Pular para o conteúdo principal

Descoberta incerteza fundamental da temperatura em nanoescala

A termodinâmica em escala atômica tem muitas coisas estranhas, incluindo um demônio - de Maxwell.[Imagem: Jonne Koski]

Incerteza na temperatura

Físicos descobriram uma nova relação de incerteza que mostra uma imprecisão fundamental com que a temperatura pode ser medida em nanoescala, das moléculas para baixo, onde imperam as regras da mecânica quântica.

Se você medir a temperatura do seu café com um termômetro comum, poderá ler algo como uma temperatura de 90° C, 0,5° C para mais ou para menos.

A incerteza da temperatura em sua leitura surge porque o nível de mercúrio no termômetro flutua um pouco, devido a colisões microscópicas dos átomos de mercúrio.

As coisas ficam mais interessantes quando se tenta medir a temperatura de pequenos objetos, como componentes nanométricos - transistores, células individuais, moléculas, e por aí adentro.

Superposição de temperaturas

Para obter medições precisas em nanoescala, é necessário usar termômetros minúsculos, compostos de apenas alguns átomos. Ou seja, tanto o medidor quanto o que deve ser medido estão em vibração contínua.

Acontece que, sob certas circunstâncias, a incerteza nessas leituras de temperatura será propensa a "flutuações" adicionais - além dos já conhecidos sacolejos das moléculas e dos átomos. Essas variações emergem devido a efeitos quânticos.

Especificamente, um nanotermômetro pode estar em uma superposição quântica entre diferentes temperaturas - ele pode estar simultaneamente em 89,5° C e 90,5° C, por exemplo, assim como o gato de Schrodinger pode estar em uma superposição entre estar morto e vivo. Para quem não se lembra, a superposição é uma das tecnologias por trás dos computadores quânticos.

"Além do ruído termal que está presente ao fazer uma medição de temperatura, a possibilidade de estar em uma superposição significa que as flutuações quânticas influenciam a forma como observamos a temperatura em nanoescala," disse Harry Miller, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

Por isso, Miller e sua colega Janet Anders desenvolveram um novo arcabouço teórico que permite a caracterização desses termômetros de pequena escala e estabelece sua precisão máxima alcançável.

Nanotermômetros

A descoberta - a descrição matemática das flutuações geradas pela superposição quântica - parece deixar as coisas mais confusas, mas o conhecimento dessa relação de incerteza adicional será útil para que os engenheiros projetem termômetros em nanoescala que levem em conta os efeitos da mecânica quântica, mantendo a precisão dos experimentos.

"Esta descoberta é um passo importante para estender os conceitos e leis da termodinâmica para a nanoescala, onde nossas suposições macroscópicas se esfacelam," disse Janet Anders.

Bibliografia:

Energy-temperature uncertainty relation in quantum thermodynamics
Harry J. D. Miller, Janet Anders
Nature Communications
Vol.: 9, Article number: 2203
DOI: 10.1038/s41467-018-04536-7

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/