Pular para o conteúdo principal

Japoneses querem iniciar a construção de um elevador espacial em 2050


MODELO DE ELEVADOR ESPACIAL DESENVOLVIDO PELA JAPONESA OBAYASHI. (FOTO: OBAYASHI CORP.)

Pesquisadores planejam lançar experimento espacial ainda este ano

A corrida espacial reaqueceu nos últimos anos. O desenvolvimento de tecnologias para acolonização da Lua de e Marte gerou uma corrida para ver quem será o primeiro país a chegar lá. China, Estados Unidos, Rússia e países da União Européia estão na frente. Em um aspecto, porém, é o Japão que lidera: no elevador.

Mas não seria um qualquer. Um elevador espacial, que conectará a Terra com a Estação Espacial Internacional, a 408 km de altitude. A idéia de um elevador espacial foi inspirada pela primeira vez pelo cientista russo Konstantin Tsiolkovsky em 1895. Em princípio, parece simples - ter uma corda que se estende da superfície da Terra para o espaço e simplesmente sobe e desce.

Na prática, no entanto, é incrivelmente difícil construir um dispositivo desse tipo. Para começar, quase não há materiais conhecidos suficientemente fortes ou que possam ser fabricados em quantidades suficientes para criar um cabo com centenas de quilômetros de extensão.

Em segundo lugar, a "corda" precisaria ser ancorada em uma estação geoestacionária e mais longe com um ponto de contrapeso para garantir que ela não fosse quebrada. Por fim, você precisarira de algum tipo de elevador que possa se conectar ao cabo e viajar para o espaço.

O par de satélites será lançado da Estação Espacial Internacional (ISS) e um contêiner agindo como um elevador será movido em um cabo com um motor. Uma câmera conectada aos satélites registrará os movimentos do contêiner no espaço. Será o primeiro experimento do tipo já realizado.

Uma das principais interessadas no experimento é a empreiteira japonesa Obayashi Corp., que é consultora técnica do projeto. Ela tem planos de, em 2050, iniciar a construção de seu próprio elevador espacial.

Os pesquisadores esperam que um elevador espacial possa acelerar até 200 quilômetros por hora e chegar a uma estação espacial oito dias depois da partida da Terra, a 36 mil quilômetros de altitude. O comprimento total de um cabo a ser usado para o veículo será de 96 mil quilômetros, e o custo total é estimado em 10 trilhões de ienes, o equivalente a US$ 89 bilhões.

"Em teoria, um elevador espacial é altamente plausível. As viagens espaciais podem se tornar algo popular no futuro", disse Yoji Ishikawa, 63, que lidera a equipe de pesquisa.
Vários desafios aguardam os pesquisadores, no entanto, antes que eles possam realizar elevadores cósmicos, como o desenvolvimento de um cabo de alta resistência. Eles devem ser resistentes a raios cósmicos de alta energia.

Outras tarefas incluem descobrir como transmitir eletricidade da Terra para o espaço e como evitar que detritos espaciais e meteoritos colidam com elevadores espaciais. Se um elevador espacial for realmente realizado, as pessoas poderão viajar para o espaço sem usar um veículo de lançamento e transportar suprimentos a baixo custo.



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s