órbita da Lua.

A nave permaneceu no espaço durante 16 meses antes de ser derrubada de propósito na superfície do satélite.

Em junho três astronautas chineses passaram 15 dias em órbita e acoplaram a nave onde estavam com um laboratório espacial experimental.

O módulo Tiangong-1 (Palácio Celestial) é o primeiro laboratório daquela que deverá se tornar a estação espacial chinesa, por volta de 2020.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/