Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos encontram fábrica de queijo de 7,2 mil anos


CERÂMICA RHYTA EM QUE FORAM ENCONTRADOS VESTÍGIOS DE QUEIJO (FOTO: SIBENIK CITY MUSEUM)

Achado na costa da Dalmácia, na Croácia, os registros arqueológicos antecipam em pelo menos 4 mil anos a história da fabricação do queijo

Arqueólogos anunciaram no mês de outubro a descoberta do queijo mais antigo do mundo em Sacará, sítio arqueológico do Egito. O alimento estava em um depósito de potes de barro quebrados, dentro do túmulo de Ptahmes, que governou a cidade de Mênfis. Acredita-se que a tumba tenha sido construída no século 13 a.C., o que faz com que ela e o queijo tenham cerca de 3,3 mil anos.

Agora, no entanto, graças à um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Croácia, a história do queijo foi novamente reescrita. Eles analisaram fragmentos de cerâmica escavados de dois locais do período neolítico na costa da Dalmácia, na Croácia, para obter indicações dos itens alimentares daquela época.

Eles encontraram resíduos de queijo datados de 7,2 mil anos. O achado reseta a linha do tempo da agricultura na região, com produtos lácteos fermentados sendo feitos apenas cinco séculos depois que o leite foi armazenado pela primeira vez.

Dados arqueológicos mostram que as pessoas têm cultivado e criado gado na região há cerca de 8 mil anos. A chave para entender as mudanças culturais durante esse tempo são os pedaços de cerâmica que eles deixaram para trás.

A cerâmica encontrada foi identificada como sendo do tipo Rhyta, pequenos potes que têm formato humano ou de animais. Assim, as peças não só retêm vestígios de materiais com os quais entraram em contato, como sua estrutura pode dizer muito sobre as influências da estética cultural da época.

Os pesquisadores já sabiam havia sido encontrados desses potes com assinaturas químicas indicando que eles eram usados ​​para conter leite, sugerindo que os laticínios faziam parte da dieta neolítica desde seu estabelecimento.

Armazená-lo em cerâmica pode ter sido um passo importante para ajudar a superar tempos difíceis em que a comida era escassa. A análise dos isótopos de carbono na superfície interna de fragmentos de cerâmica não lavados indicou que muitos foram usados ​​para armazenar não apenas produtos lácteos, mas também laticínios de uma variedade mais fermentada, como queijo e iogurte.

Fragmentos de cerâmica encontrados continham padrões de furos, indicando uma função potencial como um filtro para o processo de fabricação do queijo. Três das quatro peneiras analisadas pela equipe mostraram evidências de serem usadas para essa finalidade.

"A produção de queijo é importante o suficiente para que as pessoas criem novos tipos de utensílios de cozinha", escreveu Sarah McClure, da Universidade Estadual da Pensilvânia.

A datação por radiocarbono de sementes e ossos nos arredores indicou que essas peneiras e fragmentos de cerâmica tinham cerca de 7,2 mil anos de idade, colocando-os entre os mais antigos exemplos confirmados de recipientes de queijo no mundo.

"Esta é a mais antiga evidência documentada de resíduos lipídicos para laticínios fermentados na região do Mediterrâneo, e entre os mais antigos documentados em qualquer lugar até hoje", escrevem os pesquisadores em seu relatório.

A fabricação de queijos representa um avanço significativo no avanço da cultura humana. Ajudou nossos ancestrais a rumar para novas terras, assumindo maiores riscos ao transportar alimentos preservados. Transformar leite em queijo também ajudou a diminuir sua lactose o suficiente para os adultos comerem, fornecendo uma fonte nutritiva de alimento para o fazendeiro neolítico.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s