Pular para o conteúdo principal

Antimatéria fria vai responder enigmas do Universo


Esta confusão de equipamentos é o Experimento Alpha, que estuda a antimatéria junto ao LHC.[Imagem: Maximilien Brice/Julien Ordan/CERN]

Resfriando a antimatéria

Pela primeira vez, físicos do CERN, a entidade que coordena o LHC, observaram uma transição de energia atômica no anti-hidrogênio, um passo importante em direção ao resfriamento e manipulação da forma mais básica de antimatéria.

"A transição Lyman-alfa é a transição mais básica e mais importante nos átomos de hidrogênio comuns, e capturar o mesmo fenômeno no anti-hidrogênio abre uma nova era na ciência da antimatéria," disse Takamasa Momose, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, que liderou o desenvolvimento do sistema de laser usado para manipular o anti-hidrogênio.

"Essa abordagem é uma porta de entrada para o resfriamento do anti-hidrogênio, que melhorará muito a precisão de nossas medições e nos permitirá testar como a antimatéria e a gravidade interagem, o que ainda é um mistério," acrescentou Momose.

O resfriamento é a técnica padrão para estudar a matéria porque, próximo ao zero absoluto, cessa a maior parte dos movimentos atômicos. A expectativa é que essa mesma técnica permita estudar os anti-átomos.


O próximo passo será resfriar a antimatéria até próximo do zero absoluto, usando as mais recentes técnicas de resfriamento a laser. [Imagem: Vanderbilt University]

Estudos sobre a antimatéria

Um átomo de anti-hidrogênio - constituído por um antipróton e um pósitron (anti-elétron) - é a contraparte da antimatéria de um átomo de hidrogênio, constituído de um único próton com um elétron em órbita.

A transição Lyman-alfa, vista pela primeira vez no hidrogênio há mais de 100 anos, é medida como uma série de emissões ultravioleta quando o elétron de um átomo de hidrogênio é forçado a mudar de um orbital baixo para um orbital alto.

Usando pulsos de laser com duração de nanossegundos, a colaboração internacional ALPHA conseguiu induzir a mesma transição em centenas de átomos de anti-hidrogênio magneticamente presos no vácuo.

"Nas últimas décadas, os cientistas conseguiram revolucionar a física atômica usando manipulação óptica e resfriamento a laser, e com este resultado podemos começar a aplicar as mesmas ferramentas para investigar os mistérios da antimatéria," disse Makoto Fujiwara, porta-voz da colaboração ALPHA, que estuda a antimatéria.

Essas investigações poderão resolver um dos grandes mistérios do Universo: Por que a antimatéria, que deveria existir em quantidades iguais à matéria na época do Big Bang, praticamente desapareceu.

Quanto à interação da antimatéria com a gravidade, as principais questões são: A antimatéria cai para cima ou para baixo? e será que a antimatéria pesa mais ou menos do que a matéria?.

Bibliografia:

Observation of the 1S-2P Lyman-α transition in antihydrogen
M. Ahmadi et al.
Nature
DOI: 10.1038/s41586-018-0435-1

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/