Pular para o conteúdo principal

Frank Borman: conheça o astronauta que não gostou de ir ao espaço


FRANK BORMAN SE ARRUMANDO PARA O LANÇAMENTO DA MISSÃO APOLLO 8, NO DIA 21 DE DEZEMBRO DE 1968 (FOTO: NASA, VIA WIKIMEDIA COMMONS)

Borman tinha um único objetivo quando aceitou fazer parte da tripulação da missão Apollo 8: derrotar os soviéticos

Se você passou sua infância sonhando (e ainda tem esperança) em ir para o espaço, saiba que a experiência às vezes nem é tão boa quanto imaginamos.

Em entrevista ao programa de rádio This American Life, o astronauta Frank Borman, que hoje tem 90 anos, relatou o quão desinteressante foi a sua estada no espaço enquanto estava à bordo da missão Apollo 8, a segunda missão tripulada do Projeto Apollo, que foi lançada em dezembro de 1968.


Na ocasião, Borman foi um dos três astronautas a circundar a Lua pela primeira vez e fazer imagens do solo do satélite. Junto com James Lovell e William Anders, fez parte da primeira equipe de astronautas a ultrapassar a órbita terrestre.

Apesar de todas essas conquistas históricas, na entrevista, o ex-astronauta afirma que tudo lhe parecia uma missão como qualquer outra. O grande objetivo de tudo aquilo era, afinal de contas, vencer a União Soviética na corrida espacial; algo que era muito mais importante aos seus olhos.

“Eu estava lá porque era a Guerra Fria”, disse Borman. “Eu queria participar dessa aventura norte-americana de vencer os soviéticos. Essa foi a única coisa que me motivou.”

No programa, Broman reafirmou que não tinha interesse nenhum nas questões astronômicas e que se sentiu indiferente em relação à sua experiência espacial. Sobre a sensação de antigravidade, disse que ela é interessante nos 30 primeiros segundo, mas que depois vira rotina.

“Provavelmente eu sou [a pior pessoa para ir para a Lua]”, brinca. “Devastação. Crateras de meteoros. Sem cor alguma, apenas diferentes tons de cinza”, descreve o veterano, que não gostou nada do que viu quando se aproximou do satélite.

Por outro lado, Borman afirma que aprovou a vista da Terra na Lua e o trabalho de Bill Anders em fotografar esse momento histórico.


VISTA DA TERRA EM SOLO LUNAR. FOTOGRAFIA TIRADA PELO ASTRONAUTA BILL ANDERS DURANTE A MISSÃO APOLLO 8 (FOTO: BILL ANDERS/NASA)


Logo da missão

Para o ex-astronauta, os melhores momentos de sua vida foram aqueles passados em terra firme com sua família. E, quando retornou para a casa, não teve interesse algum em comentar como foi a experiência há milhares de quilômetros da atmosfera. “O última coisa que passou pela minha cabeça foi falar sobre como a Lua se parecia”, conta. “Ninguém perguntou!”

Pouco tempo depois, Borman desistiu de continuar seu treinamento na Nasa e recusou a oportunidade de participar de uma outra missão Apollo. Hoje em dia, quase nunca lembra dos dias espacial e leva boa parte do tempo cuidando de sua esposa, que sofre de Alzheimer.




https://www.amazon.com/Apollo-NASA-Mission-Reports-Book/dp/1896522661

FONTE: Revista Galileu - Dion Lima - Dan Beaumont Space Museum

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s